Autor |
Mensagem |
Capeta Veterano |
# jun/03 · Editado por: Moderador
q q significa isso???
q q é afinar em oitava, sei la c é assim q c fala
o q é oitava??
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar
E ai!
A oitava eh tipo a afinacao da corda em relacao à extensao do corpo da guitarra..vc sabe q tudo ali eh matematico..a distancia dos trastes, tamanho o braço...td calculao com muiiiiiita precisao. E as oitavas sao muito importantes..nao eh oitava no sentido de diferenca de um C para outro C mais agudo ou grave nao...a oitava faz com q os tons fiquem em seus devidos lugares....meio complicada essa explicacao neh? hehe
oitava tem q ta afinada para q cada traste q vc toque signifique meio tom em relacao ao anterior...
Para afinar ou ver se ta afinado:
O Harmonico natural da 12ª casa de casa corda tem q tar soando no mesmo tom da 12 casa pressionada.
Senao qnd vc tiver descendo na escala da guitarra, mesmo vc achando q a CORDA SOLTA esta afinada, qnd vc tiver lah na 17ª casa por exemplo, ira soa num tom diferente do q deveria, pois nao variou 17 semitons, pode ter variado mais ou entao menos.
e por exemplo, a casa 15 da A nao vai soar como a 10 da D. Mesmo as cordas soltas estando afinadas, pressionadas em alguns pontos nao estarao como deveria. Isso acontece muito com violao tb..mas ai geralmente eh braco empenado, etc
Isso eh muito importante.
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/03
· votar
Putz...esqueci do mais importante: como regular se vc perceber q ta desafinado...
sabe akeles "carrinhos" da ponte?Chamam Sadles. Entao, akilo lah q regula as oitavas..se vc quis colocar tudo retinho, bonitinho, talvez sua guita esteja com as oitavas desreguladas....eh normal que akeles "carrinhos" estejam desalinhados relacao ao outro. Bem, se vc tem q afinar a guitarra com a corda solta e fazer o teste do harmonico como na msg acima. Dai vc solta ou aperta o parafuso, dependendo da diferenca entre o harmonico e a 12ª casa pressionada...detalhe: Sempre q vc aperta ou solta o parafuso, a corda desafina...dai vc afina denovo, faz o teste, e vai regulano..eh meio chato mesmo..por isso a galera leva em luthier pra da uma "geral"
hehe
Flw
|
MadMan Veterano |
# jun/03
· votar
GuitarHouse
"nao eh oitava no sentido de diferenca de um C para outro C mais agudo ou grave nao..." Lógico que é!!!! O mi da 6 corda solta deve ser o mesmo da 6 corda na 12 casa, ou seja, UMA OITAVA ACIMA!
|
LeandroDF Veterano |
# jun/03
· votar
é... e a 6 corda na casa 12 tem q ser igual a 1 corda solta...
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/03
· votar
e ai!
acho q me expressei mal...
na verdade quis dizer q nao eh diretamente..vc na verdade ajuta a corda em relacao a escala, e à distancia ate a ponte....e a oitava ta no lugar eh consequencia
:)
|
MadMan Veterano |
# jun/03
· votar
GuitarHouse Siguinti: A 12 casa deve ser exatamente meio da corda, entre o head e a ponte, coisas de Física, sabe? eheheh
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar
eu sei...ja estudei muita fisica....e nao foi no colegio..hehe
:)
|