Como Improvisar

    Autor Mensagem
    Néfi Augusto
    Veterano
    # mar/05


    Até hoje não sei ao certo como improvisar, já conheço a teoria (escalas campo harmonico, etc), tenho velocidade, mas não feeling, gostaria que guitarristas mais experientes me explicassem o que é o improviso, como faze-lo, o que eu uso para soar bem, algumas dicas, sites que explicassem bem isso, isso é a dúvida de muitos aqui. Alguem me ajuda?

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    entra em www.bendseligados.hpg.com.br esse site tem bastante coisa legal, e tem sobre improviso...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Rodrigo rvssvr

    Já depositei o dinheiro na sua conta conforme o combinado!

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    hahaha, ok!
    ...mas é sério esse site me ajudou pra caramba...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Rodrigo rvssvr

    Que bom cara... é bom saber que o trabalho não foi em vão... embora eu não ganhe nada com isso (e nem foi a minha intenção), é gratificante saber que pude contribuir com o crescimento de outra pessoa... isso não tem preço!

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    não domino ainda, mas estou evoluindo a cada dia acredito eu :)

    renatocaster
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    é verdade, o seu site tem um ótimo conteúdo didático.

    vacaum
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    claro que ganha, mostrando que você é um cara nato, que sabe altas paradas e ta dando dicas, isso ja é um vigor alto

    adolfjunior
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    como fazes eu para um novo tópico existir por mim?

    adolfjunior
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    como fazes eu para um novo tópico existir por mim?

    Man Well
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    adolfjunior

    tá com a batata na boca?

    adolfjunior
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sem batata, deixa pra lá aprendi a fazer tópicúMan Well

    stenyosullivan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    descuple por esta ressussitando o topico, mas o meu problema é parecido com o dono do topico..

    meus improvisos estao soando muito "mecânico", alguem tem alguma dica para que o solo fique mais "feeling"/mais harmonioso?

    ogner
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    tá com a batata na boca?

    To me cagando de rir!!!!

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    stenyosullivan
    comece a inserir bends, slides, ligados, tapping ... varie, invente divirta-se !!!

    Aero
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Aero
    · votar


    como fazes eu para um novo tópico existir por mim?

    Como faz pra aprender português?

    stenyosullivan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    alexdiffer
    oks, no caso vc esta falando de tecnicas, eu normalmente utilizo tudo isso, mas o meu problema esta em improvisar com harmonia, entende? tem alguma dica?

    Rapha_krust...
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    stenyosullivan
    estude campo harmonico e tome duas brejas

    stenyosullivan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Rapha_krust...
    como assim? os intervalos? 2 maior, 2 menos, 4 justa e talz? ja li bastante sobre aquilo, so nao sei como aplicar. tem alguma dica?

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    stenyosullivan

    Cara, comece a improvisar tentando criar frases novas usando as notas q vc já conhece... esquece um pouco o shape da escala, esquece frases rápidas, procura melodias diferentes... te garanto q tem muita coisa que vc não achou, que ainda dá pra cavucar aí... tenta pular cordas, tenta fazer uns arpejos diferentes, com sétima aumentada, nona... arrisque algumas notas fora da escala, os famosos "outside" nas passagens... isso é difícil pra burro de fazer, mas se vc está enjoado do som que vc tira nos seus improvisos, os outsides meio que dão uma renovada nos ouvidos... hauhau mesmo quando são mal feitos (no meu caso, praticamente 100% deles !!!)

    Pelo menos eu faço isso... fico procurando "coisinhas" na guitarra, pequenas frases, arpejinhos, dedilhados... vou testando, de vez quando bato em alguma coisa que me agrada, daí eu tento repetir... e aos poucos vou adicionando ao meu repertório de improvisos...

    Outra coisa legal é variar o tipo de base que vc improvisa... pega algo de flamenco, alguma bossa ou jazz, até fusion q é loucura total, taca uma menor melódica em cima e sai fritando... hauhauha vc vai errar tudo é normal mas meio q desintoxica o ouvido, e vc vai aprendendo coisa nova assim

    bom, pelo menos é o que eu faço, o q n quer dizer que eu faça bem rsrsrs

    abraço

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    stenyosullivan
    estudar harmonia é bom para voce saber se situar na musica, para saber que escala usar para tal clima .... para improvisar, agora improvisar ( na maioria dos casos o termo improvisar tem o proposito de referenciar ao termo "compor" ) legal criar boas composiçoes envolve muito feeling e pegada mais para isso infelizmente não ha estudo é sentimento e percepção!!!


    Na minha concepção improviso é quando solta um playback e você sai tocando assim na hora só no "improviso" mesmo, mais muita gente entende o improviso com "composição de um solo ou arranjo" oque tambem creio que não está errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Improvisar