Luthiers em Recife e Troca de cordas 0.9 pra 0.10 precauções....

    Autor Mensagem
    diogo_cv
    Veterano
    # jan/05


    aewa galera eu crei esse topico pq eu mudei o assunto do topic anteior... minha guitarra eh uma cort z22 ( http://equipo1.locaweb.com.br vejam na marca cort, la tem a z22) ela tem ponte fixa e talz e eu acabei d copmprar um jogo d cordas 0.10. ai eu to preocupado pq eu n sei kual o jogo d cordas q tah nela e se eu colocar as 0.10 empenar o braço ou alguma coisa. ai eu keria saber se a mudança (de 0.9 pra 0.10) e mto significativa e eh necessario levar a guita num luthier ou se da pra regular em ksa msmo. se o caso for levar pro luthier alguem ai q coneca um bom e barato aki em Recife diz ai. vlws

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    coloque as cordas, se elas ficarem mto altas tem q ajustar o tensor, mas nao precisa ficar mto grilado, o braço nao eh borraxa

    diogo_cv
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    oak

    como q eu ajusto o tensor? tp se precisar, eh so baicar a ponte eh? e tipo como eu sei q a altura das cordas esta "certa"? vlws

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    assim cara, o a funçao do tensor eh puxar o braço pra "tras", no sentido oposto ao que as cordas puxam, com esse equilibrio de força o braço fica reto, se vc poe cordas mais grossas a força eh maior, ou se poe cordas mais finas a força eh menor, e isso causa desequilibrio com a força do tensor, deixando o braço meio virado pra cima ou pra baixo, respectivamente, no primero caso as cordas ficam mais altas, oq gera desconforto pra tocar, no segundo elas ficam mto baixas, gerando muito trastejamento
    pra conferir se o tensor ta ok, aperta uma corda na primeira e na ultima casa e ve se ela acompanha certinho a linha do braço, eh normal que nas casas intermediarias ela diste um pouquinho dos trastes (coisa de 1mm), se ela tiver totalmente colada ou com uma distancia muito grande eh o caso de ajustar
    regula o tensor eh simples mas eh meio delicado tb, vc deve dar 1/4 de volta por vez e deixar um bom tempo ateh que o braço se acostume com a nova tensao (coisa de horas), por isso eh bom levar num luthier pra ele regular

    diogocv
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    aew alguem ai conhece algum luthier bom aki no recife, e q n cobre caro. vlws

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    diogo_cv
    Sempre que se troca as cordas de uma guitarra, principalmente como você fez, aumentando de 009 para 010, é necessério regulá-la....
    Não tente você ajustar o tensor, pois você poderia inutilizá-lo. Eu toco já faz algum tempo e nem me aventuro nessa. o máximo que eu faço é trocar as cordas (mas, isso já é uma obrigação, hehe). Tenho meu luthier que cuida disso....não sou nem quero ser técnico......quero apenas tocar. :)
    Conheço gente que "conseguiu" remoer o tensor de uma Gibson Les Paul (Ui!) e deu em merda..........
    Em Recife tem um cara muito competente e bom...é um cara gente boa conhecido pelo apelido "Metal"......Ele é gente muito boa mesmo, amigão...super etencioso e respeitável
    O fone dele é o (81)3271-4261...........
    Tem também Manoel que é bom, mas não conheço o trabalho dele. O fone de Manoel é (81)9974-1102. Pelo menos eram esses os números até a última vez em que falei com eles.
    Te recomendo procurar Metal, ele é competente...é ele quem regula meus instrumentos. Ele inclusive cuida dos instrumentos de muitos músicos do cenário pernambucano. E não cobra o horror de caro. Os valores dele são justos, em minha opinião.

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hehe, eu me aventuro, nao tem nenhuma regulagem que ainda nao fiz na minha guitarra :P

    diogocv
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    thecreamofclapton

    vlw ai pelas dicas e pelos fones kra, eu ja trokei as cordas e fiz akele teste de apertar a corda na 1 e na ultima ksa e vi q o braço cedeu um pouco realmente e vo leva-la num luthier, tu pode dizer ai qto custa uma ergulagem completa com esse metal? vlws

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    diogocv
    uns 60,00 reais............

    Fireman
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    thecreamofclapton

    em que bairro fica esse metal?

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bairro = Monsenhor Fabrício.....................

    É muito fácil chegar lá.......É por aquelas bandas da Avenida Caxangá. Muito fácil mesmo....Liga para ele..................

    diogocv
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sim mas eu trokei, qto custa uma regulagem simples??? so pra desempenar o braço regular as oitavas e akelas outras coisas simples. vlws

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Na realidade acho que não existe essa coisa de "regulagem simples". Regulagem só tem de um jeito, entende? Ou regula ou não regula, tá entendendo?
    Até por que, creio que por questões profissionais acho que ele não aceitaria fazer a coisa pela metade.........
    E creio também que para você não vale a pena regulá-la "parcialmente".
    Detalhe: uma vez que você a regule não precisará regulá-la nem tão cedo. uma vez regulada a guitarra não desregula assim tão facilmente não. Só precisaria regulá-la se você decidisse mais uma vez pela troca do calibre das cordas (ou voltar para 009 ou subir mais um degrau para 011)

    Quito
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu tb tava kerendo saber onde tem um luthier em recife
    eu vo ganhar minha guitarra e tal.... ai eu queria botar aqla linha branca na borda do braço, eh caro?

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Quito
    pra quê?

    Quito
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    thecreamofclapton
    eh massa, tu axa massa?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Quito
    Esse serviço é caro, complexo e não acrescenta nada ao instrumento.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthiers em Recife e Troca de cordas 0.9 pra 0.10 precauções....