Solando A Partir de um Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05


    sobre uma base de apenas o acorde Cm7

    -posso considera-lo como frigio de Ab
    -posso considera-lo como dorico de Bb
    -posso considera-lo como eolio de Eb

    isso quer dizer q posso começar um solo em Ab, depois mudar a tonalindade para Bb, e finalizar Eb

    estou certo??

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
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    ricardo metallica
    Cara, nesse caso, eu prefiro encarar o próprio C como Dórico/Frigio/Eólio. Tudo depende da intensão que vc queira dar na música

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
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    Passoka
    mas é certo fazer isso? mudar de tonalidade?

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
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    ricardo metallica
    Como a base fica só em Cm7, não tem mudança. Ele pode ser qqr um dos modos, tente ver se rola algo diferente no baixo/teclado que denuncie qual modo ele é. Se não tiver nada, pode ser qqr um dos 3.

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
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    Passoka
    eu sei, mas nesse caso posso usar mais de um modo no mesmo solo?

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
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    ricardo metallica
    Não, vc tem de escolher um e ficar nele. Breves escapadas podem rolar mas sem exageros.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
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    ricardo metallica
    eu sei, mas nesse caso posso usar mais de um modo no mesmo solo?

    Claro que pode. O solo é teu, e cabe a ti fazer ele soar da forma que tu quiser. Ou seja, tu pode escolher quaisquer escalas que contenham as notas da tétrade. Nem é preciso se limitar aos modos gregos.


    Passoka
    Não, vc tem de escolher um e ficar nele. Breves escapadas podem rolar mas sem exageros.

    De onde tu tirou isso?

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
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    Marisco
    Marisco, poder pode mas se vc ficar variando toda hora, fica parecendo piração jazzistica.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
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    ricardo metallica
    isto nao é mudança de tom, tu tá mudando só os modos, mas é tudo Cm7...
    para haver mudança de tom tem q haver mudança de base tb, imagina se tu mudar o tom do solo e a base continuar a mesma???

    e já como a base é só esse acorde, podes fazer como o Marisco disse, usar qualquer escala q contenha as notas do acorde

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
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    Passoka
    ué, tem gente q gosta... tipo eu hehe

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
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    Adriano Medeiros
    hauhauah

    veleu ai pra vc e pro Marisco
    ajudo bastante

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
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    ricardo metallica

    Você pode fazer o que quizer!!!

    Neste caso você está observando o Cm em outras tonalidades e se o que quer representar pede isso, então faça o que quiser.

    Isso são as famosas Vamps

    Você também pode criar passagens emocionantes utilizando diversos II, V, I.



    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---------------5(b6)-5-3------------------------------
    D--------5-4-------------------------------------------
    A----3-6-----5-----------------------------------------
    E--5---------------------------------------------------



    Usei um arpejo de Am7(b5), D7 e resolvi em Gm7

    ---5(b6)-5-3-- = bend de 1/4 na casa 5

    bocadecachaca
    Veterano
    # mar/05
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    massa

    renatocaster
    Moderador
    # mar/05
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    LeandroPanucci

    Você pode fazer o que quizer!!!

    com certeza, mas tem q tomar cuidado com isso!!!

    Deji
    Veterano
    # mar/05
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    Marisco, poder pode mas se vc ficar variando toda hora, fica parecendo piração jazzistica.[/i]
    Adriano Medeiros

    Passoka


    Eu gosto disso.

    Canjica
    Veterano
    # out/05
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    Na minha opinião mudar de modo aleatoriamente n seria uma boa pois o acorde que está sendo tocado pode naum ter a respectiva nota característica do modo na sua formação e isso soaria muito estranho.. Estou errado?

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