Autor |
Mensagem |
Fear of the dark Veterano |
# fev/05
Bom, a primeira delas é:
Ele diz: "eu comecei com um blues tradicional só com acorde maior mixolideo"
A pergunta é; o que seria um acorde maior mixolideo?
Seria maior com sétima?
|
flea fan Veterano |
# fev/05
· votar
Baseando-me no reduzido entendimento que tenho em teoria musical, eu diria que sim.
|
Polêmico Veterano |
# fev/05
· votar
Fear of the dark
é Mixolidio com i.
|
# fev/05
· votar
Polêmico
Resposta errada
|
flea fan Veterano |
# fev/05
· votar
Não havia várias dúvidas, cadê o resto?
|
# fev/05
· votar
Bom, outra dúvida... ele diz que todo campo podem ser usadas 5 pentas
como ele disse que a m7 pode ser usada apartir do 2, 3 e 6 graus e que a m6 só se encaixa no segundo porque ele tem terça menor e sexta maior e que a M7 é mixolidea eu presumi que essas sejam as 5!
m7 aplicada nos graus: 2°, 3° e 6°
m6 aplicada no 2°
M7 aplicada no 5°
|
# fev/05 · Editado por: Fear of the dark
· votar
Edit! Saquei com o post do Marisco...
|
Marisco Veterano |
# fev/05
· votar
Fear of the dark
Todas as suposições estão corretas...
m7 em todos os graus menores
m6 só no dórico
M7 só no mixolídio
Acorde mixolídio é um acorde maior com 7a. menor (dominante)
|
Marisco Veterano |
# fev/05
· votar
nao importa quais os intervalos, tendo T e 3 pode-se usar qualquer um dos intervalos pra completar a tetrade...
nops...
seu eu pego
T, 3M, 5J e 6M --> Pode ser Jônio
T, 3M, 4J e 5J --> Também pode se Jônio
Mixolídio tem que ter 3M e 7m (tem que ter trítono)!
|
# fev/05
· votar
Eu posso usar um Lá Jônio independentemente se a base está em E7, A7 ou Bm6?
|
DeFaCe_ Veterano |
# fev/05
· votar
Fear of the dark
Em E7 sim
Em A7 não, vc deve usar D jônio
Em Bm6 sim tb.
|
oak Veterano |
# fev/05
· votar
o interessante é que o cara começa a estudar escalas e modos pra descobrir quais notas soam bem juntas, devora uma enciclopedia de teoria e no final descobre que qualquer coisa q vc toque ta certo pq vai acabar sendo algum modo de alguma escala haha
|
# fev/05
· votar
DeFaCe_
Erro meu... esse A7 na verdade seria A.
|
# fev/05
· votar
Outra dúvida... ele disse que o tom era Mi maior, então pra dar a intenção blues eu poderia imaginar como um Mi Mixolidio... Até ai beleza! Porque o Mi é maior e o modo mixolidio tambem, mas e se fosse um Mi menor? Eu teria que pegar a relativa dele, sol maior, e imaginar como um sol maior mixolidio?
obs: ele diz que pode imaginar como dórico tambem, que é menor e que é bem a sonoridade do blues, tenho conhecimento disso, só exemplifiquei acima pra ter uma ideia de como raciocinar...
|
LuizFB Veterano |
# fev/05
· votar
Fear of the dark
Se o acorde em questão fosse Mi menor (Em), vc poderia pensar em usar os modos que possuem a terça bemolizada, que no caso seria dórico, frígio ou eólio. Há alguns que dizem que dizem q o modo lócrio tb é um modo menor, já que possui a terça bemolizada, mas ele foge um pouco à regra pq possui a quinta diminuta. No caso da vídeo-aula, ele fala que vc pode imaginar o o acorde de Mi maior como sendo um Mi dórico, que na verdade seria uma coisa errada de se dizer (já que o acorde de Mi maior possui terça maior), mas como ele mesmo diz, o som do blues vem muito daih, de misturar o som de um acorde maior usando uma escala menor por cima (ex: experimenta numa base de blues em Mi maior fazer frases com a penta maior, e dps faz o solo com a penta menor). Agora, não sei te dizer se pode usar uma escala de desenho maior em cima de um acorde menor, pelo menos eu nunca prestei atenção nisso!
|
# fev/05
· votar
LuizFB
Poder não pode velho, mas dá a sonoridade blues... se for o que o cara quer, derrepente vira o correto!
Essa parada de usar um modo menor eu sei que pode, mas no caso não iria dar a intenção que eu queria... Se fosse um MI maior e eu desse a intenção mixolidio, iria ficar bem blues, acho que o mixolidio proporciona isso! Agora se esse Mi maior fosse Mi menor, pensando como mixolidio não iria soar bem blues... a Saida que eu pensei é pegar a relativa que obrigatoriamente seria maior e dar a intenção mixolidia a ela, no caso seria Sol Maior mixolidio.
|