Escalas e belas histórias

    Autor Mensagem
    Crisan Metal
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Crisan Metal


    Bom..... todo mundo fala muito da teoria das escalas.... todo mundo fala muito das regras, etc... todo mundo tem muitas dúvidas sobre elas... mas tem um fator sobre escalas muito interessante que acho que vale um tópico no fórum.... as histórias, as características psicológicas, as idades, os músicos e bandas que mais usam, de cada escala...

    Saber que a escala A Jônio é assim assim assado muitos sabem... mas saber que ela transmite sentimento de felicidade e majestosidade poucos sabem..... saber que aquele arzinho de medieval contido em música como The Bard's Song (Blind Guardian), The March of the Swordmaster (Rhapsody) usa aquela escala... ninguém fala.... saber que músicas em escala mixolídia transmitem tristeza e melancolia.... etc... saber qual história está por trás de cada escala..... enfim....

    Estou postando aqui para quem puder estar transmitindo conhecimentos sobre essas questões dos "bastidores" das escalas, possam estar compartilhando.... sinceramente aguardo ansioso essas informações sobre mais um quesito da música que tanto nos seduz. Portanto, quem puder postar, estamos todos agradecidos.

    Abraços.

    Palota
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Em livros de história da música, nos capitulos referentes a musica e civilisação grega, e nos capitulos que falam dos cantos gregorianos, cantos melismáticos, surgimento do contraponto, moteto, clausula e descante, música medieval e outros assuntos do periodo séc. IX - séc. XV.
    Isso se encontra em qualquer livro de história da musica.

    Abraço.

    Ps: Se tiver um tempinho vou postar alguma coisa nesse tópico.

    edugrelha
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara, achei ótimo seu tópico, também quero saber..

    Crisan Metal
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sei... sobre a existência em livros sim... mas fora nossas pesquisas pessoais vamos estar postando.... se puder colocar aí qualquer coisa que você tiver... eu agradeço ... eu vou ver se acho um antigo livro que eu vi na casa de uma tia minha.... falava umas histórias boas sobre música na Grécia Antiga.... mas valeu... vamos lá.

    Abraços.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara acho que o que tu ta querendo fazer é meio sem noção. afinal de contas música é arte, e cada pessoa assimila música de um jeito diferente, além de haver outros modos de se expressar usando a mesma escala né? vide Jimi Hendrix usando uma acorde diminuto pra fazer uma coisa furiosa como a introdução de purple haze, ou como os compositores usavam escalas diminutas pra dar um toque de dúvida e curiosidade em certas passagens de música pra desenhos animados.

    Crisan Metal
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sim... deveras.... porém não estou querendo dizer que "essa é escala é isso".... não disse isso em momento algum... estou apenas querendo que haja uma troca de informações sobre essa questão "escala X musicologia" .... acho que ainda não soube me expressar.

    Crisan Metal
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Po.... ninguém???????????

    Crisan Metal
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Poxa...

    Cold_Cool
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jimi Hendrix usando uma acorde diminuto ???? Se eu nao me engano num tem acorde diminuto nao nesta musica!!! Gabriel [b][/b] Muito pelo contrario o acorde com E (7/9) Vide Progressao : E7/9 G7 A7 que e usado nesta musica e chamado em alguns textos de arcorde purple haze justo por passar um tipo de sentimento!!!! Mas uma coisa e verdade Um setimento em um acorde pode ou deve ser resultado da tensao que o contexto implica!!!! Ha estudos de alguns psicologos quanto a associar algumas dissonancias a cores como 7+ por exemplo a uma cor quente.... se eu achar este TGI(Trabalho de Graduaçao) na net eu posto... Blz espero que nao me enterprete mal pfv!!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    Cold_Cool

    E7(#9) é o acorde purple haze



    e------------------------------------------------------
    B-------8~~--------------------------------------------
    G-------7~~--------------------------------------------
    D-------6~~--------------------------------------------
    A-------7~~--------------------------------------------
    E---0-0------------------------------------------------


    Palota
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Acho que entendi o Cris Metal. Ao meu ver o tópico trata de curiosidades e/ou informaços interessantes quanto ao uso das escalas, como essas do Hendrix.

    Palota
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Não tive tempo de pesquisar nada, mas, como prometi, vou postar alguma coisa que me lembro ainda.
    "Na Grecia Antiga, existia sim uma relação dos modos com o sentimento. Me recordo que o modo eólio era utilizado para músicas (poesias) sobre tristezas, com as tragédias. Os modos jonio e lidio, exaltavam as alegrias. O modo frigio era usado em festas profanas.
    Vale lembrar que esse foi o tempo dos filosofos, que acreditavam que a musica tinha influência no microcosmos e no macrocosmos, agindo sobre o espirito das pessoas e de igual maneira em todo o Universo.
    Essa tendência se seguiu até a idade média, onde se proibia qualquer tipo de musica que não fosse sacra. Para essas músicas imperava o modo dórico.

    Palota
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Uma curiosidade sobre intervalos.
    Nos primeiros cantos polifônicos só se utilizava o intervalo de 4ª Justa, pois acretitava-se que esta era a unica consonância.
    Apos a costrução da catedral de Notre Dame, surgiu os organa, que passaram a permitir novos intervalos, como as 5ªs Justas.
    Estudos de acustica revelaram que estes novos intervalos não surgiram atoa. É que a arquitetura da catedral (dependendo da posição do coral) causava esses intervalos por ressonância.
    Hoje em dia, com o surgimento da harmonia, são aceitos mais intervalos com consonantes, formando os acordes perfeitos. Porém, os intervalos de 7ª já fazem parte dos acordes de Hoje formando uma nova comcepição de som basico (T, 3ª e 7ª), havendo uma forte tendência à eliminação do intervalo de 5ª Justa dos acordes.

    Crisan Metal
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ótimo.... é isso aí.... me enteneu muito bem....

    enfim.... histórias de escalas podem ser estudos científicos ou mitologia.... mas de qualquer forma são bons para se conhecer...

    postem mais. rs

    rui77
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ola a todos, a musica leva-nos a pensar aquilo que ela quiser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas e belas histórias