Autor |
Mensagem |
Rodrigo rvssvr Veterano |
# jan/05
Bom, eu criei uma música, e criei a base para o solo, e eu como sou ignorante em teoria raciocinei dessa forma na hora de solar:
BASE
C/A5/B5/F5
Escalas que eu acho que posso usar dentro dessa progressão
modo lídio para C
modo jônio em A para A5
natural de F para B5, e F5.
Estaria certo teoricamente essas escalas nos acordes?, quem puder me ajudar e corrigir, obrigado!!...
|
Alexandre Souza Veterano |
# jan/05
· votar
Rodrigo rvssvr
Bicho, eu usaria as escalas dentro do campo harmonico de c maior, ou seja C jonio e Am (heolio) + as pentas de C, Am e F...
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
usa maior em C e pega emprestimo modal em A5,B5 e F5.
nota: vale lembrar que empréstimo modal é utilizar-se da escala (no nosso caso a de CM) nos únicos 2 modos existentes: menor e maior.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
nota: vale lembrar que empréstimo modal é utilizar-se da escala (no nosso caso a de CM) nos únicos 2 modos existentes: menor e maior.
|
# jan/05
· votar
prog_jam
explica mais isso de emprestimo modal que eu me interessei, mas naum manjo nada disso... valeu
|
filipethadeu Veterano |
# jan/05
· votar
ou vc pode relaxar, esquecer a teoria e ir pelo feeling da musica! :)
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
Alexandre Souza
é exatamente o que foi colocado acima. supunhetemos que a base não seja Am, D6, E7M, G9(13); mas sim A5, D5, E5, G5.
todas estas notas (A,D,E,G) se encontram na escala de C, mas no 2° exemplo não têm definição modal (power chords ou acordes com quinta - nem maiores nem menores -) sendo assim impossível dizer outra coisa além de que estão no tom de C. aproveitamo-nos disso fazendo um empréstimo modal. como?
Escala de C: C, D, E, F, G, A, B.
Escala de Cm: C, D, Eb, F, G, Ab, B
note que a única diferença são as terças e sextas bemóis. como nossa progressão não diz se temos um Am, Dm, Em ou Gm; podemos utilizar qualquer uma das duas escalas citadas acima para improvisar.
exemplos: ouça B.B. King. ele faz muito isso.
caso deseje saber mais, use a busca que creio ter outro tópico falando sobre isso talvez até de maneira mais rica e compreensiva.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
· votar
Rodrigo rvssvr
Como já foi dito, todos os acordes estão dentro do CH de C (Am). Portand, pode usar C natural (A menor), Pentas, A menor harmônica, etc... sobre todos os acordes. Mas, se for pensar nos modos sobre cada acorde, a coisa está bem aberta. Isso porque há muitos powerchords. E, como sabemos, eles não são maiores nem menores. Sendo assim, acho que rola usar qualquer modo de A sobre A5, qualquer de B sobre B5, etc..
|
Rodrigo rvssvr Veterano |
# jan/05
· votar
valew pessoal pelas dicas, vou colocar na prática... :)
|
# jan/05
· votar
prog_jam
humm, entendi... muito interessante cara, valeu pela explicação... vou dar uma improvisada nesse esquema pra sacar qualé
|
Deji Veterano |
# jan/05
· votar
B5 não é do campo harmonico de C.
Use o modo lidio do C.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
· votar
Deji
Vixi.... bem observado! :)