Desenhos de escalas

    Autor Mensagem
    filipebos
    Veterano
    # jun/05


    Pessoal, alguem me ajuda com desenhos de escalas, eu peguei aquele livro Acordes Arpejos e escalas do Nelson Faria pra estudar, mas nos desenhos que ele passa eu nao consigo entender.

    Por exemplo, em escala maior ele coloca 5 desenhos com suas notas e tonicas, mas eu posso usar cada um desenho em qualquer lugar do braço da guitarra?

    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    filipebos

    Esses 5 desenhos deve se tratar do CAGED, onde você tem cinco tônicas pra uma mesma escala/acorde. Acho que ele está se referindo a escala pentatônica (escala de 5 notas)

    filipebos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Na verdade, cada desenho possui varias notas e algumas em branco que designam as tonicas da escala, so que ele nao faz referencia a que escala se trata. A minha duvida é se eu posso pegar essas tonicas e aplicar em qualquer lugar do braço da guitarra e seguir o desenho.

    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    filipebos

    Ah sim, é um desenho que a medida em que você move ele pelo braço, muda o tom. É também o que o pessoal chama de shappe.

    Você pega um desenho e aplica sobre um determinado acorde. Sobe o acorde em dois trastes e sobe o desenho também em dois trastes. Fazendo isso você está se utilizando de formas, desenhos, ou como disse antes, shappes.

    É bom decorar os desenhos, mas o mais importante é saber o que cada nota provoca no acorde, que intervalo é em relação ao acorde. Sabendo isso, você poderá escolher as notas com mais critério, de acordo com o que você quer e não o que o "desenho quer".

    filipebos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Obrigado mesmo, eu estou decorando os desenhos mais estou treinando tambem o ouvido em relação as diferenças entre os graus da escala.


    Isso ajuda alguma coisa?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    filipebos

    Se tiver como gravar o som do acorde, ou utilizar um programa pra fazer isso (guitar-pro, band in a box, etc), você poderá executar a escala sobre o acorde. Nota por nota... em semi-breves (duração de 4 tempos), depois em mínimas (2 tempos), depois em semínimas (1 tempo), e aí vai dobrando as figuras (não a velocidade, o ideal a princípio é lento).

    Isso ajuda alguma coisa?

    Só o fato de estar estudando já adianta muito!

    filipebos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Boa dica essa, assim eu ja posso ir aplicando o que estou estudando. Uma coisa muito chata que eu acho em treinar todas essas escalas e triades etc é nao saber onde usar isso tudo. Mas se eu gravar uns acordes acho que ja da pra ir aplicando um pouco disto.

    Valeu

    filipebos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Cara, vc acha q vale a pena investir no estudo destas escalas tipo Maiores e menores?

    Eu estou estudando isso aqui, os graus os sons e tal mais eu nao sei se isto é muito usado entao nao sei se vale a pena estudar a fundo ou se é bom so saber a formação delas.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    filipebos

    Sim, vale a pena.

    A escala maior natural e a menor natural servirão de referência pra estudar outros modos. Em muitos caso é apenas um grau da escala (uma nota) que muda e você não precisa se matar de estudar desenhos e nem ficar tão preso a eles.

    Se você analisar em tons as duas escalas: maior e menor, terá:

    Maior:

    T - T - S - T - T - T - S


    Menor:

    T - S - T - T - S - T - T

    Isso apenas enxergando o que é Tom (T) e o que é Semiton (S).

    Se você analisar os intervalos em relação a tônica (1a nota), terá as tensões da escala:

    Maior:

    T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M


    Menor:

    T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7


    Isso será a sua referência ao estudar outros modos.

    Veja que se eu comparar uma escala do modo maior natural com o modo mixolídio, só vai mudar uma nota:

    Maior:

    T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M


    Mixolídio:

    T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7


    Observe que só mudou uma nota: de 7M (7a maior) pra 7 (7a menor)

    Se eu souber onde está isso nos meus "shappes" de escala maior, vou apenas subsituir a nota que mudou.

    Nos acordes isso pode ser aplicado a primeira vista.

    Um acorde C7M e um C7

    Um está apoiado numa escala e outro em outra.

    A mesma coisa ocorre com a escala menor. Onde a menor padrão (natural) serve de referência pra outras escalas menores, onde muda uma nota. Existem casos em que mudam mais números de notas, mas pra iniciar o estudo de escalas este já é bem suficiente.

    Estude bem intervalos antes de sair pegando escalas. Sem conhecer os intervalos é perder tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desenhos de escalas