D4 e D/F# - qual CH?

    Autor Mensagem
    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05


    eu so manjo de CH M e m, onde estão esses dois acordes?

    Agente Smith
    Veterano
    # jan/05
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    gustavo macaco acho q em D Maior

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
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    CH?

    Agente Smith
    Veterano
    # jan/05
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    Paulo Feresin
    campo harmonico

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05 · Editado por: Moderador
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    gustavo macaco

    D/F# é apenas uma inversão de Ré maior.

    Veja, o Ré maior é formado por D - F# - A (T, 3 e 5), o D/F# é a primeira inversão, pois é o Ré com a 3ª no baixo. A segunda inversão já é com a 5ª no baixo --> D/A

    Então onde tiver o acorde Ré maior, você pode usar D/F# ou D/A. Mas preste atenção se a linha de baixo vai harmonizar legal. Por exemplo, numa progressão:

    | G - D - Em | ----> uma inversão de
    Ré (D/F#) seria conveniente, porque o baixo desceria diatonicamente:

    G --> F# --> E



    e-------------------------------------
    B----------|----------------3--3--0---
    G----------|----------------4--2--0---
    D----------|-0--2--0- ou ---5--4--2---
    A----------|-2--0--2------------------
    E--3--2--0-|-3--2--2------------------

    G D/F# Em G D/F# Em



    Veja como desceu o baixo fazendo uma condução de G para E
    (utilizando a nota F# do acorde Ré como uma ponte)


    Já o D4 pode até ser usado na função de tônica, mas como de passagem. E mesmo neste caso seria melhor representado se fosse chamado de D11.

    Repousar neste acorde deixa algo no ar, cria uma espectativa.

    É muito comum usar ele como função dominante, junto da sétima menor: D7(4)/F#

    Quando é dominante (mixolídio) é D4
    (aí você já sabe que pode ter sétima menor)

    Quando é tônica (jônio) é D11
    (aí você já sabe que pode ter sétima maior)

    Isso vale tanto pra acordes, arpejos, escalas, enfim, base e solo.

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    iá grande moderador agora?
    mereceu...saca MUITO de música,vai tomar no cu;

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    iá grande moderador agora?
    mereceu...saca MUITO de música,vai tomar no cu;

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    nothing else matters

    Pô... vai mandar eu tomar 2 vezes seguidas?! (he he he)

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
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    Agente Smith


    ah sim.. hehe!

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    se tiver "preparo físico" seu madruga,pode ser

    zuera
    auEHaeuh

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci

    ok, entao uso o CH dee D maior mesmo?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    nothing else matters

    Sou muito magro pra isso... diga pras garotas do E.S. que sou Light!, 0% de gordura

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    aygeyAGYAEgAEYG
    Tá certo


    Só uma coisa,bem que você poderia fazer um topico sobre inversoes heim?!
    hehe

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    gustavo macaco

    Sim, e também no de Sol (aí ele vira mixolídio).


    Ah, o D/A pode ser usado como lídio (funciona muito bem), dentro da tonalidade de Lá maior:

    | A | D/A |

    ou

    | A7M | D/A |

    e mais... muito mais.

    Fear of the dark
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    EXistem regras para as inversões de acorde?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    Não sei se existem regras pra inverter as tríades ou os acordes. Acho que vale saber escolher e conhecer bem a sonoridade de cada inversão. Nisso é livre.

    Em acordes menores também ocorrem umas inversões interessantes. Por exemplo, se quiser passar de um Bm pra um G, é fácil inserir um Bm/A. Neste caso foi usada a terceira inversão, pois a sétima do acorde entrou no baixo, fazendo a ponte.

    Em acorde maiores também pode ocorrer de entrar a sétima menor no baixo, como preparação:



    | A | A/G | D/F# | F | repete (se quiser, claro)



    Fear of the dark
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    Ah sim...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    Fear of the dark

    Deu pra sacar?

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    Só uma coisa,bem que você poderia fazer um topico sobre inversoes heim?!
    hehe
    (2)


    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    nothing else matters

    Que nada... o que mais tem pra falar sobre inversões?!

    Qualquer coisa pergunta aqui mesmo, certo?!

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci
    é verdadee,talvez você tinha alguma carta atrtás da manga,heheh
    Po,mas blz intão...
    Valeu,vou dormir.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/05
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    D/F# pode estar em vários CH, pois se trata de um acorde de 1ª inversão ou seja, o baixo passa ser a 3ª do acorde, q neste caso é o F#

    de7onautabr
    Veterano
    # jan/05
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    LeandroPanucci


    tenho uma dúvida!

    só existem os C.H dos M e m? dos # e b e etc ñ existem?

    vlw

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
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    de7onautabr
    Sua dúvida está um pouco confusa... As coisas que você indicou são diferentes. Sustenido (#) e Bemol (b) indicam que a nota é foi alterada em meio tom acima ou abaixo. Já M e m se referem à tonalidade (Maior e Menor). Todas essas coisas podem existir, ao mesmo tempo, em um acorde. Por exemplo:

    C#m (Dó sustenido menor)
    Bb (Si bemol. No caso de acordes maiores, não é necessário indicar o M)

    E a construção dos campos harmônicos dos desses acordes é idêntica à dos outros...

    []'s

    danubio_gpi
    Veterano
    # jan/05
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    Uma coisa que eu tenho notado; os campos harmonicos a cada dia que passa eles vão ficando maiores, ou seja a cada dia regras vão sendo quebradas ou modificadas

    danubio_gpi
    Veterano
    # jan/05
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    tem algumas melodias que de repente entra uns acordes que não tm nada haver com o CH, e o pior é que fica legal

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
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    danubio_gpi
    "Regras foram feitas para serem quebradas!" ;)
    Mas, porque você acha que os CH vão ficando maiores?

    de7onautabr
    Veterano
    # jan/05
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    BlaCk LaBeL

    tem acordes q ñ tem no C.H. Pq isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
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    de7onautabr

    Não tem em um C.H., mas tem em outro... e quem disse que não podemos combinar os C.H. ?! É aí que está o grande barato; saber misturar as coisas.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
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    Uma música que tem variação de baixo legal é uma do Creedence, Ever see the rain, alguma coisa assim...

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