Várias dúvidas em relação a aula do Kiko

    Autor Mensagem
    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05


    Bom, a primeira delas é:
    Ele diz: "eu comecei com um blues tradicional só com acorde maior mixolideo"
    A pergunta é; o que seria um acorde maior mixolideo?

    Seria maior com sétima?

    flea fan
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Baseando-me no reduzido entendimento que tenho em teoria musical, eu diria que sim.

    Polêmico
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fear of the dark
    é Mixolidio com i.

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Polêmico
    Resposta errada

    flea fan
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não havia várias dúvidas, cadê o resto?

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Bom, outra dúvida... ele diz que todo campo podem ser usadas 5 pentas
    como ele disse que a m7 pode ser usada apartir do 2, 3 e 6 graus e que a m6 só se encaixa no segundo porque ele tem terça menor e sexta maior e que a M7 é mixolidea eu presumi que essas sejam as 5!
    m7 aplicada nos graus: 2°, 3° e 6°
    m6 aplicada no 2°
    M7 aplicada no 5°

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Fear of the dark
    · votar


    Edit! Saquei com o post do Marisco...

    Marisco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fear of the dark
    Todas as suposições estão corretas...
    m7 em todos os graus menores
    m6 só no dórico
    M7 só no mixolídio
    Acorde mixolídio é um acorde maior com 7a. menor (dominante)

    Marisco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    nao importa quais os intervalos, tendo T e 3 pode-se usar qualquer um dos intervalos pra completar a tetrade...
    nops...
    seu eu pego
    T, 3M, 5J e 6M --> Pode ser Jônio
    T, 3M, 4J e 5J --> Também pode se Jônio
    Mixolídio tem que ter 3M e 7m (tem que ter trítono)!

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu posso usar um Lá Jônio independentemente se a base está em E7, A7 ou Bm6?

    DeFaCe_
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fear of the dark

    Em E7 sim

    Em A7 não, vc deve usar D jônio

    Em Bm6 sim tb.

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o interessante é que o cara começa a estudar escalas e modos pra descobrir quais notas soam bem juntas, devora uma enciclopedia de teoria e no final descobre que qualquer coisa q vc toque ta certo pq vai acabar sendo algum modo de alguma escala haha

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DeFaCe_
    Erro meu... esse A7 na verdade seria A.

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Outra dúvida... ele disse que o tom era Mi maior, então pra dar a intenção blues eu poderia imaginar como um Mi Mixolidio... Até ai beleza! Porque o Mi é maior e o modo mixolidio tambem, mas e se fosse um Mi menor? Eu teria que pegar a relativa dele, sol maior, e imaginar como um sol maior mixolidio?


    obs: ele diz que pode imaginar como dórico tambem, que é menor e que é bem a sonoridade do blues, tenho conhecimento disso, só exemplifiquei acima pra ter uma ideia de como raciocinar...

    LuizFB
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fear of the dark
    Se o acorde em questão fosse Mi menor (Em), vc poderia pensar em usar os modos que possuem a terça bemolizada, que no caso seria dórico, frígio ou eólio. Há alguns que dizem que dizem q o modo lócrio tb é um modo menor, já que possui a terça bemolizada, mas ele foge um pouco à regra pq possui a quinta diminuta. No caso da vídeo-aula, ele fala que vc pode imaginar o o acorde de Mi maior como sendo um Mi dórico, que na verdade seria uma coisa errada de se dizer (já que o acorde de Mi maior possui terça maior), mas como ele mesmo diz, o som do blues vem muito daih, de misturar o som de um acorde maior usando uma escala menor por cima (ex: experimenta numa base de blues em Mi maior fazer frases com a penta maior, e dps faz o solo com a penta menor). Agora, não sei te dizer se pode usar uma escala de desenho maior em cima de um acorde menor, pelo menos eu nunca prestei atenção nisso!

    Fear of the dark
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    LuizFB
    Poder não pode velho, mas dá a sonoridade blues... se for o que o cara quer, derrepente vira o correto!

    Essa parada de usar um modo menor eu sei que pode, mas no caso não iria dar a intenção que eu queria... Se fosse um MI maior e eu desse a intenção mixolidio, iria ficar bem blues, acho que o mixolidio proporciona isso! Agora se esse Mi maior fosse Mi menor, pensando como mixolidio não iria soar bem blues... a Saida que eu pensei é pegar a relativa que obrigatoriamente seria maior e dar a intenção mixolidia a ela, no caso seria Sol Maior mixolidio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Várias dúvidas em relação a aula do Kiko