Ibanez Japonesa ou Americana?

Autor Mensagem
DodgeThis MaLek
Veterano
# fev/05


Pessoal gostaria de tirar uma dúvida com vcs. A Ibanez é uma marca americana ou japonesa? Qual delas é a mais valorizada (a americana ou a japonesa)?

Abraços e obrigado.

Quito
Veterano
# fev/05
· votar


DodgeThis MaLek
hj eu ganhei uma coreana

m0itex
Veterano
# fev/05
· votar


cara!!! Gibson por ser uma marca america, as melhores são fabricadas nos eua... jah as ibanez q eh uma marca japonesa... vc tira suas conclusões!!! A minha eh japonesa... vale mto a pena!!!!

janick
Veterano
# fev/05 · Editado por: janick
· votar


DodgeThis MaLek
ibanez é uma marca japonesa, que tem suas filiais e linhas de montagem principalmente nos tigres asiaticos.
hoje em dia, com o aprimoramento mundial da mao de obra, é possivel comparar guitarras produzidas recentemente num mesmo nivel,sendo elas originarias por exemplo da indonesia,japao e estados unidos.
hj em dia está virando mais um mito a questao da qualidade dependente do país de fabricaçao.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
· votar


A Ibanez já teve fábrica nos EUA, mas fecharam. Hoje em dia (nos EUA) existem só Custom shops para atender os artistas endorsados pela marca.

dtplayer
Veterano
# fev/05
· votar


as ibanez japonesas e coreanas tem a msma qualidade, afinal, msma marca, msmos materias, soh muda a mao-de-obra (mais barata) e por isso, o preco tb eh mais barato......ou vao dizer que um japones faz melhor uma funcao que um coreano???

janick
Veterano
# fev/05
· votar


dtplayer
antigamente sim. mao de obra melhor qualificada.hj em dia ainda tem um pouco disso, porem, hj em dia, o mercado de trabalho está exigente em todos os cantos, e um reflexo disso sao os produtos de qualidade que sao produzidos.

Sabbath93
Veterano
# fev/05 · Editado por: Sabbath93
· votar


-post deleted by sabbath-
nem li o topico e postei besteira aff

DodgeThis MaLek
Veterano
# fev/05 · Editado por: DodgeThis MaLek
· votar


Estou postando este tópico para questionarmos o valor de uma Ibanez quando fabricada nos EUA ou no Japão. Comparando, em geral, as americanas são vendidas um pouco mais caras que as japonesas e as coreanas são mais baratas e menos desejadas por algumas pessoas.

Em anúncios, as pessoas referem "Guitarra Ibanez Japonesa" ou "Guitarra Ibanez Americana". E quando fazem referência às coreanas, alguns compradores viram o nariz. Não estou dizendo que as Coreanas são piores que as Americanas ou Japonesas. Estou apenas constatando o que o mercado mostra.

Concluindo: se a Ibanez é uma marca japonesa então supõe-se que as que são fabricadas por lá são "originais". A mão de obra japonesa é bem mais cara que a chinesa ou coreana e um pouco mais barata que a americana.

DodgeThis MaLek
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém mais opina?

JGuardian
Veterano
# fev/05
· votar


Tive uma RG coreana e achei legal...... para mim não teria problema nenhum comprar uma outra coreana......

paulgilbert
Veterano
# fev/05
· votar


tenho uma chinesa, e agora vo prende ponte (pq floyd eh coisa de afeminado) vo por nut de osso, vo refaze a parte eletrica com cabo coaxial e já era, vai fica melhor q uma Jem

Bruce___Wayne
Membro Novato
# jan/21
· votar


Ibanez é uma marca japonesa de guitarras, e atualmente possui filiais na Indonésia e China.

Nos EUA são feitas apenas por Custom Shop, que é o processo onde você escolhe a guitarra em detalhes e um luthier da marca constrói para você. Mas isso é outra história.

As japonesas custam até 3 mil dólares, possuem grande qualidade de construção e acompanham captadores, tarrachas e pontes de alto valor.
As indonésias custam cerca de 1.000 dólares, possuem também grande qualidade de construção, mas o motivo de custarem menos do que as japonesas é porque vêm com tarrachas, ponte e captadores de preços mais acessíveis.
Já as chinesas custam bem menos, e não sei opinar sobre.

Quando uma grande marca quer produzir guitarras de qualidade com preços acessíveis, os países escolhidos para fabricação costumam ser Indonésia e Coréia do Sul. Marcas como ESP, PRS, Jackson e tantas outras fazem o mesmo.
Lembre-se, Indonésia e Coréia do Sul possuem qualidade e preço acessível, cerca de 1.000 dólares mais ou menos.
Já as chinesas costumam custar bem menos, 300 dólares em média.
Tomem sempre cuidado para não pagar caro em chinesas.

makumbator
Moderador
# jan/21 · Editado por: makumbator
· votar


Bruce___Wayne
as o motivo de custarem menos do que as japonesas é porque vêm com tarrachas, ponte e captadores de preços mais acessíveis.

Não necessariamente. Por exemplo, eu tenho uma baixo Ibanez SR1206 premium (feito na Indonésia), e ele tem exatamente o mesmo hardware da versão prestige do mesmo ano (ferragens gotoh, nut graptech). O pré é o mesmo nos dois (da Ibanez) e a captação do premium é big singles da Nordstrand enquanto o prestige é Bartolini.
A madeira é a mesma (e o top também), tem o mesmo reforço de titânio no braço. São muito parecidos.

Mas eu sinceramente até prefiro a captação da Nordstrand (e eu tenho um Prestige um pouco mais antigo que tem esse mesmo set de captação da Bartolini).

No manual e no site eles explicavam que a diferença se encontrava no case, pois o premium vinha sem o case, (tive que comprar separado), o fretwork (que no caso do Prestige é em um nível mais alto de cuidado) e o local de fabricação (Japão, no caso do Prestige),o que deve significar em tese um controle de qualidade melhor. Mas a diferença (pelo menos no ano do meu premium) não era gritante para o prestige.

sidguitar1
Veterano
# jan/21
· votar


japonesa ,tive uma rg770 a uns 22 anos atras q vem com o plate escrito usa, mas na mao ta escrito made in japan,acredito q eram montadas nos eua,ja tive ibanez rg 770 japan,rg760 japan,uma rg 470 korea,uma jpm 100 petrucci japan, o fato de ser made japan nao garante tanta coisa pq um amigo meu tinha uma rg(nao lembro o nr) das mais baixas made in japan q nao vinha com ponte pro eddge,tinha uma ponte dessas trem 2 baratinhas da ibanez,outro aluno meu tinha uma p gilbert japan e tambem com ponte baratinha,vc pode achar uma ibanez made in japan de uma serie baixa q venha com ferragens e caps piores dq uma indonesia de uma serie melhor, assim com tem fender usa com pecas piores dq made in japan ou mexico,depende da serie,mas a grosso modo o topo da cadeia alimentar da ibanez e a made in japan

Drinho
Veterano
# jan/21 · Editado por: Drinho
· votar


Nos EUA são feitas apenas por Custom Shop, que é o processo onde você escolhe a guitarra

No caso da ibanez você não escolhe nada kkk, o custom shop deles em Los Angeles serve apenas para atender aos músicos da marca, fabricando instrumento para uso deles e desenvolvendo protótipos que são enviados para serem fabricados em série na Ásia.

Teve uma época que existiu sim ibanez feita nos EUA para o público mas faz muito tempo.

Hoje as linhas j custom e prestige que são as guitarras de nível profissional/colecionador são feitas no Japão, são ou deveriam ser excelentes instrumentos, a última RG prestige que eu toquei com captação dinarzio e tremolo lo pro edge de fábrica estava maravilhosa, uma máquina de bons sons variados e muito conforto.

A linha premium é o instrumento profissional de hoje, normalmente se usa peças boas, não tenho certeza sobre o que exatamente estão usando, mas se produz fora de um país com custo alto de mão de obra, no caso da ibanez é Indonésia.

Eles tem linha comum tipo rg 350 que é para intermediários e a GIO para iniciantes.


Ibanez é o melhor custo x beneficio em termos de guitarra de performance tipo superstrato, principalmente no mercado de usados.

Com o valor de uma rg prestige usada ou rg japao antiga usada você sequer conseguiria chegar perto de guitarras como Jackson americana, caparison, suhr modern, ou mesmo de algum luthier brasileiro que faça um trabalho bem feito.

Vale a pena.

Drinho
Veterano
# jan/21 · Editado por: Drinho
· votar


Duplo

Lelo Mig
Membro
# jan/21
· votar


Drinho
makumbator
sidguitar1

O mercado mudou muito, estou fora da música faz tempo, mas, pelo menos até perto dos anos 2000, posso garantir que nunca toquei uma Ibanez que pudesse dizer que era ruim.

Todas, sem exceção, das mais simples as mais tops, eram instrumentos muito honestos e de bons para cima.

Hoje, não sei como estão.

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


Lelo Mig
concordo. negocio e pegar a guita na mao, tirando raras series, tipo a montada nos eua, as signatures, algumas prestiges e outras series q vem ate neck true,no geral sao bem parecidas mesmo,maioria e baswood o corpo e oq muda sao as ferragens e caps, nao acho q seja a garantia total uma fender ser usa ,ou uma ibanez ser japan,mas a pergunta la do comeco
Qual delas é a mais valorizada (a americana ou a japonesa)?

vai mnha opiniao, fazendo uma analogia , duas fender de mesma serie e mesmo ano,a usa vai valer mais q a mexico,(baguio e mais complicado pq tem fender tipo a kotzen q nem sai usa ,so japan hehe)
no caso da ibanez se vc tiver duas do mesmo ano ,serie a japan vai valer mais q a indonesia (ate onde sei ,nao existe ibanez usa,tinha as montadas nos eua, mas eram made japan, por mais q anunciem no ml como americanas )
nao sei o proposito, que seja so cultural ou curiosidade hehe, mas acho q ele so quer saber isso, tipo, ibanez mais cara , q da mais status,etc, acho q e isso so ,eu acho hehe
abracao

Lelo Mig
Membro
# jan/21
· votar


sidguitar1

Sim, com relação a valorização e mesmo qualidade, não discordo.

Eu só quis frisar, que pelo menos até os anos 2000, as Ibanez eram boas guitarras, não fazia porcaria.

Têm marca que faz uns merdas nas linhas mais básicas, as Ibanez sempre achei bem honestas. Claro que uma guitarra de 1 mil, não é uma de 5 mil, ainda que do mesmo fabricante.

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


Lelo Mig

[i]Eu só quis frisar, que pelo menos até os anos 2000, as Ibanez eram boas guitarras, não fazia porcaria.
[/i
verdade, nao so a ibanez, um tempo atras um aluno levou uma fender usa standard zeradona,eu toquei na guitarra, parecia uma squier antiga ,mesmo padrao,com a diferenca do preco salgado , o padrao das guitas ta feio pra carai,acho q antes nao visavam os musicos pobres, tipo hj as prs, suhr, music man, chega num ponto q o capitalismo fala mais alto e o padrao cai hehe,acho q foi oq aconteceu com a ibanez e fender ,abracao

Drinho
Veterano
# jan/21
· votar


pelo menos até perto dos anos 2000, posso garantir que nunca toquei uma Ibanez que pudesse dizer que era ruim.

Mas cara, quando eu penso em guitarra ruim eu penso naquelas tonantes e jennifer que o braço entortava, o traste não era traste e não produzia som de nada.....

Tirando isso eu acho que não me lembro de ter ido a algum lugar e tivesse tocado em alguma guitarra de alguma marca qualquer que eu pudesse dizer que a guitarra fosse ruim.

Ok, vai ter alguma guitarra que pode ser que você goste mais, mas no geral tudo tem funcionado bem hoje em dia, só passar no luthier para deixar o negócio minimamente digno e já era.

A ibanez mais tosca que tiver já é totalmente aceitável.

sidguitar1
Veterano
# jan/21
· votar


Drinho, bem dessa, se tiver reguladinha, ou um upgradezinho nus cap legal ja fica profissa, eu nem vi q o cara q perguntou se tem ibanez americana fez a pergunta em 2005 hehehe

Paulo Heineken
Veterano
# jan/21 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


Ibanez americana é RARO de achar

Apenas as USRG, Petrucci e algumas de artistas bem específicos.

é ainda mais dificil que JCustom

"mas paulo, vi varias rg770 no mercado livre e bla bla bla"

Ok, o neckplate desses vem escrito USA mas são japonesas...longa historia da ibanez querendo abocanhar o mercado Americano.

No mais, as japonesas são infinitamente melhores que as Koreanas e Indonesia. Na verdade, curti mais as indonesias do que as koreanas. Alem do timbre, tem um acabamento melhor. Os captadores nas Indonesiana na minha opinão são até bem interessantes.

Das Japas que tive a que mais curti foi uma 570 de 1993...de longe a que tinha o melhor timbre. A prestige de 2003 tb era um tesão!

Quais eu tive? vou tentar lembrar..

Prestige Rg2550 de 2003
Prestige Rg1570 de 2006 com tone zone e air norton
Prestige Rg 1570 de 2004 com tone zone e paf pro
Prestige Rg 1550 de 2007 com Steve Specials, um single dimarzio e Paf Pro
Prestige rg 1550 de 2005
rg550 de 2002 (já postei aqui a saga dela)
rg 570 de 1993 (lo pro edge)
Rg 570 de 1991 (ponte Edge)
Premium 920qz
Ibanez Jem 7v C Alder e Ponte Edge Original

350dx e Zero, 450, Gio tb tive algumas tb durante a vida.

Das japas, a que menos curti foi a do Vai...
Nunca vi uma americana na minha frente, deve ser brutal

fontes_rio
Veterano
# jan/21
· votar


Tenho duas Ibanez Japonesas.
Uma Prestige RG 2550 Z White e uma Jem 77 FP-2.
As duas são sensacionais.

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


editei hehe

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


obs, nesse link tem os anos q foram feitas as custom usa , e tals, abracao
https://ibanez.fandom.com/wiki/USA_Custom_series

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


Paulo Heineken
After a gap in 1993 with no USA Custom models offered, the USRG line was introduced. These guitars were completely built in the United States by master luthier David Bunker and his team at PBC Guitars in Pennsylvania. These models featured PBC's patented "Tension free" neck which lacks a traditional truss rod. This line was produced from 1994 through 1996.
nao e q tem mesmo a mosca branca do olho azul hehehe, vc ta certo , ,abracao

Paulo Heineken
Veterano
# jan/21
· votar


sidguitar1
ahhhh...pq editou?

agora só não lembro se a USRG inspirou a Jpm ou o inverso!

mas, mano são lindas e provavelmente é a inspiração das ibanez premium!

sidguitar1
Veterano
# jan/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


Paulo Heineken
tinha feito uma textao mas quando achei aquele catalago e as explicacoes ja nao valia mas apena tudo oq eu tinha opinado hehe,abracao

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez Japonesa ou Americana?