Dúvida nessa base...

    Autor Mensagem
    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # jan/05


    Bom, eu criei uma música, e criei a base para o solo, e eu como sou ignorante em teoria raciocinei dessa forma na hora de solar:

    BASE
    C/A5/B5/F5

    Escalas que eu acho que posso usar dentro dessa progressão

    modo lídio para C
    modo jônio em A para A5
    natural de F para B5, e F5.

    Estaria certo teoricamente essas escalas nos acordes?, quem puder me ajudar e corrigir, obrigado!!...

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rodrigo rvssvr
    Bicho, eu usaria as escalas dentro do campo harmonico de c maior, ou seja C jonio e Am (heolio) + as pentas de C, Am e F...

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    usa maior em C e pega emprestimo modal em A5,B5 e F5.
    nota: vale lembrar que empréstimo modal é utilizar-se da escala (no nosso caso a de CM) nos únicos 2 modos existentes: menor e maior.

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    usa maior em C e pega emprestimo modal em A5,B5 e F5.
    nota: vale lembrar que empréstimo modal é utilizar-se da escala (no nosso caso a de CM) nos únicos 2 modos existentes: menor e maior.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    usa maior em C e pega emprestimo modal em A5,B5 e F5.
    nota: vale lembrar que empréstimo modal é utilizar-se da escala (no nosso caso a de CM) nos únicos 2 modos existentes: menor e maior.



    explica mais isso de emprestimo modal que eu me interessei, mas naum manjo nada disso... valeu

    filipethadeu
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ou vc pode relaxar, esquecer a teoria e ir pelo feeling da musica! :)

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Alexandre Souza
    é exatamente o que foi colocado acima. supunhetemos que a base não seja Am, D6, E7M, G9(13); mas sim A5, D5, E5, G5.
    todas estas notas (A,D,E,G) se encontram na escala de C, mas no 2° exemplo não têm definição modal (power chords ou acordes com quinta - nem maiores nem menores -) sendo assim impossível dizer outra coisa além de que estão no tom de C. aproveitamo-nos disso fazendo um empréstimo modal. como?
    Escala de C: C, D, E, F, G, A, B.
    Escala de Cm: C, D, Eb, F, G, Ab, B

    note que a única diferença são as terças e sextas bemóis. como nossa progressão não diz se temos um Am, Dm, Em ou Gm; podemos utilizar qualquer uma das duas escalas citadas acima para improvisar.
    exemplos: ouça B.B. King. ele faz muito isso.

    caso deseje saber mais, use a busca que creio ter outro tópico falando sobre isso talvez até de maneira mais rica e compreensiva.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rodrigo rvssvr
    Como já foi dito, todos os acordes estão dentro do CH de C (Am). Portand, pode usar C natural (A menor), Pentas, A menor harmônica, etc... sobre todos os acordes. Mas, se for pensar nos modos sobre cada acorde, a coisa está bem aberta. Isso porque há muitos powerchords. E, como sabemos, eles não são maiores nem menores. Sendo assim, acho que rola usar qualquer modo de A sobre A5, qualquer de B sobre B5, etc..

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    valew pessoal pelas dicas, vou colocar na prática... :)

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    humm, entendi... muito interessante cara, valeu pela explicação... vou dar uma improvisada nesse esquema pra sacar qualé

    Deji
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    B5 não é do campo harmonico de C.
    Use o modo lidio do C.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Deji
    Vixi.... bem observado! :)

    Deji
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ;-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida nessa base...