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gustavo macaco Veterano |
# jan/05
eu so manjo de CH M e m, onde estão esses dois acordes?
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Agente Smith Veterano |
# jan/05
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gustavo macaco acho q em D Maior
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Paulo Feresin Veterano |
# jan/05
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CH?
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Agente Smith Veterano |
# jan/05
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Paulo Feresin
campo harmonico
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LeandroP Moderador |
# jan/05 · Editado por: Moderador
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gustavo macaco
D/F# é apenas uma inversão de Ré maior.
Veja, o Ré maior é formado por D - F# - A (T, 3 e 5), o D/F# é a primeira inversão, pois é o Ré com a 3ª no baixo. A segunda inversão já é com a 5ª no baixo --> D/A
Então onde tiver o acorde Ré maior, você pode usar D/F# ou D/A. Mas preste atenção se a linha de baixo vai harmonizar legal. Por exemplo, numa progressão:
| G - D - Em | ----> uma inversão de
Ré (D/F#) seria conveniente, porque o baixo desceria diatonicamente:
G --> F# --> E
e-------------------------------------
B----------|----------------3--3--0---
G----------|----------------4--2--0---
D----------|-0--2--0- ou ---5--4--2---
A----------|-2--0--2------------------
E--3--2--0-|-3--2--2------------------
G D/F# Em G D/F# Em
Veja como desceu o baixo fazendo uma condução de G para E
(utilizando a nota F# do acorde Ré como uma ponte)
Já o D4 pode até ser usado na função de tônica, mas como de passagem. E mesmo neste caso seria melhor representado se fosse chamado de D11.
Repousar neste acorde deixa algo no ar, cria uma espectativa.
É muito comum usar ele como função dominante, junto da sétima menor: D7(4)/F#
Quando é dominante (mixolídio) é D4
(aí você já sabe que pode ter sétima menor)
Quando é tônica (jônio) é D11
(aí você já sabe que pode ter sétima maior)
Isso vale tanto pra acordes, arpejos, escalas, enfim, base e solo.
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
iá grande moderador agora?
mereceu...saca MUITO de música,vai tomar no cu;
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
iá grande moderador agora?
mereceu...saca MUITO de música,vai tomar no cu;
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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nothing else matters
Pô... vai mandar eu tomar 2 vezes seguidas?! (he he he)
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Paulo Feresin Veterano |
# jan/05
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Agente Smith
ah sim.. hehe!
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
se tiver "preparo físico" seu madruga,pode ser
zuera
auEHaeuh
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gustavo macaco Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
ok, entao uso o CH dee D maior mesmo?
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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nothing else matters
Sou muito magro pra isso... diga pras garotas do E.S. que sou Light!, 0% de gordura
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
aygeyAGYAEgAEYG
Tá certo
Só uma coisa,bem que você poderia fazer um topico sobre inversoes heim?!
hehe
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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gustavo macaco
Sim, e também no de Sol (aí ele vira mixolídio).
Ah, o D/A pode ser usado como lídio (funciona muito bem), dentro da tonalidade de Lá maior:
| A | D/A |
ou
| A7M | D/A |
e mais... muito mais.
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Fear of the dark Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
EXistem regras para as inversões de acorde?
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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Não sei se existem regras pra inverter as tríades ou os acordes. Acho que vale saber escolher e conhecer bem a sonoridade de cada inversão. Nisso é livre.
Em acordes menores também ocorrem umas inversões interessantes. Por exemplo, se quiser passar de um Bm pra um G, é fácil inserir um Bm/A. Neste caso foi usada a terceira inversão, pois a sétima do acorde entrou no baixo, fazendo a ponte.
Em acorde maiores também pode ocorrer de entrar a sétima menor no baixo, como preparação:
| A | A/G | D/F# | F | repete (se quiser, claro)
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Fear of the dark Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
Ah sim...
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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Fear of the dark
Deu pra sacar?
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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Só uma coisa,bem que você poderia fazer um topico sobre inversoes heim?!
hehe
(2)
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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nothing else matters
Que nada... o que mais tem pra falar sobre inversões?!
Qualquer coisa pergunta aqui mesmo, certo?!
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nothing else matters Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
é verdadee,talvez você tinha alguma carta atrtás da manga,heheh
Po,mas blz intão...
Valeu,vou dormir.
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renatocaster Moderador
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# jan/05
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D/F# pode estar em vários CH, pois se trata de um acorde de 1ª inversão ou seja, o baixo passa ser a 3ª do acorde, q neste caso é o F#
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de7onautabr Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
tenho uma dúvida!
só existem os C.H dos M e m? dos # e b e etc ñ existem?
vlw
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BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
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de7onautabr
Sua dúvida está um pouco confusa... As coisas que você indicou são diferentes. Sustenido (#) e Bemol (b) indicam que a nota é foi alterada em meio tom acima ou abaixo. Já M e m se referem à tonalidade (Maior e Menor). Todas essas coisas podem existir, ao mesmo tempo, em um acorde. Por exemplo:
C#m (Dó sustenido menor)
Bb (Si bemol. No caso de acordes maiores, não é necessário indicar o M)
E a construção dos campos harmônicos dos desses acordes é idêntica à dos outros...
[]'s
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danubio_gpi Veterano |
# jan/05
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Uma coisa que eu tenho notado; os campos harmonicos a cada dia que passa eles vão ficando maiores, ou seja a cada dia regras vão sendo quebradas ou modificadas
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danubio_gpi Veterano |
# jan/05
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tem algumas melodias que de repente entra uns acordes que não tm nada haver com o CH, e o pior é que fica legal
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BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
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danubio_gpi
"Regras foram feitas para serem quebradas!" ;)
Mas, porque você acha que os CH vão ficando maiores?
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de7onautabr Veterano |
# jan/05
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BlaCk LaBeL
tem acordes q ñ tem no C.H. Pq isso?
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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de7onautabr
Não tem em um C.H., mas tem em outro... e quem disse que não podemos combinar os C.H. ?! É aí que está o grande barato; saber misturar as coisas.
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The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
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Uma música que tem variação de baixo legal é uma do Creedence, Ever see the rain, alguma coisa assim...
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