Autor |
Mensagem |
marcosrangell Veterano |
# jul/03
Oi galera, eu estou com alguns problemas quando vou construir alguns acordes como EX:Dm5-/7;D(add9/#5)
se alguem poder me explicar melhor eu agradeço!!!!
Marcos Rangell...
|
CIERAIS Veterano |
# jul/03
· votar
vc quer saber o q ?
como faz ou como monta?
|
Crono Veterano |
# jul/03
· votar
Dm5-/7
1 3 5- 7
D F# G C
fica assim:
eadgbe
(xx0111)
D (add9/ #5)
1 3 5# 9
D F# A# E
aí é mais complicado, se vc mantesse o baixo em D, ficaria assim:
(xx0352)
ou com o baixo em F#, outra forma simples seria:
(xx4330)
vc ve como fica melhor na musica.
|
marcosrangell Veterano |
# jul/03
· votar
entao e so adicianar a (9) e (#5) alem do 1 e 3 grau naum é. mas pq o (#5) vem primeiro do que o add9. Mais uma coisa pq o baixo no (F#) se a nota e em (D).
e se fosse 5b seria (Gb)?
|
Crono Veterano |
# jul/03
· votar
o #5 indica aumentar meio tom na quinta maior, por isso ao invés de A, é A#
Se fosse 5b seria diminuir meio tom na quinta maior, aí ficaria G#.
Mais uma coisa pq o baixo no (F#) se a nota e em (D).
Isso pode acontecer pq F# é a terça maior do D. isso se chama inversão...
|
marcosrangell Veterano |
# jul/03
· votar
entao seria a mesma coisa com (F), a inversão e (A) ou (A) que seria (C#) é isso ? o som do acorde soa melhor em qual dos dois (F#) ou (D)
agora entendi melhor mas eu naum sei montar acordes diminuto por exemplo Cº ou Fº(b13) se vc poder me explicar eu agradeço...
|
Crono Veterano |
# jul/03
· votar
sim no caso do F, A é a terça maior por isso colocar o A no baixo tb seria inversão. O acorde seria representado assim : F/A . Significa o acorde F com a nota de baixo em A:
eadgbe
(x03211)
Geralmente quando vc ver a barra no acorde, se tratando de letras significa mudar a nota de baixo, por exemplo o F/A, que é o F com baixo em A. Mas quando depois da barra vem um número, significa adição, por exemplo D7/9 significa D com a sétima menor e a nona maior.
O exemplo do acorde A com baixo em C# (A/C#) q vc citou tb está certo.
Nos acordes diminutos a formação é a seguinte, por exemplo em C, vc pega a tônica, a terça menor, a quinta menor, e a sexta maior. Portanto as notas seriam C, D#, F# e A
Qto ao Fº(b13) está mto estranho, mas acredito q ao invés da sexta maior, usa-se a sexta menor, aí ficaria as notas F G# B e C# . Pq a 13ª é o mesmo q a 6ª.
|
marcosrangell Veterano |
# jul/03
· votar
entendi, naum e tao dificio naum...
mas tem outras coisa de teoria que eu naum entendo muito bem. e o caso de "campo harmonico"...rpz eu naum entendir quase nada!!! Se vc pode ma da umas dicas eu agradeço!!!
|
Crono Veterano |
# jul/03
· votar
rpz naum manjo disso naum...outra pessoa pode te ajudar...se vc postar um novo topico a respeito disso.
|
TatuBola Veterano |
# jul/03
· votar
Campo harmonico é a "familia" de um deteminado tom, tipo o tom de Dó maior "C", é formado pelas notas C Dm Em F G Am Bº, pega ele como base e forma os outros, a formação é a mesma, a primeira nota ou melhor a tônica é maior, a supertônica é menor, a mediante é menor, a subdominante é maior, a dominante é maior, a superdominante é menor e a sensível é diminuta. Lembre-se que fica nos tons maiores, ou melhor, C D E F# G A B C#, essa é uma parte das familias que vc vai ter, depois tem os bemóis, escalas menores, menores hamonicas e menores melodicas, é facil, só é embaçado no começo.
|
nukebass Veterano |
# jul/03
· votar
Crono:
Dm5-/7
1 3 5- 7
D F# G C
O certo seria Ab no lugar do G
A montagem correta fica sendo:
D-F#-Ab-C
1-3M-5b-7
|
TatuBola Veterano |
# jul/03
· votar
Mas no acorde de Dm o F não é sustenido, portanto não seria em vez de um D F# Ab C, um D F Ab C? Pq pelo que eu sei, D F# A = D, e D F A = Dm, não é isso?
|
nukebass Veterano |
# jul/03 · Editado por: nukebass
· votar
TatuBola: Mas no acorde de Dm o F não é sustenido, portanto não seria em vez de um D F# Ab C, um D F Ab C? Pq pelo que eu sei, D F# A = D, e D F A = Dm, não é isso?
Hehehe... fui me preocupar em corrigir a 5b e não vi que a 3m tbm estava errada!
Fica sendo---» D-F-Ab-C
Na verdade, a nomenclatura correta desse acorde é:
Dm7(5b)---» Ré menor c/ sétima e quinta bemol
Mais conhecido tbm por Meio Diminuto...
|
TatuBola Veterano |
# jul/03
· votar
Putz e não é que eu estudei bem harmonia, hahahaha, meu isso pira a cabeça de qualquer um, hahahaha.
|
TatuBola Veterano |
# jul/03
· votar
O nukebass, quando esta separado por / não significa que esta no baixo?
|
nukebass Veterano |
# jul/03
· votar
TatuBola
É isso mesmo... só que tá tão estranha essa notação que nem sei se ele quis dizer isso mesmo...
;-)
|
sebber Veterano |
# jul/15 · Editado por: sebber
· votar
Para não criar outro tópico usarei este.
RESUMO
Quais acordes soam bem antes e/ou depois deste? Qual é o nome deste acorde? D7/9-?
e--------- B----4---- G----5---- D----4---- A----5---- E---------
Agora a descrição completa
Já toco a uns 15 anos, mas só agora conheci esse shape acima, que para mim tem uma sonoridade bem sabma, jazz, um acorde de passagem bacana, independente da região do braço que é tocado.
O que eu quero dizer com acorde de passagem é que ele meio que é uma resposta a outro, ou que prepara para o próximo. Não tenho estudo formal, então por isso não sei me expressar corretamente.
Sei que música não tem regras ou limites, etc. e etc., porém deve ter alguns padrões, umas manhas, e eu queria saber quais são os acordes que "casam" bem antes e depois deste. Exemplo: não é um maior natural, pelo menos para mim não ficou legal.
Então, são dicas nesse sentido que busco aqui. Obrigado. Valeu!
|