tecnicas, escalas e progressoes usadas no Blues

    Autor Mensagem
    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05


    Dei uma procurada no assunto aqui, e nao achei nenhum topico que falasse especificamente sobre isso.
    Intao por favor se voces pudessem postar as principais tecnicas progressoes e escalas usadas no blues. Eu acho que esse e' um assunto que interessa muita gente e vai ser bom reunir o material que nos temos.
    Se der pra linkar sites sobre isso tambem, vlw.
    Blues, como eu ja ouvi falar, nao e' muito dificil, mas envolve muito sentimento na hora de tocar, criatividade e originalidade as vezes.
    Nao e' complicado, mas e' dificil de tocar bem. Nao sei como explicar, mas ta ai, abracao e vlws!

    angus junior
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    usa pentatonica menor e penta blues...
    e licks classicos
    modo dorico fiko mto legal tb

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    angus junior

    Depende...Você já viu os Blues que o Yngwie Malmsteen, Eddie Van Halen e o Steve Vai fizeram...eu naum acho que eles utilizam pentatônica...Stevie Ray Vaughan também fugia desta "regra" do blues.

    angus junior
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Murillo Wendel
    aff
    esses caras n tocam blues
    Blues eh pentatonica menor
    n tem jeito
    q maneh malmsteen o k7
    stevue ray soh usa penta

    Eric Clapton
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    angus junior

    Eu sei cara...relaxa...só to zuando....

    angus junior
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Murillo Wendel
    :)

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Como que rola uma progressao de acordes bem usada no blues?
    Da pra voces me explicarem o como e' por favor!?

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    escala realmente e' a penta menor, quase sempre.
    Tecnicas que sao mais usadas sao vibrato e bend, slide tambem. e e' isso ai que eu sei sobre blues...

    ledshred
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Cara,tenho um livro americano sobre técnica completa de blues chamado the real book of blues no acrobat reader com 303 páginas,mas não sei como botar p/ download.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Aussie bloke

    A progressão de blues mais conhecida é a de 12 compassos, onde:


    ||: I7 | % | % | % | IV7 | % | I7 | I7 |

    | V7 | IV7 | I7 | V7 :||


    speedking
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Entaum...
    Tem também os lances de Penta m6 que é originada do modo Dórico, Sem falar do próprio Modo dórico... Isso dá pra vc "fugir" um pouquinho da penta menor ou penta menor blues.

    Bons exemplos de Gitarristas que usam (segundo li por ai) é BB King e Eric Clapton.

    Agora harmonia.. ai eu prefiro não opinar mto... depois que vi SRV tocando Violão... cara... eu não existo...
    Mas um dia chegamos lá.. ou quase,
    Se Deus quiser.

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    led shred
    Se der pra voce me mandar o livro por e-mail, sera que chega, ou o arquivo e' muito pesado?
    Se der manda pro vaicag@hotmail.com
    VLWS Leandro e speedking

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aussie bloke
    Ué, não era tu o cara que disse que o negócio era não pensar em escalas e talz?

    speedking
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aussie bloke
    Véio, tenta por este arquivo em um local publico... ai todo mundo pode baixar...
    Tem esse tal de yousenit não sei o quê... a galera ai deve saber usar.
    Eu tbem to interessado....
    Valeu!!

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ai mocada, ninguem tem uns sites que falam sobre blues nao??
    eu quero o basico mesmo...

    E como e' aquele esquema, que quando a base e' em Am rola de solar em outra penta menor, acho que e' Dm, ????????

    Curly
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aussie bloke

    o blues é muito mas muito mais do q pentas... olha esse site q tem mta coisa:

    http://www.swingblues.com/swing.htm

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Curly

    Nao e' muito mais do que pentas nao, e' basicamenta penta menor velho! Voce pode tentar fujir, mas os blues de BB King, Muddy Watters, Buddy guy, e mais uma galera de blueseros que criaram a base do blues atual mandam quase tudo em penta menor...
    Mas valeu pelo site anyway!

    Curly
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aussie bloke

    vc pode fazer um ótimo blues só com pentas, nada contra, mas isso ñ quer dizer q vc tenha q ficar restrito... escute esse pequeno solo q eu mandei pra uma blues band aqui do forum. apesar de estarmeio mal gravado ele soa bem blues mas usa uma série de outras escalas maiores e menores, cromatismos, riffs de piano, doubles stops, oitavas, etc...

    http://s12.yousendit.com/d.aspx?id=2CCOXNXHA5X1N22S0W8S9X27LO

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Curly

    o blues é muito mas muito mais do q pentas...

    Pode crer!

    Basta ouvir um Robben Ford pra saber que o blues pode ser sofisticado e soar simples, com as mais variadas escalas.

    Curly
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci

    A harmonia do Robben Ford é fantástica, o cara é essencialmente um guitarrista ritmo (o q é altamente positivo na minha opinião), mesmo solando acho que ele pensa em acordes...

    Aussie bloke
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Porra, legal o site!!

    Legal seu solinho! Nao to falando que e' uma regra nao. Em arte, cada um faz do seu jeito, e musica e' arte! Fica legal mandar um blues sem ser em penta, soa diferente. Mas uma penta menor tambem cai bem....

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    posso afirmar com certeza de q blues nao é só penta... pelo simples fato de q todo o bluseiro usa cromatismo

    guitarhero2k3
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ai curly belissimo solo

    Leandro Meneses
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O lance de jogar outras pentatônicas é uma boa,pq ficar debulhando a penta da escala da música é manjado.....

    Ex: Música em Am

    Posso usar as pentas de Am, Dm e Em (Vai depender da harmonia também!!!!)

    Aussie bloke
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Desculpa continuar nessas mesmas coisas do blues, mas e' que todo mundo fala dessa tal blues de 12 barras, e eu ja vi essa progressao varias vezes, mas nao sei como vai.. Se alguem ai tiver a boa vontade de gravar um blueszinho simples de 12 barras, obrigado!
    Abco

    TucanoTuca
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Caras vi muita coisa sobre blues, pois tenho uma banda que toca basicamente este tipo de som, enquanto estudava não achava muita informacao a respeito.
    Uma coisa que eu aprendi com meu professor e que me ajudou muito a sair da mesmisse é tocar a penta por acorde, ao invés de pensar: O blues é em A vou fzer a escala de A eu faço o seguinte... em um blues A7 ficaria assim...

    A7 Penta A, D7Penta D, E7 Penta E

    Com isto mesmo que não exista uma base rolando fica claro pra quem ouve a harmona da música... é preciso um pouco de paciencia para que este processo funcione.. mas acreditem é muito legal

    Pensem nos desenhos da escala vinculando-os a formacao do acorde

    Ex: Se faço um A7 usando como tonica a corda 6 (tipica pestana modelo de FA) eu uso a Penta 1, se faço o mesmo A7 na corda 5 (modelo de C7) eu solo utilizando o padrao Penta 3 e assim por diante

    Quanto as progressoes harmonicas, cara, ouça Sweet Home Chicago, é um blues em D, voce vai entender a progrecao é um exemplo fast change.

    D7 G7 D7 A7 G7

    Abraco

    www.acidoseindigestos.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tecnicas, escalas e progressoes usadas no Blues