Qual a diferença de Reverb de Mola pra Reverb Digital...Como é esse efeito?

    Autor Mensagem
    Fuzz Face
    Veterano
    # fev/05


    Além das perguntas do tópico gostaria de saber como saum os efeitos de chorus(eu achu q eh tipo um eco) flange e delay...vlw!!

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fuzz Face
    o reverb de mola é infinitamente melhor que o digital.
    chorus são vários delays em série com diferenças de mili ou nano segundos.
    eco é um delay fraco com muito reverb.
    flange é um bicho esquisito que altera as ondas de freqüência entre altos e baixos (medido no osciloscópio)
    delay é a repetição com intervalos longos ou curtos do que foi feito

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    prog_jam
    'infinitamente' melhor sei não hein... tem uns reverbs por aí (electro-harmonix 'holy grail', por ex) que são até mais naturais que os de mola, e são digitais.

    reverb bom mesmo eh o de placa de aço... que nem tem nos estudios PRO lá nos states... hehauhauhauah... uma placa de aço gigante... hehe.

    fabio_gravata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    falando em holy grail, alguem já testou ele?
    como meu ampli não tem reverb eu precisarei comprar um e como não tenho grana pra comprar o fender reverb tank (reverb de mola valvulado da fender usado por dick dale) gostaria de uma opção mais barata e que simule bem o reverb de molas.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabio_gravata
    pessoalmente eu não testei, mas nos foruns gringos só falam bem desse pedal... aliás, nunca vi pra vender aqui neste país subdesenvolvido nosso... alguém já viu? onde?

    fabio_gravata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    b0fh
    se vc for de sampa, tem uma loja na teodoro que tem quase todos os pedais da electro harmonix, fica do lado da galeria, mas não lembro o nome da loja, é uma loja pequena até.
    no site da fox trot tbm tem alguns.
    vou ver se consigo testar ele

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabio_gravata
    do lado da galeria? não deve ser a made, pq eh tudo menos pequena... do outro lado tem uma loja sim, esqueci o nome.. tem pedal EH la eh? hehehe qqr hora dou uma passada lá.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: b0fh
    · votar


    eeeh duplicatas...

    Levy Fialho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    cara eu comprei o SRV-1 da landscape

    nao me arrependo,

    bem versatil, simula reverb de fender a marshall , de quarto pequeno a hall gigante, nao altera o timbre da guitarra desligado, nem ligado (claro que altera pq adiciona o reverb ne.. mas vcs entenderam)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Levy Fialho
    Cara ... o seu reverb é legal mesmo, mas o tópico é antigo e nosso amigo já deve ter comprado um reverb pra ele ...

    Mas deixa eu esboçar uma explicaçãozinha aqui:

    Seguinte, vc perguntou sobre reverb de mola, digital e eu vou incluir o analógico.

    O efeito Reverb é formado por um grande número de ecos distintos chamados reflexões. Antigamente o reverb era obtido com câmaras de reverberação naturais (recintos com propriedades acústicas específicas - especialistas em acústica projetavam essas salas (para concertos ou para gravação) para que produzissem determinada característica sonora e reverberação ambiente). Devido ao grande trabalho, nas décadas de 1950/60 inventaram dois métodos de se obter reverb artificialmente, eram os reverbs de mola e de placa. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram os processadores digitais de reverb, que tenta oferecer uma simulação do fenômeno real da reverberação (e em alguns casos, uma reverberação surrealista), utilizando para isso algoritmos computacionais.

    Reverb analógico - Em um ambiente natural a amplitude e o brilho de cada uma dessas reflexões decaem independentemente ao longo do tempo, sendo influenciados, no timbre com perdas de frequências principalmente agudas - e isso não é ruim pois é o reverb natural-, pelo tamanho e geometria do local, pelos materiais (diferentes materiais absorvem diferentes tipos de frequências e isso influencia muito no reverb) que o constituem e pelos objetos que nele se encontram. Bom o reverb analógico é o natural, como se estivesse em um ambiente ... Os pedais de reverbs "analógicos", simulam essas "imperfeições" do reverb natural

    Reverb Digital - Funciona como o analógico, porém, ao decair as reflexões não perde nenhum tipo de frequência ... funciona como se os materiais/objetos presentes em um ambiente não absorvessem nenhum tipo de frequencia e as reflexões só vão se atenuando sem alterações timbristicas ...

    Reverb de mola - Em termos de som, eu incluo o reverb de mola no grupo dos analógicos, pois eles tem alterações em seu timbre conforme as reflexões decaem, assim como no analógico ... O termo reverb de mola tem esse nome porque o reverb é obtido exatamente de molas ... O dispositivo onde fica essas molas se chama tanque de reverb ... Nesse tanque de reverb vc tem dois pequenos falantes (um atua como falante mesmo e o outro atua como microfone - como microfone mesmo) posicionados um de frente para o outro com molas ligando um ao outro (isso mesmo cada lado das molas são presas uma em um falante e outro no outro) e quando vc toca sua guitar o seu som vai para um desses falantes que ao soar, há uma vibração que é passada mecanicamente para as molas que passa para o outro falante, que atua como microfone, que faz o som ir para o falante do ampli ... mas espera aí, a mola não passa só uma vibração, pois fisicamente, ela continua vibrando até parar ... aí está exatamente essa vibração posterior continua sendo captada pelo falante que atua como microfone, tendo o efeito reverb ... e devido as molas, reverb de molas.

    Todos esses tipo de reverbs, em pedais para guitars, são excelente e dependem exclusivamente do gosto do músico escolhar qual tipo prefere usar. No caso do de molas, a maioria do amplis tem ou simulam eletrônicamente ... Tem quem diga que o reverb de molas tem características vintage, mas isso não é regra ... Para quem gosta de reverb, eu recomendo um pedal digital que tenha simulação analógica ...

    Exixtem os parâmetros room, hall, plate e outros se referem ao tamanho da sala que simula, ou seja qto maior a sala, maior o reverb, logo é uma simulação do ambiente real onde estaria sendo executada a musica, por isso é possível a alteração timbrística.
    Os reverbs que os pedais geralmente simulam são:
    - Plate (sala pequena com superfícies muito reflexivas)
    - Room (sala de porte médio – tem a intenção de soar um ambiente caseiro comum)
    - Hall ou Cathedral (sala de grande porte, ambientes amplos – som de Catedral)
    - Chamber Hall (câmaras de concerto)
    - Spring (reverb de mola dos amplis de guitarra)

    E só pra completar:
    Reverb de placa - Um reverb de placa consiste de uma placa fina de aço ou outro metal resistente coberto com liga de ouro, que é posto a vibrar pelo sinal a ser processado (reverberado). Em outro ponto da placa o sinal é captado por um transdutor e então adicionado ao sinal original. O reverb de placa possui uma característica bastante natural porque as vibrações na placa são similares às vibrações do ar numa câmara de reverberação, sendo espalhadas em todas as direções da placa e refletidas quando atingem suas bordas, podendo-se distinguir bem as reflexões primárias das posteriores. O resultado é uma ambiência natural, mas o tempo de decaimento não pode ser modificado (assim como o de mola tb não pode).

    mr bungle
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    uau! aula!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    prog_jam

    chorus são vários delays em série com diferenças de mili ou nano segundos.

    Anh? que eu saiba, chorus são pequenas mudanças na afinação (pitch) na nota, para cima e para baixo....não tem nada de delay...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    BaNdAiD
    Anh? que eu saiba, chorus são pequenas mudanças na afinação (pitch) na nota, para cima e para baixo....não tem nada de delay...

    É cara .. o prog_jam se confundiu ... embora exista realmente um atraso (delay) de alguns mili segundos do sinal dobrado ele se esqueceu que tem uma alteração na frequência (mudança de afianção) do sinal dobrado.

    O atraso seria uma tentativa de simular dois musicos tocando a mesma coisa em seus intrumentos e naturalmente sabemos que tem um leve atraso de um musico para o outro ... ainda na tentativa de imitar o que acontece de verdade, as diferentes pegadas, técnicas e afinição dos intrumentos sabemos que sempre tem uma difereça de afinação de um músico para o outro, por isso a desafinação ... Mas uma coisa deve-se ter em mente isso tudo ocorre somente como o sinal dobrado ...

    Mas o delay que encontramos no conceito do chorus, diretamente não tem a ver com o delay, efeito de ambiencia ...

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    chorus são pequenas mudanças na afinação (pitch) na nota

    Pior que a maioria dos chorus atuais são diferentes neste sentido, eles são pequenos phasers! Ou seja, mudam rapidamente apenas o tone, mas é tão rápido que deixa uma coisa 'molhada' no som, sem dar a impressão de "phasing".

    Mas os melhores chorus realmente são estes que mudam levemente a afinação, se bem que hoje em dia os pedais de boutique que simulam chorus geralmente têm uma opção para estes dois tipos, aliás, desde antigamente existia essa opção, basta ver o Univibe, que simulava os efeitos da Caixa Rotatória(praticamente igual aos phasers) e tinha um footswitch que mudava para uma PEQUENA(quase imperceptível) mudança de tone, como um vibrato.

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Aliás, parabéns véi, seus textos são sempre bem completos, gosto muito de ler coisas assim.

    Tu és colunista de algum site ou algo assim?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    B.Frusciante
    Tu és colunista de algum site ou algo assim?

    Comecei escrevendo tópicos aqui ... já fui convidado para ser colunista mas não rolou ... só posto tópicos aqui por enquanto ... quem sabe algum dia rola uma coluninha em algum site ou revista ...

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    então se eu juntar o delay com o reverb eu tenho o efeito eco?

    Dibilo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Segunda vez que desenterram o tópico.
    rocknroll1234
    Só respondendo aqui rapidinho,acredito que não,eu por exemplo uso rever e delay na minha distorção solo e não fica com eco,eu uso mais pra dar um ambience no som,pra preencher um pouco.
    Flw,fica com Deus!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença de Reverb de Mola pra Reverb Digital...Como é esse efeito?