Parte elétrica Les Paul

    Autor Mensagem
    keystone
    Veterano
    # abr/05


    Qual a diferença em termos de som em uma Les Paul do capacitor que liga o potênciometro de volume com o de tom, uns usa 0.022uF e outros 0.047uF? Existe alguma diferença em colocar potênciometros de 16mm na guitarra no lugar dos de 24mm?

    Murfin
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bertooola, mais uma pra vc

    keystone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bertola???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    keystone
    Para as Les Paul, vc deve sempre usar potenciômetros de 24mm, pois eles deve ultrapassar o tampo de madeira (os de 16mm são padrão para guitarras com placa - como as Stratos e similares).
    O capacitor de 0.022uF proporciona um menor "fechamento" do som (fica menos grave), já os de 0.047uF eu prefiro utilizar em baixos. Na verdade é uma questão de gosto, ok!
    Abç

    keystone
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas a vantagem dos pots de 24mm são somente o lance da madeira, em termos de funcionalidade os dois são iguais, não se perde nada em utilizar os de 16mm?
    Já na questão dos capacitores, a Gibson usa o de 0.022uF como padrão?
    O de 0.047uF fica com um som mais grave como vc disse, seria desvantagem utilizá-lo pois a Les Paul já é uma guitarra com um bom grave ou não?
    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    keystone
    A diferença entre os pots são apenas o tamanho da rôsca da haste, nada mais. Se vc utilizar os de 16mm a rôsca deles simplesmente não vai chegar no tampo e vc não vai poder fixá-los (pois a porca não vai alcançar a rôsca).
    A Gibson usa 0.022uF, mas já usou os de 0.047uF também.
    Essa questão é unicamente de gôsto pessoal, ademais, raramente vejo guitarristas alterando o timbre da guitarra no pot (acho que só os jazzistas).
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Revivendo o tópico... ok.

    Tenho uma Les Paul, e o pot é de 14mm. A cavidade na parte traseida da madeira é bem grande.

    Olhando o capacitor dos tons vi que estava escrito algo parecido com 23A22J... algo assim.

    Estes são os tais .022uF ?
    Qual a voltagem dele?

    Servem estes:
    http://www.soldafria.com.br/product_info.php?products_id=2080

    ajudem ae... please

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    up ae... help

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Del-Rei
    Sim, são de 0.022uF. A voltagem não importa muito (16, 25v, etc), só não pode é ser muito alta (200v.).
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Opa, mestre Bertola.

    Obrigado, cara!!

    Caramba, eu tava quase comprando o de 630V (!!!).

    Afinal, qual a influência da voltagem no capacitor da guitarra? O que aconteceria se colcasse uma voltagem pequena demais ou alta demais???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Del-Rei
    Pequena, nada. Alta demais, ele não atuaría...
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mais uma vez, obrigado, cara.

    Diego7Strat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Oi.
    Aproveitando o topico, gostaria de tirar uma grande duvida.

    eu criei a parte elétrica da minha Les Paul da seguinte maneira:
    https://picasaweb.google.com/lh/photo/Y3NaZ74SqN8YIf-Qout9Dg?feat=dire ctlink

    alguém pode me dizer o que está errado?

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Diego7Strat
    Pra mim parece que está tudo certo... Dá uma olhada se vc usou os fios certos, vê direito as cores, e vê se não tem solda fria aí! Se não for nenhum desses problemas, eu não sei... talvez possa ser componente z.uado, nesse caso acho melhor levar no luthier

    Diego7Strat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eu sei que seria uma boa levar em luthier... mas 70 mangos pra soldar essa merda é muito dinheiro. não tenho grana pra gastar assim

    ta tudo certo no desenho mesmo?

    vlw pela atenção

    Dragonlokker
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Olá galera, preciso q me tirem uma duvida, tenho uma golden les paul usada a uns 7 meses, e desparafusei a tampa dos pots só por curiosidade, pois estou estudando a parte elétrica da guitarra, e notei q na minha guitarra n tem nenhum capacitor ligado nos pots de volume e tone, eh normal algumas les paul's n possuir capacitores????

    abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dragonlokker
    Os capacitores tem que estar ligados aos pots de tonalidade e não de volume. Se sua guitarra não possui nenhum capacitor (são 2, 1 para cada pot de tone), o esquema está errado.
    Abç

    Dragonlokker
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sò que a minha guitarra não possui. Mas é pq ela eh passiva, ou n tem nada a ver???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dragonlokker
    Cara, tanto guitarras com sistemas ativos quanto passivos possuem capacitores.
    Abç

    Dragonlokker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    A minha simplesmente não tem, e mesmo assim funciona normal. E se tivesse, no q ia mudar???

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Dragonlokker
    Funciona normal? O que é normal? O som sai pro amp? O controle de tone funciona perfeitmente?

    Porque sem o capacitor no tone, o pot de tona não vai conseguir fazer seu trabalho direito, apesar do som passar livremente. Não notou nem um diferença mesmo?

    brunoam.bhz
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Aproveitando a convesa, esotu querendo fazer um upgrade na minha gibson. E estou com uma oportunidade de um conhecido de estar no exterior e se dispos a trazer umas peças para mim. A principal é a parte letrica alguem saberia me dizer qual a diferenca dessas para eu comprar e claro a melhor opcao para a minha guitarra? Lembrando q minha Gibson é uma Les Paul.
    Obrigado e um abraco a todos q puderem me ajudar.
    Link 1:
    https://www.amazon.com/gp/product/B00IQZ9NGS/ref=ox_sc_act_title_6?ie= UTF8&psc=1&smid=A2H4CAJ9DMCP6D

    Link 2:
    https://www.amazon.com/gp/product/B00HSQVJBI/ref=ox_sc_act_title_6?ie= UTF8&psc=1&smid=A2H4CAJ9DMCP6D

    link 3:
    https://www.amazon.com/gp/product/B01ES9C36W/ref=ox_sc_act_title_1?ie= UTF8&psc=1&smid=A2H4CAJ9DMCP6D

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    brunoam.bhz
    Não vejo nenhuma necessidade disso...
    Abç

    brunoam.bhz
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: brunoam.bhz
    · votar


    brunoam.bhz
    Não vejo nenhuma necessidade disso...
    Abç


    Levei num luthier como ela ficou muito tempo parada, a parte eletreica dela ta começando a oxidar. Ele recomendou trocar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    brunoam.bhz
    Ele quer é te cobrar mais...
    Uma boa limpeza resolve...
    Abç

    brunoam.bhz
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: brunoam.bhz
    · votar


    Nao vai alterar o custo nao.
    O valor sera o mesmo pois ja vou trocar os captadores.
    Conheco ele a um bom tempo. Eu q estou aproveitando a oportunidade e deixar tudo novo nela para voltar a tocar.

    dallman
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    brunoam.bhz

    Uso capacitares SPRAGUE ORANGE DROP em minhas guitarras. Custo excelente, e boa diferença no som. Testei vários, eles foram os melhores. Não tive experiência boa com brasileiros e "russos" paper-in-oil, eu fugiria deles.

    Potenciômetros acho meio sorte, já tive chinês genérico muito preciso, e Gotoh (made in Japan) que era muito impreciso, o ideal é testa-los com multímetro. Os CTS, na média, foram os mais precisos dos que testei. Se fosse comprar no escuro, iria nos CTS.

    brunoam.bhz
    Membro Novato
    # set/16
    · votar



    Uso capacitares SPRAGUE ORANGE DROP em minhas guitarras. Custo excelente, e boa diferença no som. Testei vários, eles foram os melhores. Não tive experiência boa com brasileiros e "russos" paper-in-oil, eu fugiria deles.

    Potenciômetros acho meio sorte, já tive chinês genérico muito preciso, e Gotoh (made in Japan) que era muito impreciso, o ideal é testa-los com multímetro. Os CTS, na média, foram os mais precisos dos que testei. Se fosse comprar no escuro, iria nos CTS.


    Entao orange, eu pensei justamente nesses
    https://www.amazon.com/gp/product/B01ES9C36W/ref=ox_sc_act_title_6?ie= UTF8&psc=1&smid=A2H4CAJ9DMCP6D
    E era o q mais tinha em mente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parte elétrica Les Paul