Autor |
Mensagem |
monk Veterano |
# mai/05
seguinte, eu montei a escala maior de C (T T S T T T S) por todo o braço, fiz os 7 shapes aqui.
esses são os shapes dos modos, correto? sendo dorico qdo comeca em D, frigio qdo começa em E, etc?
então qdo estiver usando a escala maior de C sobre uma progressao em C eu estou usando os modos?
|
Jason Veterano |
# mai/05
· votar
usa a busca, tem N tópicos desse tipo
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
tenha modos garoto
|
Jason Veterano |
# mai/05
· votar
heuaeeheuaheaeh
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
monk
Não apenas artindo da nota dó, mas dando atenção as notas que formam a tríade do acorde você já está usando os modos. Enxergar os 7 modos apenas como uma escala que começa por uma outra nota não é o ideal. É bom observar o que acontece com as notas em relação a sua tônica.
Vejamos o modo que começa pela 3a nota da escala de dó, o modo frígio:
E - F - G - A - B - C - D - E
Perceba que este modo começa loga de cara com um semitom, o que gera um intervalo de segunda menor (nona menor) em relação a sua tônica Mi.
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
LeandroPanucci
e tipo, o E frigio por exemplo, só acontece naquela regiao do braço?
pq se eu transpuser os mesmo intervalos pra outra regiao ele ja ganha outro shape, virando outro modo ne?
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
monk
Shappe (desenho) e modo não tem nada a ver.
Toque apenas 3 notas e poderá caracterizar um modo.
E - F - G
que modo é esse?
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
mas os shapes nao facilitam
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
monk
Shapes é pra técnica, pra decorar. Modos gregos é outro assunto. Pense nos intervalos.
Imagine que se a sua escala é assim:
T, T, S, T, T, T, S
E você toca esta escala partindo da segunda nota:
T, S, T, T, T, S, T
Já mudou toda a relação intervalar. É isso que você precisa observar nos modos gregos... o resto é desenho.
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
sim cara, eu ja estudei a parte teorica, ja vi como eles sao formados, ja comparei as escalas D dorico/ maior de D, E frigio/ mair de E, etc
mas agora queria saber a parte mais pratica, como aplicar etc
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
e----------------------------7-8-10--------------------
B---------------------6-8-10---------------------------
G---------------5-7-9----------------------------------
D---------5-7-9----------------------------------------
A---5-7-8----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Este é um shape de Ré menor dórico. Observe as notas que formam o acorde de Ré menor: D - F - A - C.
Você pode aplicar diretamente este modo sobre um acorde Dm7 por exemplo.
Agora, existem outro modos menores e, sabendo a tensão de cada um deles, você pode escolher sobre qual acorde você vai aplicar.
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
ok, e se o tom muda, muda tudo né?
por exemplo se o tom é D, fica E dorico, F frigio, G lidio, A mixolidio, etc?
|
monk Veterano |
# mai/05
· votar
a 4# das penta blues se encaixa melhor com quais modos?
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
monk
A #4 pode ser inserida no modo dórico, eólio, mixolídio, etc. Aliás, com execeção do modo lídio (que já possui a #4), a blue-note entra numa boa.
ok, e se o tom muda, muda tudo né?
Se o acorde muda, muda tudo. Observe que quando você toca uma música que tenha mais de um acorde, a partir do momento que você muda de acorde, o seu ouvido já acusa a diferença, e é isso que você deve observar nos modos também.
|