Iniciante e noob precisando de ajuda!!!

Autor Mensagem
Leandro Brito
Veterano
# jan/05


Aew galera fmz!
Então eu começei a tocar violão a 6 meses sozinho e to afim de pegar uma guita porém eu não tenho noção nenhuma sobre o assunto, tipo eu nunca toquei em uma, por isso não tenho nem idéia de qual é a sensação e o mais difícil não conheço nínguem que toque e possa me ajudar, mas mesmo assim eu curto muito o instrumento. Agora consegui juntar uma grana e acho que já da pra começar por isso queria a ajuda de vocês porque pretendo pegar uma guitarra usada e um amp. Quero coisa simples mais que seja boa entende (nada que seja muito caro, um equipamento humilde já que vou tocar sozinho mesmo).
O que devo olhar, perguntar, testar etc.?

Valew ate +

Deji
Veterano
# jan/05
· votar


Quanto vc tem pra gastar? Que estilo pretende tocar?

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Se quiser comprar minha Samick Strato ( belíssima guitarra ) preciso urgente... se quiser comprar R$220,00 + frete!
Mande seu mail para mim! Nova tá R$380!!
Novinha novinha ela tá... é que tô precisando vender urgente!

Ela é boa pra caramba... :)
Pode perguntar pra galera aqui!

Marisco
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Quanto vc tem pra gastar? Que estilo pretende tocar? (2)

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Tenho uns R$ 500 pra gastar na guita e no amp.
Quero tocar coisas do tipo Guns, Iron, Metallica e coisas do tipo. Falando nisso qual modelo seria melhor strato ou les paul (umas das poucas coisas q sei)

kevinmoore

Se realmente for boa até podemos pensar no assunto. Tem foto dela?

Robinson
Veterano
# jan/05
· votar


Meu amigo, realmente sua empreitada é um bocado difícil, isto é: comprar uma guitarra e um amp sem conhecer o assunto. São muitos detalhes a ser observados e vou te dar alguns mas não dá pra garantir que vc consiga percebe-los. Primeiramente é bom saber que uma guitarra não é mesma coisa que um violão embora a afinação seja a mesma e a construção deacordes e melodias seja idêntica quase. A guitarra é mais pesada, as cordas são de aço e enferrujam desgastándo-se com rapidéz, portanto se não se cúidam nem se trocam com frequência, os trastes (arames metálicos por cima da escala) se desgastam exigindo uma dispendiosa troca. Mas vamos lá, o que deve ser observado numa guitarra:
a) A madeira empregada. Não pode ser aglomerado nem compensado pois são "fragmentos demadeira" adherido por cola que não permite um bom timbre nem reparos caso sejam necesários. A madeira deve ser nobre e devidamente seca e isto só é possível ser observado abrindo alguma das tampas que cobrem parte eletrônica ou mecânica. Nunca acredite no vendedor, ele vai fazer e dizer tudo para poder vender.
b) As condições do braço: pegue o instrumento com a parte do corpo voltada para o seu rosto como se fosse usa-la feito um fusil e observe a escala prestando atenção à curvatura. Ela deve ser muito ténue e simetrica (de ambos lados da escala) e os trastes devem ser bem paralelos uns dos outros feito os dormentes de um trem. Seria muito bom poder conferir a afinação da guitarra para verificar se afina em todos os trastes e para isto se usa uma série de artifícios difíceis de descrever aqui. Uma dica é faxer um desenho de acorde básico pergorrendo todos os trástes e verificando que não ocorra nenhum deslocamento de afinação. Se isto acontecer, uma de 3: os trastes não foram instalados corretamente, o braço ou a escala estão tortos, ou a guitarra precisa de uma regulagem.
c) Verificar o acabamento dos trastes: se estão bem polidos e arredondados. Se estiverem com o topo "achatado" ou "reto" é porque foram limados e isto não é normal num instrumento para venda.
d) Verifique a parte elêtrica: toque um acorde ou uma nota e enquanto está tocando mude a chave de seleção de captadores de um lado a outro pois não deve fazer barulho, tem de ser silenciosa. Caso contrário, indica a presença de ferrugem em algum ponto do fluxo elêtrico. Faça mesma coisa com os potenciômetros.
d) Caso seja um modelo dotado de alavanca tente acioná-la depois de ter afinado a guitarra, verifique se depois da alavancada a guitarra permanece afinada. Caso contrário, uma de 3: a guitarra não está corretamente regulada, os componentes não são muito precisos (amolas, pestana, tarraxas) ou o sistema foi mal concebido.
Bem, isto é uma observação simples e mesmo assim méio difícil para um iniciante.
Saiba que o modelo escolhido faz toda a diferência do mundo. Um modelo tipo strato tem captadores singles que geram um pouco de ruído porém tem um som muito cristalino e anasalado (muito bonito por sinal). Uma strato tem um peso mais leve que uma Les Paul e um desenho de corpo bastante confortável.
Um modelo Les Paul ou outros que tenham captadores duplos não geram ruídos e possuem um som mais "gordo" ou encorpado, com menos agudos que um single. Geralmente seu peso é maior e o tipo de desenho de corpo pode não ser suficientemente confortável.
Guitarras sem alavanca ou com alavancas cuja ponte se apóiam plenamente na madeira costumam ter um bom sustain. Já as guitarras com alavancas de pontes do tipo "flutuante" (com apenas dois pivós que elevan a ponte por sobre o corpo) pruducem menos sustain mas isto pode ser resolvido usando-se uma distorção fortíssima que compensará a deficiência mas... acha ouvidos!
Bem, tem alguns modelos que são bons e não são excesívamente caros como a YAMAHA PACÍFICA 112 e a FENDER SQUIER, ambas tipo STRATO.
Das nacionais tem a TAGIMA porém o que eu não gosto destas guitarras é o seu preço que não chega a ser tão econômico assim e vc pode encontrar importadas pelo preço da TAGIMA, e o fato de que não há um controle dequalida rigoroso na sua construção até porque os problemas apresentados por uma guitarra não são os mesmos de uma outra da mesma marca e modelo. Dá pra confiar num instrumento assim?
Bem, tentei ajudar.
Abç!

Robinson
Veterano
# jan/05
· votar


Ahn!... não sei se com 500 prátas dá pra comprar sequer uma guitarra razoável. Terá de procurar em classificados de usados mais aí vc estará exposto a deixar pasar desapercibido algúm problema sério.

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Robinson

Valew cara você ajudou muito mais muito mesmo apesar de terem coisas que eu nunca tinha pensando em fazer eu já estou um pouco mais por dentro do assunto. Brigadão cara sua explicação foi 10!!!

Se alguém mais puder ajudar com marcas modelos para meu estilo de música ou dicas mesmo que sejam simples postem aí por favor.

Valew galera
Abraço

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito


veuo p/ comessar tem as guitarrinahs Eagle, tem umas modelo strato que saum bem legaizinhas, nova deve ta uns 400 conto uma, sua grana ta apertada, se eu fosse vc dava essa grana de entrada em uma guitarrinha legal e um amplier, amplificador bom e barato p/ estudo é o atomic drive da meteoro


se vc conseguir pegar uma eagle e um atomic drive, ja da p/ brinca legal, ai com o tempo vc vai melhorando o equip. ;)


smais procure outras guitarras tmb

Deji
Veterano
# jan/05
· votar


Compre um Peavey Rage usado e uma Shelter Strato FST-62.

VAi gastar uns 500 a 600 e vai ter um equipamento bom.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/05
· votar


ó o amplier........
é esse aqui

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24723737


e a guitarrinha........



se vc comprar usado da p/ pegar coisa melhor até, e pelo que vc disse querer tocar o ideal'é guitarra com captador duplo,,,, aqueles largos...


http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24672357

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/05
· votar


Deji


ja melhoro bastante, boa dica

Deji
Veterano
# jan/05
· votar


Guitarra Nova 549,00 http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=48654
Deve encontrar por 300 usada.

Amp Novo 283,00
http://www.gangmusic.com.br/fr_detalhe.asp?id=2397
Deve encontrar usado por 200.

Esse é o melhor equipamento por esse preço.

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Me passa teu mail que eu te mando fotos!
Samick é bem melhor que Eagle, e outra! Pelo preço que eu estou querendo... tá muito barato, pq tô precisando mesmo!

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


http://www.wek.com.br/produto_detalhe.asp?id=399
Dê uma olhada nela!
Só que a minha o braço é escuro ( rosewood )!

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


e-mail
leandroncb@ig.com.br

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Mandei o mail, dê uma editada ae nesse mail para naum mandarem spam!
;)

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Qual é a diferença da cor do braço além da própria cor?

JediKnight
Veterano
# jan/05
· votar


xiiii, mas por 500 não leva nem a azulsinha .

Siga os conselhos do pessoal acima

dhelly
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
To interressada na tua guitar samick

Se nao tiver vendido, entra em contato comigo:
dhelly @walla.com

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


dhelly
mandei!!

JediKnight
Veterano
# jan/05
· votar


Ibanez GRX 70. Cor azul.
Por 600 leva.

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


Qual é a diferença da cor do braço além da própria cor?

Não entendi?
A cor do braço muda por ser madeira diferente!
Mas refaça a pergunta... pois não entendi!

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Muda muito o som de uma cor para outra? Qual a diferença em relação ao som da madeira clara para a escura.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Diz-se que a madeira clara (que, geralmente é maple), dá um som mais agudo. E a escura (que, geralmente é rosewood) privelegia os graves. Meu conselho: não esquente muito com isso.

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


E esse negócio do amplificador ja vir com distorção ou ter entrada pra pedais? Tem q ter quantas entradas? Aff to muito por fora disso

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Dei uma ligada em algumas lojas aqui em Bauru e perguntei sobre amplificadores usados o cara falou q tinha um Amp Master 330,00 e em outro lugar tinha um Shelton (nao sei se e assim q escreve) 276,00 com distorção

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito
Se você está começando, pegue esses de 15 ou 30 watts. Eles já vem com distorção e, alguns, com reverb.
Eu recomendo pegar um usado. Numa faixa de R$ 150 à R$ 250, você vai encontrar uns da Marshall, Peavey, Crate, Meteoro, Warm Music, etc...

Deji
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


Guitarra Nova 549,00 http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=48654
<br>Deve encontrar por 300 usada.
<br>
<br>Amp Novo 283,00
<br>http://www.gangmusic.com.br/fr_detalhe.asp?id=2397
<br>Deve encontrar usado por 200.
<br>
<br>Esse amp, ja vem com distorção.
<br>
<br>compra esse aí...
<br>

kevinmoore
Veterano
# jan/05
· votar


Vishi... esse Rage é um lixo!
Compra um Nitrous Drive da Meteoro!
Dist legal, e R$220 vc compra um novo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciante e noob precisando de ajuda!!!