Harmonia em Bloco - Esplicação e dicas

    Autor Mensagem
    JMartins
    Veterano
    # mar/05


    Por favor me ajudem a entender um pouco sobre Harmonia em Bloco, como usar? como formar? etc..

    Agradeço desde já!

    valew

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Campo Harmonico rlz!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    JMartins

    Pra entender isso você deve dominar o campo harmônico, acordes diminutos de passagem, etc...

    Ouça algumas músicas do Gabert no palco mp3... ele compõe baseado (sem trocadálio) em blocos

    JMartins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    no caso eu queria uma explicação mais clara ... tipo em que consiste uma Harmonia em Bloco?

    Como se usa pois eu entendo um pouco sobre campo harmonico mais naum vi nada explicando sobre isso...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    JMartins

    Harmonia em bloco é o uso da melodia através das notas de ponta dos acordes. Notas de ponta são as notas mais agudas dos acordes. Ele é responsável pela melodia, enquanto as notas mais graves se encarregam da harmonia e dos baixos.

    É muito complexo, mas se você tiver a melodia na mão e os acordes também, fica mais fácil desenvolver, por isso disse que você deve dominar os campos harmônicos e conhecer com fluência as funções dos acordes... sem isso dá pra fazer também, mas fica intuitivo... creio que não seja isso que esteja buscando.

    Chame o Gabert!

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Exatamente, e não nescessáriamente vc tocar a melodia do tema, vc pode tocar harmonia em bloco, criando outra harmonia na musica. Tipo improviso.

    Sincero
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tenho uma coisa dessas de um livro do Mozart Mello, assim que eu puder, eu digito e posto aqui

    guitartrek
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: guitartrek
    · votar


    LeandroPanucci
    Saca só esse video ai de baixo cara, e diz se isso ai num é harmonia de bloco...
    Prá fazer isso eu só tinha os acordes na mão, a melodia foi na zoreba mesmo...

    JMartins
    Um exemplo de um video em que eu usei harmonia de bloco:

    Os arquivos estão no rapidshare, o download lá é um pouco diferente mas funciona bem.

    Prá baixar vocês devem passar por duas pagina antes, uma com dois botões no final,
    um Free e o outro Premium.
    Cliquem no botão Free.
    Ai vair cair em outra pagina, no final dela, na penultima linha aparece:

    Download-Ticket reserved. Please wait 72 seconds
    o número de segundos irá caindo, tipo uma contagem regressiva e quando chegar a 0 aparecerá o link para fazer o download do arquivo.


    http://rapidshare.de/files/920635/TearsInHeaven.zip.html

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Harmonia em bloco é o uso da melodia através das notas de ponta dos acordes. Notas de ponta são as notas mais agudas dos acordes. Ele é responsável pela melodia, enquanto as notas mais graves se encarregam da harmonia e dos baixos.

    É muito complexo, mas se você tiver a melodia na mão e os acordes também, fica mais fácil desenvolver, por isso disse que você deve dominar os campos harmônicos e conhecer com fluência as funções dos acordes... sem isso dá pra fazer também, mas fica intuitivo... creio que não seja isso que esteja buscando.

    Chame o Gabert!


    Pannuci, eu estou puto com vc!!!!!! e com os demais tbm! pq??? pq vc fez um texto discursivo sobre Harmonia em bloco, e não dicas ou exemplos de como fazê-lo!!!!!!!!!!!!

    Quando é assim, custa citar um cite sobre o assunto???

    hehehhe, como vês, meu caro, às vezes os membros de um fórum dão tbm "puxões de orelha" nos moderadores... na boa esse comentário, é claro... acho vc um ótimo moderador, mas, responda à pergunta do rapaz de modo satisfatório, pq, em nao o fazendo estarás privando nós outros tbm desse conhecimento....

    Abraços,

    Natu (Unfeelingness = Insensibilidade)

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Me desculpe pelos erros clamorosos de português, gramática e digitção...

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness
    Eu achei a explicação dele bem simples e direta.
    O cara dá o dedo e já querem o braço!

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    po, já deram o exemplo do gabert ai do palco... q q querem mais?

    mas entao... esse tipo de musica é chamada de harmonia em bloco... interessante...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness

    Cara, isso não é um assunto que eu domino. Eu dous minhas dedadas e tento fazer alguma coisa.
    Com certeza se eu conhecesse algum site a respeito disso eu likaria ele aqui, mas infelizmente também não conheço.

    guitartrek

    Eu acho que ainda não é harmonia em bloco. Pra ser harmonia em bloco acho que faltou a melodia da voz do Eric Clpaton nas pontas dos acordes. Mas não é difícil você transformar ela em bloco... tá quase lá... eu acho!

    guitartrek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci
    prá falar a verdade, acho em alguns acordes a voz ta na ponta dos acordes, e em outros não...

    Valeu ai cara
    um abraço ;)

    Deji
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Deji
    · votar


    Não pode confundir com comp!

    Chord Melod - Uma espécie de Harmonia em Bloco dedilhada.
    Comp - Tocar harmonia nos tempos 2 e 4 com o polegar.
    Harmonia em Bloco - Melodia na ponta dos acordes, geralmente acordes quartais.

    vacaum
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esplicação? ai que dor no português uhauhahuau não seria Explicação

    guitartrek
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: guitartrek
    · votar


    Deji
    O que eu fiz se encaixa no chord melody ? ou no comp ?

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara nao baixei seu video, agora só segunda... to saindo pra viajar... abraços

    guitartrek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Deji
    falou ;)

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ei galera eu nao tenho muito tempo de guitarra e to curioso pra saber o que e harmonia em bloco e essa coisa de:
    Harmonia em bloco é o uso da melodia através das notas de ponta dos acordes. Notas de ponta são as notas mais agudas dos acordes. Ele é responsável pela melodia, enquanto as notas mais graves se encarregam da harmonia e dos baixos.
    nao deu pra entender nada e queria que alguem me expricasse melhor e se possivel coloca se alguns exemplos.valeu ae, e ja agradeco antecipadamente.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nathan19
    considerando que esse topico tem 2 anos, vou te falar uma parada sobre blocos!! imagina sua melodia!! as notas sao

    e----5--7--8------------------------------------------
    B--------------7--5-----------------------------------
    G---------------------5-4-----------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    e sua harmonia é Am D7 G7M

    agora, Notas de ponta são as notas mais agudas dos acordes. Ele é responsável pela melodia, enquanto as notas mais graves se encarregam da harmonia e dos baixos.
    sim e nao, é pq o agudo sobre sai melhor mas nada de impede de jogar a melodia no meio o no grave!! nesse exemplo ela vai da aguda pra media!!

    agora a mesma melodia em blocos


    e----5--7--8-----------2-------------------------------
    B----5---------7--5----3-------------------------------
    G----5---------5-----5-4-----------------------------
    D----5---------4-------5-----------------------------
    A---------------5-------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    sacou agora?

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Entao quer dizer que melodia em blocos, consiste em colocar a melodia na parte do violao responsavel pela harmonia no caso os bordoes e harmonia em blocos consiste em colocar harmonia na perte responsavel pela melodia no caso as primas ou notas de ponta do acorde, foi isso que eu entendi me corrija se estiver errado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nathan19

    cara tu falou complicado!! uma forma mais simples de entender!

    harmonia em bloco, ou chord melody é melodia mais acorde é como violão classico, aquilo é uma harmonia em bloco, o jazz tem tb só que com outra harmonia e é outro estilo!!! escuta os violonistas brasileiros que voce vai ver!! raphael rabello, Baden powell!! aquilo tudo que tu escuta é harmonia em bloco!!

    vou fazer um exemplo na pratica agora!!!

    minha harmonia vai ser Dm7 G7 C7M e minha melodia vai ser essa:

    Dm7 G7 C7M

    e---------------5-7--10--12---12-------------------------------
    B-----6-5-6-8----------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    tenta tocar a melodia junto com o acorde

    nathan19
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: nathan19
    · votar


    Jabijirous
    E como aplicar isso na guitarra ou violao, ou seja como criar uma harmonia em bloco qual e o metodo usado para isso.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bom, para quem ainda não conhece, vou disponibilizar aqui um link da Whole Note, com uma das várias lições sobre chord melody.

    http://www.wholenote.com/cgi-bin/page_view.pl?l=3828&p=2&a=0

    Este site é muito bom, contém lições para todos os gostos e a maioria com tabs, além das tabs serem "vivas", ou seja, dá para escutar o midi correspondente e mudar o andamento e etc.

    Na verdade, harmonia em blocos e chord melody são a mesma coisa. É a harmonização da melodia, que pode ser um improviso ou não, com vozes mais graves, formando acordes.

    O Comping, citado anteriormente pelo Deji, é o acompanhamento, guitarra base portanto, típico dos standards de jazz, com ênfase nos tempos do compasso contrários aos do piano, para não embolar.
    Tanto faz se é com o polegar ou não. E em geral não se toca o baixo do acorde, para não embolar também.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Chord Melod - Uma espécie de Harmonia em Bloco dedilhada.
    Comp - Tocar harmonia nos tempos 2 e 4 com o polegar.
    Harmonia em Bloco - Melodia na ponta dos acordes, geralmente acordes quartais.


    esse comp ae que eu nunca ouvi falar!! queria algo mais concreto sobre ele, alguem tem???

    nathan19
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guilhermerizzo
    as lições são em inglés cara, me dis como eu fasso pra traduzir por que o site que eu estou usando google translate ñ traduziu.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nathan19
    Cara, infelizmente não dá para traduzir o site. Acho fundamental saber um pouco de inglês para estudar guitarra com material obtido na internet.

    Jabijirous

    Comp, na verdade, comping são as linhas de guitarra base executadas nos standards de jazz. Em geral são feitas com acordes de 3 notas ou menos notas, inversões, sem o baixo ( para não embolar ) e que são tocados nos tempos fracos dos compassos.

    Escute qualquer standard ( Autumm Leaves, All the Things You Are, etc ) que tenha vocal e guitarra e preste atenção na guitarra base. você terá uma idéia do que se trata.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guilhermerizzo

    caraca pra tudo tem um nome!! eu sempre toquei assim e nunca ia saber que era comp!!! pra mim é acompanhamento normal!! :P

    valeu pelo toque

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia em Bloco - Esplicação e dicas