Semi-Acustica para tocar Doom / Death Metal

    Autor Mensagem
    leohackin
    Veterano
    # fev/05


    Olá pessoal,

    Gostaria de tirar uma dúvida: uma semi-acústica se sairia bem sendo usada para tocar Doom / Death Metal ???

    Toco em minha banda com uma Epiphone Les Paul 100 , com cordas 0.12 e afinação em C#, plugada num SansAmp. Ela aguenta bem o regaço e responde bem às dinâmicas além de ter um peso que julgo ter o timbre ideal ... :)

    Porém, estava querendo pegar uma Semi-Acustica pra ver ... estou a ver uma Ibanez AG75 (http://www.ibanez.co.jp/world/products/eg/page/AG75BS.html) que está por R$ 1.600,00 aqui perto ...

    Ficam perguntas :
    - será que preciso fazer algumas modificações;
    - será que ela aguenta um encordoamento 0.12 em C# sem empenar ?
    - ela timbra bem pra esse tipo de som ?

    Um abraço ...

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leohackin
    cara não faça isso... semiacustica da bem mais microfonia q guitarra sólida... só vai te dar dor de cabeça tocar death metal com isso.
    pega uma lespaul ou SG q tá bom demais

    Dud Bob
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Kra, nunca vi death metal com semi acustica!! Acho que nao seria tao interessante porque vc usa muito ganho na distorção, certo? Acho que nao ia dar muio ganho, mas vai de vc testá-la com teu equipo, pra ver como fica.
    Se fosse vc comprava uma epiphone custom, que já tem um som melhor que a 100. Ou entao uma jackson que acho a mais indicada pro tipo de som que vc faz.. Flww!

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    b0fh
    pega uma lespaul ou SG q tá bom demais

    Pois eh ... minha Epiphone já dá um sonzão ... :)
    É que realmente me agrada muito o modelo de semi-acustica que essa guitarra da Ibanez tem ...

    Valew ...

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Dud Bob

    Já toquei com uma Jackson ... naum me amarrei naum ... :) ... muito pequena e leve ... (risos)
    Mas o lance da Custom seria legal mesmo ...

    Mas deixa eu perguntar ... pq um semi-acustica daria tanta microfonia ? ...
    Desculpe-me ignorância .. .:)

    Ogro Velho Maldito
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leohackin
    Mas deixa eu perguntar ... pq um semi-acustica daria tanta microfonia ? ...
    Desculpe-me ignorância .. .:)


    Porque o tampo 'de violão' delas não é muito firme, e é nele que estão presos os captadores. O feedback sonoro do amplificador faz o tampo vibrar, e junto com ele os captadores vibram também. Daí, microfonia meio incontrolável.

    Essas guitarras semi acústicas são muito boas pra jazz, blues, clean... para estas distorções de alto ganho não prestam. Sem falar que esse tipo de distorção mascara totalmente o som natural da guitarra, e é nesse som natural é que está a graça desse tipo de guitarra.

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ogro Velho Maldito

    SAquei ... valew pela resposta ... :)
    Vivendo e aprendendo ... hehehehe

    filipethadeu
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leohackin
    cara essa coisa q d q nao serve pra metal, nao tem nada a v.... o som da semi acustica eh mais encorpado, se eh isso q vc ker, vá fundo! semi acustica para mais q eh pra blues e cia, mas vai escutar ted nugent............... o cara eh um hard rock foda tudo feito com na semi acustica dele!

    misercast
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mas tem semi acusticas que tem um bloco central

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    misercast
    Pois é, se a guitarra for semi-acústica e possuir bloco central (como as 335) e captadores Hb's, a tendência a microfonia diminui bastante, mas não deixa de existir totalmente em função do restante do corpo da guitarra.
    Nunca testei uma semi-acústica nas condições descritas pelo leohackin, portanto não posso dar uma opinião definitiva sobre a pergunta dele, creio que só um teste na prática resolvería a questão.
    Abç

    Hocus Pocus
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    porra semi acustica com distorção de death vai dá uma microfonia do cacete...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Outra questão importante é a questão da afinação. As guitarras comerciais foram projetadas tendo em vista a afinação padrão, quando vc abaixa essa afinação as cordas ficam mais frouxas e portanto aumenta-se a amplitude de vibração das mesmas o que pode resultar em trastejamentos. Quanto mais curta for a escala de um instrumento mais frouxas (com menor tensão) ficam as cordas em qualquer afinação. Daí porque, em princípio, as guitarras de padrão Gibson serem inadequadas para o uso em afinações "baixas", pois sua escala é mais curta (24,75 pol.) que as Fenders (25,5pol.) e portanto as cordas ficam mais frouxas (com menor tensão). O ideal seria a construção de um instrumento com medida de escala adequada às afinações "baixas", mais longa, talvez 26 ou 26,5pol. O resultado seriam cordas mais finas e som mais "claro" em afinações baixas.
    Abç

    SoldierOfFear
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Além de esteticamente não ter nada a ver.

    Igor Martins
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    É visual, bom.. é verdade, mas e se o timbre ficar bom?

    Sei lá, vai q fica bom mesmo. Nunca ouvi falar de caras tentando.
    O som delas limpas são bem encorpados mesmos, talvez distorcidas fiquem com um som gordo e cortante. Ou não eheheh é só uma teoria.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Igor Martins
    vixe, acredite, guitarra que tem som limpo bacana e encorpadão não serve pra heavy/death/trash.
    pra isso tem a guitarra tem q ter um som magrinho, muito agudo e pouco grave, pra poder guentar o ganho absurdo que se usa.
    bom, mas claro q se pode usar um GE7 antes da distorção, ai a coisa muda de figura... :)

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Neste caso as Baritonas são melhores entao para afinação baixa?

    leohackin
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: leohackin
    · votar


    FAla pessoal ...

    Ficou bem legal a discussão ...

    Mauricio Luiz Bertola, eu ja tinha tido esses problemas de trastejamento quando usava 0.11 em C# ... mas acertei a ponte da minha Epiphone e coloquei 0.12 e ficou bem melhor ... quase não há trastejamento ... :) ... mas valew pela ajuda ... fodassa a explicação ...

    Mas caramba ... não sabia que tinha esse esquema de "bloco central" ... o que vem a ser isso ? ... já ouvi o som do Ted é ele foi um dos caras que já havia visto que me fizeram pensar ... "Pq não ??" ...

    Vi o comentário do SoldierOfFear sobre estéticas, porém acho por exemplo que tocar com uma Lucille do mestre B.B.King teria tudo haver com o som que toco ...

    Na verdade eu toco Doom Metal, que pega emprestado a timbragem e peso do Death Metal, mas que é bem mais arrastado e melodico ... por isso, uso nas musicas muitos riffs e fraseados com notas mais "na cara" do que paletadas desesperadas ... acordes com quinta (soltos e abafados na ponte) e coisas do gênero ... :) ...

    Por isso, se o som da guitarra é gordo é otimo ... uso meu SansAmp no amp Mashall, com os graves no máximo e o agudo menos, exatamente pq não quero que as notas sejam ardidas nem brilhantes demais ...

    Espero ter explicado melhor minha situação ...

    Valew ...

    P.S.: b0fh, o que é um GE7 ?? ... :D

    7543
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    vc deve tirar Anathema do Serenades, e Paradise do Gothic, alem de my dying bride, rola tiamat tb??

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leohackin
    GE7 eh o pedal equalizador da boss.

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    7543
    Cara ... o estilo de som da gente tem uma timbragem bem My Dying Bride mesmo ... mas temos nuances de Anathema (exatamente do Serenades e um pouco do The Silent Enigma) ... Paradise, naum sei ... de repente bem diluido, pq é uma influencia direta ...

    Se quiser dar uma sacada, acessa http://www.evictus.com.br pra influências .. e em http://www.evictus.palcomp3.com.br tem uma musica que gravamos num ensaio de preparação pra demo ... derepente, vc veja melhor ... :) ... quer dizer, ouça ... (risos)

    Maneiro as bandas que citou ... mas me influencio muito em Candlemass e Solitude Aerturnus, que são basicamente heavy metal, mas com musicas mais lentas ... (pena os tempos não serem tão variados ... ehehe)

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    b0fh
    Ahhh tah ... :)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    silvio_rp
    Sim, elas são ideais para esse tipo de afinação.
    leohackin
    Eu nunca testei uma guitarra semi-acústica (o termo correto seria semi-sólida) em níveis de ganho e distorção muito altos, por isso acho que a experiência deve ser feita. O uso de captadores ativos (EMG) também eliminaría a microfonia.
    As 335 e similares possuem um bloco interno de madeira no qual estão instalados os captadores e a ponte tune-o-matic. Isso reduz consideravelmente a tendência a microfonias. Já os modelos 175 e 315, e ssimilares, não possuem esses blocos, sendo semi-acústicas mesmo.
    Abç

    leohackin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Irado ... :) ... estou começando a me empolgar novamente com a ideia ... Mas vou fazer isso hoje mesmo ... aproveitar que vou comprar uma Stagg Flying V pro outro guitarrista da banda e abusar da $$boa vontade$$ do pessoal da loja pra fazer esse teste ...

    Esse modelo 335 eh da Ibanez ... ?? ... desculpe mais uma vez a ignorância ...

    Ahh sim ... e mais uma vez, obrigado cara ... =)

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leohackin
    es335 eh da gibson... absurdamente cara, coisa de + de 10 mil
    mas tem a es335 genérica da epiphone, procura por ela.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eai, comprou a semi pra tocar metal?

    Kride
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tô com essa curiosidade também

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Semi-Acustica para tocar Doom / Death Metal