construção de acordes

    Autor Mensagem
    marcosrangell
    Veterano
    # jul/03


    Oi galera, eu estou com alguns problemas quando vou construir alguns acordes como EX:Dm5-/7;D(add9/#5)
    se alguem poder me explicar melhor eu agradeço!!!!
    Marcos Rangell...

    CIERAIS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    vc quer saber o q ?
    como faz ou como monta?

    Crono
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Dm5-/7
    1 3 5- 7
    D F# G C
    fica assim:
    eadgbe
    (xx0111)

    D (add9/ #5)

    1 3 5# 9
    D F# A# E

    aí é mais complicado, se vc mantesse o baixo em D, ficaria assim:
    (xx0352)
    ou com o baixo em F#, outra forma simples seria:
    (xx4330)

    vc ve como fica melhor na musica.

    marcosrangell
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    entao e so adicianar a (9) e (#5) alem do 1 e 3 grau naum é. mas pq o (#5) vem primeiro do que o add9. Mais uma coisa pq o baixo no (F#) se a nota e em (D).

    e se fosse 5b seria (Gb)?

    Crono
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    o #5 indica aumentar meio tom na quinta maior, por isso ao invés de A, é A#
    Se fosse 5b seria diminuir meio tom na quinta maior, aí ficaria G#.
    Mais uma coisa pq o baixo no (F#) se a nota e em (D).
    Isso pode acontecer pq F# é a terça maior do D. isso se chama inversão...

    marcosrangell
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    entao seria a mesma coisa com (F), a inversão e (A) ou (A) que seria (C#) é isso ? o som do acorde soa melhor em qual dos dois (F#) ou (D)
    agora entendi melhor mas eu naum sei montar acordes diminuto por exemplo Cº ou Fº(b13) se vc poder me explicar eu agradeço...

    Crono
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    sim no caso do F, A é a terça maior por isso colocar o A no baixo tb seria inversão. O acorde seria representado assim : F/A . Significa o acorde F com a nota de baixo em A:
    eadgbe
    (x03211)
    Geralmente quando vc ver a barra no acorde, se tratando de letras significa mudar a nota de baixo, por exemplo o F/A, que é o F com baixo em A. Mas quando depois da barra vem um número, significa adição, por exemplo D7/9 significa D com a sétima menor e a nona maior.
    O exemplo do acorde A com baixo em C# (A/C#) q vc citou tb está certo.

    Nos acordes diminutos a formação é a seguinte, por exemplo em C, vc pega a tônica, a terça menor, a quinta menor, e a sexta maior. Portanto as notas seriam C, D#, F# e A

    Qto ao Fº(b13) está mto estranho, mas acredito q ao invés da sexta maior, usa-se a sexta menor, aí ficaria as notas F G# B e C# . Pq a 13ª é o mesmo q a 6ª.

    marcosrangell
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    entendi, naum e tao dificio naum...
    mas tem outras coisa de teoria que eu naum entendo muito bem. e o caso de "campo harmonico"...rpz eu naum entendir quase nada!!! Se vc pode ma da umas dicas eu agradeço!!!

    Crono
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    rpz naum manjo disso naum...outra pessoa pode te ajudar...se vc postar um novo topico a respeito disso.

    TatuBola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Campo harmonico é a "familia" de um deteminado tom, tipo o tom de Dó maior "C", é formado pelas notas C Dm Em F G Am Bº, pega ele como base e forma os outros, a formação é a mesma, a primeira nota ou melhor a tônica é maior, a supertônica é menor, a mediante é menor, a subdominante é maior, a dominante é maior, a superdominante é menor e a sensível é diminuta. Lembre-se que fica nos tons maiores, ou melhor, C D E F# G A B C#, essa é uma parte das familias que vc vai ter, depois tem os bemóis, escalas menores, menores hamonicas e menores melodicas, é facil, só é embaçado no começo.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Crono:
    Dm5-/7
    1 3 5- 7
    D F# G C


    O certo seria Ab no lugar do G
    A montagem correta fica sendo:

    D-F#-Ab-C
    1-3M-5b-7


    TatuBola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Mas no acorde de Dm o F não é sustenido, portanto não seria em vez de um D F# Ab C, um D F Ab C? Pq pelo que eu sei, D F# A = D, e D F A = Dm, não é isso?

    nukebass
    Veterano
    # jul/03 · Editado por: nukebass
    · votar


    TatuBola: Mas no acorde de Dm o F não é sustenido, portanto não seria em vez de um D F# Ab C, um D F Ab C? Pq pelo que eu sei, D F# A = D, e D F A = Dm, não é isso?

    Hehehe... fui me preocupar em corrigir a 5b e não vi que a 3m tbm estava errada!

    Fica sendo---» D-F-Ab-C
    Na verdade, a nomenclatura correta desse acorde é:
    Dm7(5b)---» Ré menor c/ sétima e quinta bemol
    Mais conhecido tbm por Meio Diminuto...

    TatuBola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Putz e não é que eu estudei bem harmonia, hahahaha, meu isso pira a cabeça de qualquer um, hahahaha.

    TatuBola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    O nukebass, quando esta separado por / não significa que esta no baixo?

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    TatuBola
    É isso mesmo... só que tá tão estranha essa notação que nem sei se ele quis dizer isso mesmo...
    ;-)

    sebber
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: sebber
    · votar


    Para não criar outro tópico usarei este.

    RESUMO

    Quais acordes soam bem antes e/ou depois deste?
    Qual é o nome deste acorde? D7/9-?

    e---------
    B----4----
    G----5----
    D----4----
    A----5----
    E---------


    Agora a descrição completa

    Já toco a uns 15 anos, mas só agora conheci esse shape acima, que para mim tem uma sonoridade bem sabma, jazz, um acorde de passagem bacana, independente da região do braço que é tocado.

    O que eu quero dizer com acorde de passagem é que ele meio que é uma resposta a outro, ou que prepara para o próximo. Não tenho estudo formal, então por isso não sei me expressar corretamente.

    Sei que música não tem regras ou limites, etc. e etc., porém deve ter alguns padrões, umas manhas, e eu queria saber quais são os acordes que "casam" bem antes e depois deste. Exemplo: não é um maior natural, pelo menos para mim não ficou legal.

    Então, são dicas nesse sentido que busco aqui. Obrigado. Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a construção de acordes