escala maior e modos

    Autor Mensagem
    monk
    Veterano
    # mai/05


    seguinte, eu montei a escala maior de C (T T S T T T S) por todo o braço, fiz os 7 shapes aqui.

    esses são os shapes dos modos, correto? sendo dorico qdo comeca em D, frigio qdo começa em E, etc?

    então qdo estiver usando a escala maior de C sobre uma progressao em C eu estou usando os modos?

    Jason
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    usa a busca, tem N tópicos desse tipo

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tenha modos garoto

    Jason
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    heuaeeheuaheaeh

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    monk

    Não apenas artindo da nota dó, mas dando atenção as notas que formam a tríade do acorde você já está usando os modos. Enxergar os 7 modos apenas como uma escala que começa por uma outra nota não é o ideal. É bom observar o que acontece com as notas em relação a sua tônica.

    Vejamos o modo que começa pela 3a nota da escala de dó, o modo frígio:

    E - F - G - A - B - C - D - E

    Perceba que este modo começa loga de cara com um semitom, o que gera um intervalo de segunda menor (nona menor) em relação a sua tônica Mi.

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    LeandroPanucci

    e tipo, o E frigio por exemplo, só acontece naquela regiao do braço?

    pq se eu transpuser os mesmo intervalos pra outra regiao ele ja ganha outro shape, virando outro modo ne?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    monk

    Shappe (desenho) e modo não tem nada a ver.

    Toque apenas 3 notas e poderá caracterizar um modo.

    E - F - G

    que modo é esse?

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mas os shapes nao facilitam

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    monk

    Shapes é pra técnica, pra decorar. Modos gregos é outro assunto. Pense nos intervalos.

    Imagine que se a sua escala é assim:

    T, T, S, T, T, T, S

    E você toca esta escala partindo da segunda nota:

    T, S, T, T, T, S, T

    Já mudou toda a relação intervalar. É isso que você precisa observar nos modos gregos... o resto é desenho.

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sim cara, eu ja estudei a parte teorica, ja vi como eles sao formados, ja comparei as escalas D dorico/ maior de D, E frigio/ mair de E, etc

    mas agora queria saber a parte mais pratica, como aplicar etc

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar



    e----------------------------7-8-10--------------------
    B---------------------6-8-10---------------------------
    G---------------5-7-9----------------------------------
    D---------5-7-9----------------------------------------
    A---5-7-8----------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    Este é um shape de Ré menor dórico. Observe as notas que formam o acorde de Ré menor: D - F - A - C.


    Você pode aplicar diretamente este modo sobre um acorde Dm7 por exemplo.

    Agora, existem outro modos menores e, sabendo a tensão de cada um deles, você pode escolher sobre qual acorde você vai aplicar.

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ok, e se o tom muda, muda tudo né?

    por exemplo se o tom é D, fica E dorico, F frigio, G lidio, A mixolidio, etc?

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    a 4# das penta blues se encaixa melhor com quais modos?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    monk

    A #4 pode ser inserida no modo dórico, eólio, mixolídio, etc. Aliás, com execeção do modo lídio (que já possui a #4), a blue-note entra numa boa.

    ok, e se o tom muda, muda tudo né?

    Se o acorde muda, muda tudo. Observe que quando você toca uma música que tenha mais de um acorde, a partir do momento que você muda de acorde, o seu ouvido já acusa a diferença, e é isso que você deve observar nos modos também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a escala maior e modos