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edhunterbr Veterano |
# mai/05
Sei que é um assunto batido, fiz a busca e tirei algumas dúvidas.
Agora, vou incluir um novo desafio para os analistas de plantão.
Sabendo que a música foi feita no tom de Mi, ela possui esses acordes:
Em, A repete (começo)
depois entram esses acordes: C7M, Bm7, F7M e G e volta para Em e A.
A música em questão é breathe do pink floyd, alguém sabe me dizer de onde saíram esses acordes? Tendo uma noção mínima de campo harmônico, dá pra entender como surgiu a composição? Se alguém puder analizar por partes eu agradeço! Se ela muda o tom no meio da música, se é um padrão, se tem a ver com modos.
Eu peguei um eskema de campo harmônico e naum bate:
I ii iii IV V vi viio
A música já começa menor... Alguém consegue me explicar isso?
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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Ixi, tão complicado assim?
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angus junior Veterano |
# mai/05 · Editado por: angus junior
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sairam da cabeça do gilmour
xD
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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isso eu sei, mas ninguém sabe analizar e me explicar isso?
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Bendsup Veterano |
# mai/05
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Não conheço a musica, os acordes usados são esses que vc sitou ou tem mais?
"...entram esses acordes: C7M, Bm7, F7M e G e volta para Em e A. "
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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São esses! Não tem mais...
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LeandroP Moderador |
# mai/05
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Bom, acabei de ouvir o som
Em e A
Em = dórico
A = mixolídio
ambos da escala de Ré maior
Os acordes C7M e F7M são do modo lídio
O G é jônio e o Bm7 é frígio
Pelo fato da música estar praticamente inteira sobre o Em e o A, então eu acho que a tonalidade não é Em-G como você disse, e sim Bm-D
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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Era de vc mesmo q eu tava esperando resposta Leandro, hehehe!
Como vc partiu pra achar os modos? Pensei que tinha que usar um único padrão pra música toda. Eu não entendo mto de modos, tenho uma levíssima noção, visto q td q aprendi foi aki no site do cifra, e não no fórum (só comecei a acessar aki de novo faz pouco tempo), Em é dórico em relação a ré maior e o A é mixolídio em relação a ré tb? Eu disse que a tonalidade era Mi, pq partindo da penta de mi dá pra solar em cima... Então ela começa em um tom e depois muda, qdo entra a outra parte? Agradeço muitíssimo a atenção!
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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Eu queria pesquisar a respeito disso, de pegar uma tonalidade e saber quais acordes poder usar em cima... Alguém pode me ajudar com palavras chaves pra eu fazer uma busca? Porque se essa música por exemplo, saiu de ré (o que eu menos esperava, como dá pra solar na penta de mi, achei q tom era mi), eu percebo que to viajando na maionese nesse assunto.
Queria começar a compor músicas sabendo o que to fazendo, se alguém mora em sampa e domina bem esse assunto, quiser dar umas aulas, po, entra em contato. Valew
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Alex Pires Veterano |
# mai/05
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Eu ja analisei diferente.
Como o A na música tem mó cara de A7. Vi que o Em e A são uma especie de vamp Dórico (É só ver a video aula do Gambale que tem um vamp semelhante a este só que é no tom de C).
Até ai é D. Mais a outra parte eu analizei como sendo E menor mesmo.
Ficou C7M como sendo o bIV7M, o Bm como sendo o Vm. Dai entra o F7M que é emprestimo modal do modo Frigio (bII7M), e depois o G que é bIII.
Mais é foda...vai ver o Gilmour saiu fazendo um monte de acordes e deu nisso e a gente aqui quebrando a cabeça para analizar hehehe.
Resumindo: A música é em Em e tem um vamp em E dórico, e um emprestimo modal do modo Frígio.
Eu acho. hehehe
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LeandroP Moderador |
# mai/05
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edhunterbr
Por cadências harmônicas. Não adianta esperar por uma mesma tonalidade a música toda, se na parte que entra o C7M - Bm7 - F7M - G você percebe que a música mudou de repente, não é?!
Então você separa onde rola esta diferênça e começa a analisar cada acorde. Por sorte eu estava com o violão a mão e deu pra identificar o que ele usa sobre cada acorde.
A parte Em - A que se repete durante a música ele está fazendo uma cadência interrompida, que seria o IIm, V7, I (Em, A, D). Só que ele não esta cadência inteira e fica só no IIm, V o tempo todo (Em, A).
Neste caso podemos perceber que as notas são da escala de Ré maior, sendo o Em frígio (IIIº grau de Ré) e o A mixolídio (Vº grau de Ré)... cabe uma 7a menor neste A --> A7.
Isso é um clichê, rola em muitas músicas.
As outras partes:
C7M (mais provavelmente pode ser lídio ou jônio) - no caso é lídio (IVº grau de Sol)
Bm7 (mais provável também) é o modo frígio (IIIº grau de Sol)
Note isso de ouvido também.
Quando pinta o F7M rola outra modulação, pois ele não está no C.H. de Sol e nem de Ré (como no II, V que falei no começo), e sim para Dó maior, onde o F7M é lídio (IVº grau da escala de Dó)
Isso pode ter outras interpretações no campo da teoria, mas o que o Gilmour fez foi isso mesmo. Verifique isso com o violão ou a guitarra.
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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Entendi Leando, obrigado kra! Tu é um gênio da explicação! Vc dá aulas?
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edhunterbr Veterano |
# mai/05
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Ops, saiu nome errado, Leandro, sorry!
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