Plugs para instalar captadores

    Autor Mensagem
    maadc
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: maadc


    Eu não consigo aceitar que, em pleno ano 2005, o modo de instalar captadores seja através da solda.

    É possível adaptar um sistema de plugs pra instalar captadores? Eu imagino algo semelhante ao que a EMG fez nos captadores da linha HZ.

    Confiram o link:

    http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickups:_Guitar,_elec tric/1/EMG-HZ_H4_Dual-coil_Humbuckers/Pictures.html#details

    kbza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    até deve ter um meio pra ser feito, mas não acho que vale muito a pena, afinal vc não vai troca os captadores que nem troca de corda

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    maadc
    Essa idéia não é nova, nos anos 60 certas fábricas usaram esse esquema, mas não deu certo pois "...afinal vc não vai trocar os captadores que nem troca de corda..."
    Abç

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu acho muito boa a idéia pois, se esse sistema fosse o padrão, você poderia ir na loja com sua guitarra e testar os captadores que lhe interessam (como faz com pedais, por exemplol) sem ter que comprar só pelo que lê sobre o captador na internet ou no site dos fabricantes. Tá, eu sei que tem que fazer uns ajustes na guitarra e cordas e tal de acordo com o captador mas, seria ótimo pra ter uma base do som e comprar o captador preferido e então levar no luthier pra fazer os ajustes de acordo com esse captador.

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    No caso de cordas, o prejuízo é beeeeem pequeno se comprar uma corda ruim ou que não lhe agrade. Uns 18 ou 20 reais. Mas no caso de comprar um captador que não lhe agrade, perder 300 reais é foda.

    maadc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bertola:

    É possível adaptar um plug no potenciômetro no estilo daquele do link acima?

    Curly
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    maadc

    eu faço o seguinte: os escudos das minhas stratos são ligados através de plug, aí eu posso trocar o escudo inteiro sem precisar mexer com solda...

    maadc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu sabia que alguém já havia feito isso !!!

    Vc pode me dizer como fez isso, ou seja, que tipo de plug foi utilizado?

    Vc tem fotos de um desses teus escudos pra que eu possa ter noção de como é a conexão?

    Curly
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Curly
    · votar


    maadc

    olha é um conjunto plug/jack mono tipo p2 (acho) de boa qualidade, como os escudos (e a cavidade) são blindados com fita de alumínio e a fiação foi toda refeita para eliminar os loops de terra (veja http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shield3.php não preciso preocupar com a ligação do fio terra da alavanca, senão teria q usar outro tipo de conector (3 vias)... é muito prático pra fazer experiências com captadores ou simplesmente alterar rapidamente um setup. ñ tenho como postar uma foto agora mas mando depois...

    teuabreu
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu fiz o seguinte peguei um plug macho e femea, acho que e da parte eletrica de carro, ele vc trava a parte visivel do fio e depois trave a femea na parte do fio que liga o captador no potenciometro, faça isso com todos, ai quando quiser tirar o cap so tem que desplugar, eu comprei cada um a 0,20 centavos em loja de baterias automotivas, ele tem de varios tamanhos!!

    maadc
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vc tem fotos?

    maadc
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: maadc
    · votar


    Ressuscitei o tópico por um motivo justo:

    A Seymour Duncan lançou o produto denominado Liberator (parece da Organzações Tabajara !) que promete "aposentar" o uso de solda nos captadores.

    Eis o link:

    http://www.seymourduncan.com/liberator/

    guitar_kevin
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    maadc
    acabei de ver isso e achei bem interessante, o cara trocou o captador em 2 minutos.. DOIS MINUTOS!
    eu achei aqui o tal do Liberator pra vender, e na minha opinião nao tá caro...

    lugaque
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, tenho uma guitarra americana com escudo (semelhante ao modelo strato) que é ligado ao corpo através de Bornes. Inclusive, montei um outro escudo para ela com outros captadores com o mesmo sistema, então se tira as cordas e troco apenas o escudo.

    Curiosidade: no Surfing with The Alien, reza a lenda que, Satriani usava do mesmo artifício (troca de escudos) em uma de suas guitarras, isso ainda em 1987 !

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tomara que essa "moda" pegue, pois eu e o ferro de solda não falamos a mesma língua!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    lugaque

    Outra curiosidade:

    Os tons de ficção científica e o estilo fora desse mundo não são apenas resultado de inspiração e suor – algumas vezes um pouco de sorte e muito mau funcionamento de equipamentos eletrônicos também tem seu papel. Para o tom da guitarra solo da faixa título do álbum "Surfing with the Alien", Satriani usou um pedal e harmonizador. O primeiro funcionou perfeitamente, enquanto o último estava agonizando. Satriani disse à Guitar World, "O som que saiu dos auto-falantes nos impressionou tanto que nós gravamos a melodia e o solo em aproximadamente meia hora e ficamos, 'Uau, isso é música, cara!'" Então o harmonizador estragou e não pôde ser consertado. "Não pudemos fazer nada," disse ele. "Perdemos nosso tom. Quando finalmente conseguimos fazê-lo funcionar de novo, não conseguimos criar o efeito original. Simplesmente soava diferente. Então, ao invés de estragar uma performance com uma sonoridade maravilhosa que poderia ter algumas falhas, nós a deixamos".

    maadc
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    As novas Gibson já estão vindo com plugs para a conexão de captadores. Eu comprei um Gibson LP Alpine White, em janeiro/2011, em Orlando-FL, e ela veio com esse esses plugs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plugs para instalar captadores