Como descobrir a escala?

    Autor Mensagem
    Macaco_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05


    Eu conheço todas as digitações de escalas pentatônicas, maiores, menores, com tres dedos por corda, com dois dedos, escalas harmonicas, melódicas, modos gregos, troianos, chineses, koreanos, russos hehehe, enfim, não me faltam meios. Mas na hora que eu tento tirar uma música, ou um solo, sempre tem algumas notas que eu não consigo descobrir o que é. E acho que se eu soubesse descobrir a escala e o tom da música eu conseguiria ir nota por nota da escala até eu descobrir. Alguém pode me ajudar a decobrir a escala e tom de uma música?

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pelo que eu entendi vc quer saber as notas naturais do braço?, pra vc descobrir a escala usada em algum solo vc tem que saber os intervalos, a característica das notas usadas.

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É meio foda de saber qual é a medeira da escala, geralmente se for clara e Maple, se for marrom é Rosewood e se for preta é Ébano. Serio bom vc ver com o fabricante. Vlw

    DiogoSnake
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    amagad hueheuheuheuh olha oq escreveram aqui em cima

    flaviosouza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    essa foi foda huaHUAhuahuHUAuhaUHauhAUHHAuhuAHUAuhAUHauhAHUHUAhuAHUauhAHUauhAHUhauhu aHUAhuaHUa

    HdP2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Recomendoi vc tb ir no seu Luthier.

    out the tiles
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: out the tiles
    · votar


    d

    out the tiles
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: out the tiles
    · votar


    d

    Un Perro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eh, pq que tem uns fdp que ouve a p.. da musica e ja diz que tom ela ta?? eh ouvido mermo? uhaehhueahuaeae

    como que faz pra saber o tom de uma musica??

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pra descobrir o tom vc tem que saber quais foram as notas utilizadas na música, existem músicas que só usam "notas naturais( sem acidentes)", então estas músicas estariam no famigerado tom C maior ou A menor.Genericamente a maioria das músicas em tonalidade maior tem uma sonoridade mais "Alegre" ao contrário das menores que tem um som mais "triste".Teoricamente a melhor forma seria analisar pela "função harmonica " dos graus da escala,mas isto é bem estudado em harmonia.

    algo
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: algo
    · votar


    Ex: Qual a tonalidade de uma música que se resume às seguintes notas: F# A C E G B D?

    Uma dica: Analise pelo ciclo de 5as, coloque as notas com seus semitons em ordem, que fica facim facim...

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Será q tá tão cruel assim?

    HyperViruz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    puta q pariu preciso faze aula...

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Última chance...
    Será q alguém responde?

    ledshred
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Seu problema é:"Mais informação do que sensibilidade". Meu conselho é o seguinte:Tire toda a harmonia(acordes) do solo que vc for tirar e,na hora de tirar o solo analise o acorde do momento exato da parte do solo que vc for tirar e,baseado na tonalidade da música e no acorde da hora, tire parte por parte do solo respeitando a harmonia e o tom.E quando vc sacar alguma nota meio diferente no solo(aí entra a sensibilidade)fique repetindo só aquela parte no seu Cd Player e tente encontrar testando todas as doze notas. Busque estudar corretamente.Conheço pessoas que só sacam as escalas maiores e uma única escala menor que tira solos de guitarra com maestria.

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Então vai a resposta...
    Qual a tonalidade de uma música que se resume às seguintes notas: F# A C E G B D

    1. Colocamos as notas em ordem G A B C D E F# G ( já era...)
    2. Pelo ciclo de quintas, qual a escala que tem um # na sua formação.

    Resposta: G maior ou E menor.
    Pronto só isso!

    Macaco_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    isso é facil, mi menor
    mas eu já conhecia

    iron maiden tem muito essa escala
    o que me leva à minha primeira pergunta
    pois quando eu vou tirar um solo do iron maiden eu já falo, opa, vou ver se tá em mí menor
    e normalmente tá
    mas como eu faço pra saber o tom de uma música que eu nunca ouvi antes?
    sei lá, por exemplo se eu quiser improvisar na base do cara
    alguns bluezeiros têm uma tecnica de tocar o mesmo intervalo meio tom acima, depois sobe mais meio tom, e mais meio tom, até descobrir o tom da musica que tá tocando (pelo intervalo que da pra saber pelo ouvido que encaixa)

    mas eu não faço aula nem nada e tava querendo saber alguma maneira para treinar essa merda, porque me faz muita falta e eu não consigo aprender

    Macaco_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    que merda você deu a resposta na hora que eu tava escrevendo, tirou a minha moral

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Macaco_Guitarrista
    Mah faz dessa: Quando tiver rolando a musica e vc quiser saber a "tonalidade pelos intervalos", tu toca a escala em uma única corda,blz...

    Quando vc notar que encontrou a "ordem certa na corda"(encaixou o som...) tu olha as notas que tu tocou e depois coloca em ordem.
    Ex:

    e--1--3---5-6--8--10--12-13-------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Notas Tocadas: F G A Bb C D E F

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Qual o Tom?

    Macaco_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Macaco_Guitarrista
    · votar


    credo isso existe? só tem um intervalo de meio tom...
    dó com sétima menor?
    mas presumo que não
    ah nao, ja sei, espera

    Macaco_Guitarrista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ré menor

    algo
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: algo
    · votar


    Ré menor

    sim ou Fá maior

    algo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Macaco_Guitarrista
    Pronto mah só isso

    Unfeelingness
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu conheço todas as digitações de escalas pentatônicas, maiores, menores, com tres dedos por corda, com dois dedos, escalas harmonicas, melódicas, modos gregos, troianos, chineses, koreanos, russos hehehe, enfim, não me faltam meios. Mas na hora que eu tento tirar uma música, ou um solo, sempre tem algumas notas que eu não consigo descobrir o que é. E acho que se eu soubesse descobrir a escala e o tom da música eu conseguiria ir nota por nota da escala até eu descobrir. Alguém pode me ajudar a decobrir a escala e tom de uma música?

    Meu filho! se vc sabe tudo isso que vc disse saber acima, como pode vc perguntar se "alguém pode te ajudar a descobrir a escala e o tom de uma música"???

    O que acontece é o seguinte: vc tem que transportar a "tiragem" do solo para a digitação que vc acha mais fácil.

    Por falar em padrão de digitação, eu recomendo o padrão de 3 NOTAS POR CORDA, pois, vc sola mais rápido assim. Vc vai sentir o efeito quando usar o Two Hands nas pentatônicas!!!!

    Abraços,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como descobrir a escala?