Pesquisa sobre afinação

    Autor Mensagem
    Eunice
    Veterano
    # ago/05


    Estou pesquisando sobre a afinação do violão e gostaria de saber quais as dificuldades que vocês encontraram para afinar este instrumento? Desde já, agradeço a participação e atenção de todos. Um abração!

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    put's eh mto treta....mtas dificuldades.......gira as tarraxas num eh pra qualquer um naum.......ta loko

    anonimo_83
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MyNameIsRevolution
    Meu vc é maldoso hein! hahahahha!

    A principal dificuldade para afinar o instrumento é quando o instrumento nao esta bem regulado ou é de baixa qualidade! Ai é foda, a afinaçao parece que nunca fica exata!

    Abraços

    nettoroses
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    pra mim é facil

    pester
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu também tinha dificuldade de afinar o violão, depois que afinava dava pra tocar tranquilamente (e olha que toco até bem), mas nunca achava que estava perfeito, ou ficava com um tom muito baixo ou muito alto. Resolvi meu problema depois que comprei um afinador digital, na época paguei por volta de R$60,00. É excelente, nunca mais largo. Afinar violão agora é extremamente rápido e fácil. Possui mais ou menos o tamanho de um maço de cigarros e como tenho uma "Case" com bolsos, da pra levar o afinador e o violão pra qualquer lugar que vou.

    CaimDark
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    put's eh mto treta....mtas dificuldades.......gira as tarraxas num eh pra qualquer um naum.......ta loko

    Sem comentários... o cara não quer ajudar e ainda sacaneia, é mole????

    Eu acho muito difícil afinar de ouvido, acho que meu ouvido é horroroso, mas também não tenho muita experiência. Isso varia de pessoa pra pessoa, tem gente que já começa com um ouvido apurado que nem um afinador digital, tem gente que não diferencia um lá de um sol 3 oitavas acima... mas com treino e experiência todo mundo melhora. Até lá, me resolvo com afinadores eletrônicos. Em casa uso o PC mesmo com o APGuitar, e tb tenho um portátil da Seiko. Os 2 são excelente, a afinação fica perfeita e é super rápido.

    Eunice
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    CaimDark e Pester optaram pelo afinador eletrônico, é uma saída. Eu gostaria de saber mesmo é: quais as dificuldades em se aprender a afinar o violão? Balbino Júnior citou a baixa qualidade do instrumento, mas existiu algum problema perceptivo em vocês?

    Fernando Faria
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    desconsiderando os afinadores eletrônicos, como "aprenderam" a afinar?

    CaimDark
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    existiu algum problema perceptivo em vocês?

    Se você se refere a não saber o procedimento para afinar, de forma nenhuma. Acho que ninguém teve, porque é uma coisa primária. Agora quanto a dificuldade de reconhecer a nota de ouvido... eis o problema! Ainda acho muito difícil afinar de ouvido ou tirar uma música só de ouvido justamente por ter dificuldade em perceber quando a nota está "no ponto".


    desconsiderando os afinadores eletrônicos, como "aprenderam" a afinar?

    Eu aprendi a afinação universal, a partir do mizão e afinando corda por corda por semelhança logo quando peguei no violão com um amigo mesmo. Agora daí a acertar a afinação, eis o problema...

    DeFaCe_
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Coloco alguma música pra ouvir uma nota como ponto de referência, e afino apartir desta nota... Dá pra usar o telefone tb, se não me engano a nota dele é o lá...

    CaimDark
    Ainda acho muito difícil afinar de ouvido ou tirar uma música só de ouvido

    Eu até consigo saber alguns intervalos q tem na música, mas exatamente qual é o acorde, aí já é outra história.

    Autumn Wishes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    uso o guitar pro pra pegar a mizão, e vou afinando as outras

    Eunice
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Vocês tiveram algum ensino de afinação? Se sim, como foi?

    Obs.:A nota que o telefone emite, é sol #.

    Autumn Wishes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Obs.:A nota que o telefone emite, é sol #.


    já ouvi dizer que era la, mas sol#,é a primeira vez

    CaimDark
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Aquele barulhinho do telefone tem uma frequência de 440 hertz, que equivale a frequência da nota Lá.

    Prático
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Vocês tiveram algum ensino de afinação? Se sim, como foi?

    Eu tinha uns 8 anos e eu solava o carinhoso no cavaquinho enquanto um tio meu me acompanhava ao violão. Aí ele falava, "Esse Si tá muito baixo, aumenta, o Ré não tá legal ainda...!", na ânsia de tocar a música eu saía afinando, foi assim que aprendi a afinar.
    Duas coisas foram fundamentais - Meu tio só dava as dicas, eu é quem tinha que afinar, e o instrumento acústico que permite a boa audição das notas.
    Isso facilitou muito, pois quando retomei a guitarra aos 14 anos, não tinha problemas com afinação, só usava afinador eletrõnico no palco. Hoje geralmente afino meu violão sem ouvir nenhuma referência externa, o Lá (A) tá na cabeça.

    Rato
    Veterano
    # ago/05
    · votar



    Eu tinha uns 8 anos e eu solava o carinhoso no cavaquinho

    fodão hein!

    arruma um afinador e faz o seguinte. Afina e tenta gravar os sons. Aí tu desafina e vai tentando chegar ao som parecido. Pega o afinador e veja se o som que tu chegou ficou muito longe da afinação correta. Faça isso todos os dias que uma hora tu acerta ... aí já era!

    Prático
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Fodão porquê? Eu ganhei um cavaquinho aos 7 anos e tive a felicidade de ter um tio que tem um ouvido musical absurdo e era meu professor, aliás, até hoje é.
    Hoje existem os afinadores eletrônicos que substituem essa interação mais intuitiva, para eu tocar eu tinha que saber afinar, não tinha apoio entendeu?
    Nada de fodão ... sou um merda!

    Demolisher
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Quando eu comecei a tocar violão, não existiam essas facilidades de afinador eletrônico, assim, eu usava um diapasão que ganhei do meu avô, em lá maior, e depois no bom e velho método comparativo, ia afinando as demais cordas do violão.
    Acho que todo mundo que começa a tocar, deveria utilizar esse sistema, porque ele educa os ouvidos.
    Quanto aos diapasões, existiam dois tipos na época, um tipo garfo, que emitia uma vibração no tom correto, e um de sopro. Ainda tenho o meu bem guardado.

    Rato
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Nada de fodão ... sou um merda!

    bah!
    calma guras

    Prático
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Rato

    bah tchê! não esquenta! mozar já compunha com 5 anos. Eu só tocava uns dois ou três chorinhos aos 8.... sou um meleca mesmo! O duro é que hoje se começa a tocar com Nirvana, fazendo só PowerCord, aí não dá.

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu acho muito difícil afinar de ouvido, acho que meu ouvido é horroroso, mas também não tenho muita experiência.
    NO começoi, tb e não conseguia. Agora, até que numa emergência, dá pro gasto...

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Depois, eu faço ma introdução de Faroeste Caboclo, pra ver se tá no ponto...

    piculo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu tenho q pegar o "A". Depois de afinar muitas vezes gravei o som. Blz, a partir dele afino o resto por harmônicos que é muito fácil de perceber a afinação. Pronto tah afinado.
    no início era foda pq eu naum percebia o "A" mas depois q memorizei o som ficou fácil.

    Por harmonicos é MUITO fácil de afinar o violao.

    Eunice
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Geralmente, em muitos métodos a afinação é abordada apresentando-se a relação de semelhanças de alturas entre pares de cordas, por exemplo, a 6a corda pressionada no 5º traste emite o mesmo som da 5a corda solta, a 5a corda pressionada do 5º traste emite o mesmo som da 4a corda solta e assim por diante. Para vocês, estas informações é o suficiente para um aluno iniciante no violão?

    Alysson Marquezelli
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eunice

    Aposto que todos daqui afinaram seus violoes peloa primeira vez assim ...
    e creio que até hoje vários deles ainda nem saibam afinar realmente um violão ... =)~

    quem disse que o som do telefone é um G#? fala sério meu....

    Eunice
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    .quem disse que o som do telefone é um G#? fala sério meu....

    Não é um lá e nem um sol # exato, está no meio dos dois, na verdade, é quase um lá, falta muito pouco. É só pegar um bom afinador eletrônico, regulá-lo em 440 hz e você verá.
    Aposto que todos daqui afinaram seus violoes peloa primeira vez assim ...
    e creio que até hoje vários deles ainda nem saibam afinar


    Não responda pelos outros, como você saber!

    Rafael neto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    nossa o primeiro post ali foi maldoso ....af maldoso é apelido o cara foi um puta de um zé ruela...mas blz post se é pra ajudar se é pra se axar o fodao nem posta!!! abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa sobre afinação