Autor |
Mensagem |
newbone Veterano |
# mar/05 · Editado por: newbone
bom galera , eu tenho algumas duvidas aih , pq eu realmente tava afim de prestar uma faculdade de musica , mas o que eh necessario pra isso?
eu comecei a tocar guitarra faz 6 meses e estudei bastante teorias basicas como , acordes , escalas , arpegios etc.. e ainda naum sei realizar td com uma perfeição dependendo da velocidade , continuo treinando hehe.. falta mta coisa pra mim aprender sobre teoria , mas entaum.. esse tipo de coisa eh realmente necessario pra entrar? o que eh preciso saber mesmo pra entrar? o que realmente se aprende numa faculdade de musica? novas tecnicas? como eh o metodo de avaliação , etc? bom realmente eu nem tenho ideia hehehe se alguem puder dar uma esclarecida aih , eu agradeço! fuiz
|
Wagner Veterano |
# mar/05
· votar
newbone
keria saber isso tbm! boa!....mas sera q tem na busca?!
|
vinsanity Veterano |
# mar/05
· votar
cara, em universidades federais, pelo que eu sei vc nao vai fazer curso de guitarra... vc faz de violão classico... vc vai aprender a musica na sua essencia, vai pegar a origem de tudo isso ai que tem hoje...
e cara, é foda demais entrar... primeiro que vc tem que tocar violão, e muito bem... saber solfejar, ter facilidade com partitura e teoria... eu nao curto dizer esse tipo coisa, mas acho que mesmo o cara mais esforçado precisa de uns 2 ou 3 anos de treino pra entrar...
|
Polêmico Veterano |
# mar/05
· votar
Todo mundo q começa a tocar Guitarra logo pensa em fazer faculdade de Musica....Eu mesmo fui assim.....hj to afim de fazer Ed Fisica.
|
flea fan Veterano |
# mar/05
· votar
Das coisas que precisa, acho que o mais difícil prá mim é o solfejo.
|
jean_ps Veterano |
# mar/05
· votar
nussa eh dificilzaço
|
Wagner Veterano |
# mar/05
· votar
pensava q era soh a parte teorica q tinha na faculdade
|
algo Veterano |
# mar/05
· votar
newbone
Eu vou tentar faculdade de música também!!!
Cara eu estudo música no CEFET-CE.É um curso técnico que te ensina o "ABC" da música, tipo: apreciação musical, teoria elementar,treinamento auditivo e prática de um intrumento harmônico e melódico.Pra esse tipo de curso o teste de aptidão musical é bem mais fácil do que pra faculdade de música mesmo, que no caso cobra tudo o que eu vou aprender de ultra-básico nestes dois anos de curso(tô no 2º semestre).Você não precisa ser um virtuose para passar no teste de aptidão da faculdade...Basta saber tocar suas peças de uma forma consciente e segura, saber solfejar(cantar as notas na partitura...) e tb escrever,conhecer os períodos da música(idade antiga até contemporânea) e ter plena consciencia de que é isso mesmo que vc quer seguir, porquê música n é moleza não..Tem que gostar mesmo, principalmente num país como o nosso.Ah e estudar para as outras matérias também das outras provas "normais" do vestibular.
Vc pode optar pelas áreas de Regência e Composição,Pesquisa ou Instrumento.
O q vc vai aprender na faculdade:
Campos de Conhecimento Instrumental (Instrumento/Voz, Regência)
Campos de Conhecimento Composicional
Campos de Conhecimento de Fundamentos Teóricos
Campos de Conhecimento Pedagógico
Campos de Conhecimento de Integração
Campos de Conhecimento de Formação Humanística (e/ou Integração)
Campos de Conhecimento de Pesquisa
pelo que eu sei vc nao vai fazer curso de guitarra...
Na Unicamp tem o curso de guitarra.
|
Wagner Veterano |
# mar/05
· votar
ahhhhhhhhhhh.......to mais afim de fazer facul de musica naum hehe
|
newbone Veterano |
# mar/05
· votar
bem , eu sei q naum ia 'aprender guitarra' numa faculdade ¬¬ e imaginava q o negocio era bem complexo msm , ja ajudou a esclarecer umas coisas q eu tinha duvida , se alguem tiver mais alguma coisa pode mandar hehehe vlw ae pros que responderam!
|
pedrovai Veterano |
# mar/05
· votar
No GIT, no LAMA e em Berklee vc aprende guitarra na faculdade
|
algo Veterano |
# mar/05
· votar
newbone
Na Unicamp tem o curso de guitarra.
taqui o link de duas faculdades.
http://www.uece.br
www.iar.unicamp.br/musica/guitarra
|
newbone Veterano |
# mar/05
· votar
algo
vlw!
|
maryahsol Veterano |
# abr/07
· votar
ola pessoal, queria fazer faculdade de musica, mais tenho duvidas em relação as provas e materias se alguém poder me ajudar eu agradeço desde já muito obrigada. valeu se puderem mandar respostas pro meu e-mail que é maryahsol@bol.com.br
|
Raizen Veterano |
# abr/07
· votar
Bem...alémd e precisar passar no vestibular, você precisa passar na rpova especifica, a qual você é avaliado em diversos quesitos..tais como:
Composição
leitura
percepção
técnica
etc etc
fora a prova teórica especifica sobre música..essas que citei são práticas...
|
kiki Moderador |
# abr/07
· votar
maryahsol
e pra quem mais tiver esse tipo de duvida
primeira coisa, tem que ter em mente QUAIS faculdades voces pretendem cursar, e quais CURSOS.
dependendo da escola, tem cursos diferentes, e enfoques diferentes.
a maioria das faculdades tem um enfoque mais ERUDITO. a única que eu sei que tem cursos de musica popular é a UNICAMP (não sei se há outras no brasil). por isso, se alguem quer guitarra, deve procurar lá. se não, é violão erudito, ou licenciatura em musica, etc.
depois que descobrir quais cursos tem interesse, procurem pelas informações do vestibular destes cursos. cada exame pede um tipo de coisa diferente.
comprem um manual do candidato, ou peguem emprestado de alguem que já fez o vestibular. lá tem os conteúdos exigidos em todas as provas de todos os cursos. por exemplo, na ECA-USP eles pedem para os candidatos a violão tocarem uma peça do villa-lobos, entre outras coisas. também diz se cai solfejo, harmonia, percepção, etc.
boa parte destas informações pode ser obtida nos sites das próprias universidades, ou da agencia que faz o vestibular.
no caso da usp, a fuvest. da unesp, vunesp. o resto não sei, procurem.
assim voces conseguem informações sobre o conteúdo exigido nas provas por conta própria, e mais precisas do que perguntando aqui.
aqui no forum acho mais interessante perguntarem coisas como:
quais faculdades no brasil tem cursos de musica popular?
quais tem curso de guitarra?
e pedir opiniões de quem fez ou faz faculdade de música.
espero ter ajudado.
|
Jonatas Edward Veterano |
# fev/12
· votar
irts.professor Acho que esse teste não deve ser levado a sério. De primeira, sem erros, AW YEA.
|
Stephan.Forte Veterano |
# fev/12
· votar
É mais interessante fazer composição, para estudo de guitarra você tem conservatórios, institutos como Souza Lima e Em&T, seja como for seu futuro será o mesmo, trabalhar em estúdio, dar aulas...
|