F# D#m B C#?

    Autor Mensagem
    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05


    se o C fosse m, poderia solar em B, mas desse jeito o que eu faço?

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
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    acho q tem a ver com modos gregos... sei lá heeh!!!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
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    Sei lá cara... to com preguiça de pensar agora.
    Vê aí com quais notas são formados esses acordes e vê qual escala encaixa...

    seila
    Veterano
    # jan/05
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    sola em cima de cada nota

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
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    a penta de B ficou bom

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
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    gustavo macaco
    A tríade de C# é C# F G#

    Vc pode usar a penta de B, mas no momento do C#, vc não toca o F#, mas sim, o F .
    Acho que isso resolve.

    deathmeister
    Veterano
    # jan/05
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    Nao de em nenhuma escala esse negocio, vai ter que fazer emprestimo modal, mas isso dai o aldo explicou ontem num topico.

    MTI_Player
    Veterano
    # jan/05
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    gustavo macaco
    Não entendi ao certo a sua dúvida...mas se vc está em dúvida em qual escala solar nessa harmonia...é F# (escala maior)...:
    F# - tônica
    D#m - relativa menor
    B - subdominante
    C# - dominante

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
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    MTI_Player
    Cara, explica aí esse lance de dominante, subdominante, etc...
    Tõnico, relativo eu sei o q é...

    deathmeister
    Veterano
    # jan/05
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    The Blue Special Guitar

    Toma ae campeao http://batuca.no.sapo.pt/harmonia/harmfunc.htm

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: gustavo macaco
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    MTI_Player

    pode cre, nao tinha me ligado

    a penta B tinha caido bem pos algumas notas que eu usei fazem parte tanto da penta B como da maior de F#

    MTI_Player
    Veterano
    # jan/05
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    a subdominante e dominante são os nomes que se dão aos acordes do 4º e 5º graus da escala...na chamada teoria dos três acordes. Por exemplo, na escala de C maior a subdominante é o acorde de F e a dominante é G. Em D maior a subdominate é G e a dominante é A e assim por diante. É apenas uma nomenclatura para aqueles acordes que "soam melhor juntos"...os acordes de subdominante e a dominante da escala vão estar muitas vezes fazendo parte da harmonia, principalmente nas harmonias "quadradinhas"...onde a progressão dos acordes soa "bonitinho"...da mesma forma que se chama relativo menor sempre o acorde menor do 6º grau da escala...
    não sei se fui claro...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
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    deathmeister
    Muito bom esse texto... valeu!!!!!!!!!!!!

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
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    deathmeister
    empréstimo modal é quando se gira entre modos (o maior e menor)
    eu tenho pra mim que esse caso é o de harmonia em blocos (apesar de realmente ficar tudo resolvido utilizando-se o F ao invés do F# na hora do C#)
    a propósito: interessante o site. é teu?

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
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    gustavo macaco
    tu pode achar como exemplo ao que tu procuras, a harmonia de cantaloupi island. ocorre exatamente o que está ocorrendo contigo, só que com outras notas!
    x=]

    deathmeister
    Veterano
    # jan/05
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    prog_jam

    Nem eh kra, se eu entendesse metade disso, eu me dava por satisfeito eu achei no google.

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
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    deathmeister
    maneiro. queria eu ter mais colhões para fazer esse tipo de pesquisa pela net.... aprenderia muito mais que só com as aulas da guitar player.

    deathmeister
    Veterano
    # jan/05
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    Na verdade, eu acho bem melhor aprender sozinho, do que ter aula, pq 80% das pessoas que tem aula, soh aprendem o que o professor passa, eu prefiro tentar entender nem que leve 1 semana e nao ficar esperando me explicarem.

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
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    deathmeister
    ok, mas que uma ajudinha nunca cai mal.... ainda vou ter grana pra pagar um professor (tudo que aprendi até hoje foi por minha conta...).

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    F# D#m B C#

    Não tem segredo esta progressão, ela está na tonalidade de Fá# maior:

    F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F#

    A única nota que não tem o acidente # é o Si. A nota E# é a nota F na prática, mas na pauta (partitura) ou na análise ela entra com este nome mesmo.

    Então é tudo modal, veja:

    F# = modo jônio

    D#m = modo eólio

    B = modo lídio

    C# = modo mixolídio

    Sem segredos, é só uma questão de analisar corretamente os graus.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/05
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    pode usar a penta de D#m, ou qualquer outra escala derivada de D#m

    Passoka
    Veterano
    # jan/05
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    A Frígio :P

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