Autor |
Mensagem |
gustavo macaco Veterano |
# jan/05
se o C fosse m, poderia solar em B, mas desse jeito o que eu faço?
|
Paulo Feresin Veterano |
# jan/05
· votar
acho q tem a ver com modos gregos... sei lá heeh!!!
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
Sei lá cara... to com preguiça de pensar agora.
Vê aí com quais notas são formados esses acordes e vê qual escala encaixa...
|
seila Veterano |
# jan/05
· votar
sola em cima de cada nota
|
gustavo macaco Veterano |
# jan/05
· votar
a penta de B ficou bom
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
gustavo macaco
A tríade de C# é C# F G#
Vc pode usar a penta de B, mas no momento do C#, vc não toca o F#, mas sim, o F .
Acho que isso resolve.
|
deathmeister Veterano |
# jan/05
· votar
Nao de em nenhuma escala esse negocio, vai ter que fazer emprestimo modal, mas isso dai o aldo explicou ontem num topico.
|
MTI_Player Veterano |
# jan/05
· votar
gustavo macaco
Não entendi ao certo a sua dúvida...mas se vc está em dúvida em qual escala solar nessa harmonia...é F# (escala maior)...:
F# - tônica
D#m - relativa menor
B - subdominante
C# - dominante
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
MTI_Player
Cara, explica aí esse lance de dominante, subdominante, etc...
Tõnico, relativo eu sei o q é...
|
deathmeister Veterano |
# jan/05
· votar
The Blue Special Guitar
Toma ae campeao http://batuca.no.sapo.pt/harmonia/harmfunc.htm
|
gustavo macaco Veterano |
# jan/05 · Editado por: gustavo macaco
· votar
MTI_Player
pode cre, nao tinha me ligado
a penta B tinha caido bem pos algumas notas que eu usei fazem parte tanto da penta B como da maior de F#
|
MTI_Player Veterano |
# jan/05
· votar
a subdominante e dominante são os nomes que se dão aos acordes do 4º e 5º graus da escala...na chamada teoria dos três acordes. Por exemplo, na escala de C maior a subdominante é o acorde de F e a dominante é G. Em D maior a subdominate é G e a dominante é A e assim por diante. É apenas uma nomenclatura para aqueles acordes que "soam melhor juntos"...os acordes de subdominante e a dominante da escala vão estar muitas vezes fazendo parte da harmonia, principalmente nas harmonias "quadradinhas"...onde a progressão dos acordes soa "bonitinho"...da mesma forma que se chama relativo menor sempre o acorde menor do 6º grau da escala...
não sei se fui claro...
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
deathmeister
Muito bom esse texto... valeu!!!!!!!!!!!!
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
deathmeister
empréstimo modal é quando se gira entre modos (o maior e menor)
eu tenho pra mim que esse caso é o de harmonia em blocos (apesar de realmente ficar tudo resolvido utilizando-se o F ao invés do F# na hora do C#)
a propósito: interessante o site. é teu?
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
gustavo macaco
tu pode achar como exemplo ao que tu procuras, a harmonia de cantaloupi island. ocorre exatamente o que está ocorrendo contigo, só que com outras notas!
x=]
|
deathmeister Veterano |
# jan/05
· votar
prog_jam
Nem eh kra, se eu entendesse metade disso, eu me dava por satisfeito eu achei no google.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
deathmeister
maneiro. queria eu ter mais colhões para fazer esse tipo de pesquisa pela net.... aprenderia muito mais que só com as aulas da guitar player.
|
deathmeister Veterano |
# jan/05
· votar
Na verdade, eu acho bem melhor aprender sozinho, do que ter aula, pq 80% das pessoas que tem aula, soh aprendem o que o professor passa, eu prefiro tentar entender nem que leve 1 semana e nao ficar esperando me explicarem.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
deathmeister
ok, mas que uma ajudinha nunca cai mal.... ainda vou ter grana pra pagar um professor (tudo que aprendi até hoje foi por minha conta...).
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
F# D#m B C#
Não tem segredo esta progressão, ela está na tonalidade de Fá# maior:
F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F#
A única nota que não tem o acidente # é o Si. A nota E# é a nota F na prática, mas na pauta (partitura) ou na análise ela entra com este nome mesmo.
Então é tudo modal, veja:
F# = modo jônio
D#m = modo eólio
B = modo lídio
C# = modo mixolídio
Sem segredos, é só uma questão de analisar corretamente os graus.
|
renatocaster Moderador
|
# jan/05
· votar
pode usar a penta de D#m, ou qualquer outra escala derivada de D#m
|
Passoka Veterano |
# jan/05
· votar
A Frígio :P
|