traste desgastado por bends

    Autor Mensagem
    C00L
    Veterano
    # fev/05


    Aew galera, eu so novo aki e esse eh o meu primeiro post... eh o seguinte:

    Eu ganhei uma condor RX-30 de natal e tocava feliz fazendo bends e tirando algumas músicas do angra, mas percebi que, nas casas que eu fazia os bens os trastes foram ficando fundos com o tempo prejudicando mto o som...

    como eu resolvo esse problema?

    desde já agradeço... flwz

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    C00L
    Isso rola com o tempo

    Só trocando mesmo..100 e poucos vc troca todos..Mas só se estiver muito ruim de tocar..a minha tem 4 anos,. os trastes estao gastos em algumas partes...mas nao troco enquanto puder tocar com os atuais

    __spike__
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o ideal é mandar lixar os trastes.. Eles gastam naturalmente com o tempo... Mas em tão pouco tempo? isso que eu estranho.. Vc anda tocando muito com as cordas enferrujadas?
    []'s

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eh mesmo..era pra ficarem assim em anos

    C00L
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    GuitarHouse[u]
    100 paus kra? isso eh mto caro... nao tem como trocar so os q estao estragados?

    [u]__spike__

    sim as cordas estao um pouco enferrujadas... isso prejudica mto??

    C00L
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ae como bota o nome em negrito pra responde?? eu num sei mexe direito nisso aki... heh

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    os trates desgastam com facilidade por causa das cordas enferrujadas. no meu caso elas nao enferrujam (pois as limpo sempre depois de tocar) mas mesmo assim ela ficam asperas (nem da pra percebe) e acabam ferrando os trastes. eh melhor vc gastar uns 15 ou 20 pila em cordas do q 100 e pouco nos trastes.

    obs: a duraçao das cordas variam de pessoa para pessoa, e lembrando q elas nao precisam estar visivelmente enferrujadas para desgastar os trastes.

    abraço

    __spike__
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    C00L
    Olha, eu levei quase 2 anos pra torrar os trastes das minhas.. isso que eu tocava com as cordas enferrujadonas no começo e sou mão mijada pra caramba! mandei lixar os trates ano passado e não gastaram mais quase nada... Mas é como o Ruda_Guitar disse, depende de cada um...
    []'s

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    se eles estiverem pouco gastos, leve para um luthier fazer um nivelamento e um abaulamento..se estiverem no toco tem que trocar...mas ponha trstes bons que demora bem mais por agastar

    C00L
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pow axo q segunda eu vo troca as cordas pq as atuais são as mesmas da loja q eu comprei... e isso faz em média 2 meses, ela ta muuuuito enferrujada... e eu tb num sabia que corda enferrujada comia traste naum...

    e quanto a pagar 100 pila por trastes novos, eu axo q da pra segurar a onda ainda hehehe....

    vlw msm galera 6 me ajudaram mto

    abração!!

    Bily
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    cara minha guita eh um coco ...deve vale uns 150 reais do geito q ela ta agora...mas o braço dela eh uma beleza.....fininho e ela existe ja a 6 anos e os trastes taum bunitinhos!

    criminalint
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    troque as cordas de 2 em 2 meses e os trastes, da próxima vez compre de jumbo ou outro material resistente e NUNCA, repito NUNCA passe bombril nas cordas pra tirar a ferrugem ou ferva-as. Isso só acaba com o colorido e o timbre da nota além de passar a oxidação para o hardwere e fuder tudo os trastes.

    vinivicios
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    resussitando...
    Eu tenho o mesmo problema...
    Meus trastes estão ficando muito gastos pelos bends e vibratos, mas isso está acontecendo muito rápido, pois não faz nem um mês que eu comprei a minha guitarra. Tenho uma Ibanez RGA 32 MOL, ótima guitarra. Quanto à qualidade dos trastes eu não sei. Talvez a minha pegada esteja sendo excessivamente forte. E também pra fazer bends/vibratos mais violentos nas cordas mais grossas eu uso 2 ou 3 dedos na mesma corda pra dar mais força, logo o traste sofre mais atrito. As cordas estão velhas, mas não enferrujadas. Será que é melhor eu pegar mais leve?

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vinivicios

    Cara, menos de um mes e ja estar com os trastes desgastados?!? O.O

    Muito estranho, muito mesmo!! Eu nao acredito. Acho que nem os trastes de uma Tonante desgastam tão rápido.

    Não tem essa de pegar leve. Se REALMENTE estiverem desgastados tem que trocar e colocar outros de melhor qualidade. Mas acho dificil ja estarem ruins.

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    C00L da pra vc mandar fazer uma retifica neles, dependendo do traste vc faz umas 3, chega num ponto q eles ficam tao baixos e quadrados q o negocio e trocar,dai sai bem mais caro, a retifica e bem mais barata, pelo q vc falou, o pouco tempo de uso, ou seu trastes sao feitos de manteiga haah ou vc usa cordas velhas e oxidadas, dai nao tem jeito, e um atrito daqueles e gasta mesmo, um mal q a maioria faz, economiza nas cordas e danifica o instrumento,abraço

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vinivicios
    vc ja levou ela num luthier pra fazer a regulagem inicial? acho mais provavel estar desregulada e trastejando, do que ja ter gasto os trastes em 1 mes... nem q vc fosse o ZW isso teria acontecido...

    vinivicios
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ogner
    Eu já sinto um barulho diferente quando a corda esfrega nos trastes, já ficou o sinal dela em alguns trastes, aquele movimento "cima/baixo" que a gente faz quando estamos usando técnicas como bends e vibratos deixou os trastes com pequenas trilhas.
    As trilhas ainda não estão fundas, mas quando passo a unha em cima eu sinto raspar. Eu li um artigo do Edmar Luighi e ví que isso pode se agravar, mas creio que no meu caso ainda não seja o caso, fiquei muito assustado com as marcas no traste, já que ela é nova e tem menos de um mês em minhas mãos.

    Deco_ufrj

    Não fiz o setup inicial, pois estou duro. A altura das cordas está bem uniforme, tanto no 1º quando no 24º traste a altura é igual.
    SIM, ela está trastejando um pouquinho, mas como eu nunca toquei numa guitarra que não trastejasse ao menos um tiquinho eu achei normal.
    Será que o trastejar dela tem relação com o desgaste?

    Será que já é bom levar ao Luthier para lixar as pequenas trilhas?
    Quanto em média vai sair um setup inicial?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    C00L
    vinivicios
    Rapazes, corda velha oxida e transforma-se em uma verdadeira lima, causando desgaste nos trastes, verdadeiros buracos>
    Ou seja: Assim que a corda oxidar (e isso vai dpender do uso e da péssoa), jogue fora as cordas e troque.
    O desgaste gerará desafinações e trastejamentos, e sói se resolverá com uma visita a um bom luthier para o nivelamento dos trastes. Se o processo estiver adiantado, nbão adianta, TEM QUE TROCAR OS TRASTES. Só que trastes, naõ se trocam um ou outro, MAS TODOS; e isso é trabalhoso e caro.
    Portanto, economizar, sai caro.....
    Se não tem grana para a manutenção e cuidados com um instrumento, DESISTA e vá tocar flauta de bambú, e não guitarra.
    Música é um "hobbie" caro......
    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    C00L
    vinivicios
    Rapazes, corda velha oxida e transforma-se em uma verdadeira lima, causando desgaste nos trastes, verdadeiros buracos.
    Ou seja: Assim que a corda oxidar (e isso vai depender do uso e da pessoa), jogue fora as cordas e troque.
    O desgaste gerará desafinações e trastejamentos, e sói se resolverá com uma visita a um bom luthier para o nivelamento dos trastes. Se o processo estiver adiantado, não adianta, TEM QUE TROCAR OS TRASTES. Só que trastes, naõ se trocam um ou outro, MAS TODOS ao mesmo tempo; e isso é trabalhoso e caro.
    Portanto, economizar, sai caro.....
    Se não tem grana para a manutenção e cuidados com um instrumento, DESISTA e vá tocar flauta de bambú, e não guitarra.
    Música é um "hobbie" caro...... Ou então toque com trastejamentos e desafinado.....
    Abçs

    vinivicios
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não sabia que corda velha era tão ruim assim.
    É bom saber, a minha guitarra é nova, mas comprei do mostruário. Ela devia estar desde 2010 na parede, está novinha, mas as cordas estão velhas.
    Sorte a minha que a loja me deu um jogo de cordas zerado. Vou trocá-las imediatamente.

    Só mais uma coisa meu caro Bertola, e o pequeno estrago que já foi feito, posso dar uma lixadinha bem de levinho nos trastes só pro risco não afundar mais?

    Aguardo resposta.
    Muito obrigado, é sempre bom ter um Bertola por perto =D.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vinivicios
    Não faça isso.
    O nivelamento de trastes é um procedimento que só deve ser feito por alguém com experiência.
    Abç

    vinivicios
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas só colocar cordas novas na minha guitarra já irá conter esse dano excessivo nos trastes?

    felipelfln
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Imagina os trastes do Zakk Wylde..... hahaha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    felipelfln
    Por isso músicos profissionais como ele tem roadies e luthiers para reparar e cuidar de seus instrumentos....
    Agora, querer comparar um garoto brasileiro, de classe média, sustentado pelos pais, com um músico consagrado..... Não dá....
    (não estou dizendo que vc está fazendo isso, mas muita gente aqui pensa que pode fazer coisas que só os profissionais podem....).
    Abç

    vinivicios
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    E então Bertola, só trocando as cordas já vai minimizar o desgaste dos meus trastes?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vinivicios
    Sim.
    E não economize com cordas.....
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a traste desgastado por bends