Vamos raciocinar!

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05


    Vocês já pararam pra pensar a importância dos acordes no contexto musical?
    Vejo tanto cara improvisando igual a um maluco sobre o desenho de uma escala, sem nem saber sobre qual acorde está tocando...
    As notas dos acordes - quando são conhecidas pelo guitarrista - além de facilitar o solo, tornam-o ainda mais "enquadrado" na base.
    Já notaram?
    Caso não, façam a experiência de "desfiar" os acordes da base sobre o solo...

    DaN o Próprio
    Veterano
    # mar/05
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    The Blue Special Guitar
    Concordo e assino embaixo.. percebi a importancia disso no band in a box....
    []s
    DaN

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
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    Sim, ter a teoria nas pontas dos dedos é bom, vejo isso porque mesmo iniciante, o pouco que eu sei ajuda a criar coisinhas simples.... legal!!

    Rowashburn
    Veterano
    # mar/05
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    certo certo certo certo !!!!!!!!!
    Não adianta ficar andando de lá pra cá na escala sem saber aonde vc está "pisando"... é muito bom saber sobre quais intervalos vc está solando, e principalmente saber quais variações de acordes uma escala pode formar!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
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    The Blue Special Guitar

    Por mais que seja simples isso, tem gente que acha isso coisa de grego (sem trocadilhos) ou então careta... quando se tem verdadeio interesse musical certamente não passa despercebido, mas quando o objetivo é se ver em revista com a peruca colorida e guitarra pendurada aí é muito dificultoso.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
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    ou então careta...
    esse o problema

    i am
    Veterano
    # mar/05
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    conheco um cara q é muito veloz, improvisa muito bem, bastante felling, muita tecnica, um monstro na guitarra, muito bom mesmo, mas em compensacao, nem sabe fazer acordes direitos, nao toca nem legiao urbana. sem zoa!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
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    Eu não considero um guitarrista, considero um digitador de escalas!

    Yngwie Van Gilbert
    Veterano
    # mar/05
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    eh mentira.. como o cara improvisa bem e naum sabe fazer acordes? pra começar a base do improviso saum na verdade uma especie de acorde.. e se o cara for faze um arpeggio e naum sabe acorde eh foda.. se mata..

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
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    Pra quem quer estudar isso eu recomendo a vídeo-aula do Marty Friedman "Melodic Control".
    Ele começa bem assim, tocando um acorde e fazendo improvisos só com as notas da tríade.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # mar/05
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    Pois é.
    Em certos fraseados de blues, como alguns do SRV, por exemplo, o cara só faz desfiar o acorde.

    Por exemplo, nessa seqüência de acordes muito usada em blues:


    e---x---------------------------------------------------
    B---5---3------------------------------------------------
    G---4---3------------------------------------------------
    D---3---2------------------------------------------------
    A---x---3------------------------------------------------
    E---3---------------------------------------------------


    Você vai ter as notas:

    Sobre o acorde de G: G F B D
    Sobre o acorde de C: C E Bb D

    Para criar frases sobre esses dois acordes, não precisa mais do que essas notas...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/05
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    Bom, seguindo com a nossa série, vou postar uns solos em que há presença predominante das notas do acorde.

    Começando por uma frase do solo da música "Highway Star", do Deep Purple.


    e--8b10-8-5-------8b10-8-6-------10b12-10-8------------
    B-----------6--------------8----------------8----------
    G-------------7-:------------7-:--------------9--:-----
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    : = Repete uma vez


    Bom, estudando as notas de cada frase, vemos que:

    A primeira:



    e--8b10-8-5--------
    B-----------6------
    G-------------7-:--
    D------------------
    A------------------
    E------------------

    Usa as notas:

    CbD - C - A - F - D

    D - F - A - (C) - Forma um Dm(7)

    Logo, o cara só fez "desfiar" o acorde em notas individuais.

    Segunda frase:





    e--8b10-8-6---------------
    B-----------8-------------
    G-------------7-:---------
    D-------------------------
    A-------------------------
    E-------------------------


    Notas:

    CbD - Bb - G - D

    Acorde de Gm = G - Bb - D

    Logo, ele desfiou um acorde de Sol Menor.

    Vamos à última frase:




    e-10b12-10-8------------
    B------------8----------
    G--------------9--:-----
    D-----------------------
    A-----------------------
    E-----------------------


    Bom, aí:

    Notas?

    DbE - C - G - E

    Acorde de C : C - E - G

    Logo, ele usou um acorde de Dó Maior.
    A nota "Ré" não precisa, necessariamente, estar dentro do acorde.

    Esse é um exemplo de como utilizar as tríades dentro de um solo.

    Quem quiser postar mais, fique à vontade.

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