Improvisaçao Gestuais

    Autor Mensagem
    Jimmy_Page
    Veterano
    # dez/04


    Ae galera!

    Encontrei um cara q a sua metodologia de improviso é bem diferente, e que se não me engano, grande mestres da improvisação como John Coltrane improvisava desse modo!
    Essa metodologia dele é para se improvisar com o ouvido, sem pensar em modos e nem escala...! NA PURA CRIATIVIDADE!

    Vcs concordam? Qual de vcs improvisam assim? Quais os guitarristas famosos q usam essa tecnia? Dêem suas opiniões!

    Para saberem mais sobre esse tipo de improvisacao : http://www.geocities.com/emiliocantini/aulas.html

    []'s

    Bico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não acessei o link, mas acho q sei do q se trata...

    Conheço gente q improvisa sem saber nada de teoria, muitos músicos de jazz improvisam desse modo. Sei de alguns q falaram algo do tipo: "Estudei música durante 30 anos, pra no final das contas, saber q não precisava saber de nada daquilo.." Mas não nego a hipótese de q a "bagagem" desses caras continua os influenciando inconscientemente.

    Eu acredito q isso seje possível, mas não é fácil. Cada pessoa tem seu modo de aprender, assimilar e criar... Ir achando q é fácil fazer isso é errado. Mas eu tb não sei teoria e crio músicas muito melhores do q muitos de meus amigos q manjam muito de teoria (modéstia à parte, hehe). Mas ando interessado em aprender teoria musical, até peguei um livro emprestado de um amigo meu, sobre improvisação (conhecimento nunca é demais).

    Andei discutindo com algumas pessoas em tópicos aqui no fórum, sobre "não ligar" pra teoria, talvez vc ache os tais tópicos usando a busca. Mas no geral a galera não admite q é possível ser bom músico sem saber teoria (não digo nada sobre ser o modo ideal). Até citei vários exemplos de músicos famosos (e renomados) q admitiram não saber nada de teoria. Mas tentar defender esse ponto de vista é foda.

    Jimmy_Page
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bico

    Quais sao eses musicos famosos q nao sabem de teoria?

    Bico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não gosto muito de citar, mesmo pq eu nem tenho tanta certeza q os caras q acho q não sabem nada de teoria, realmente não sabem, hehe.

    Mas o James Hetfield, q cria pra carái no Metallica (ví ele falando q não sabia como ia passar as músicas pro pessoal da orquestra. Ele até brincou falando q ia ficar mostrando no braço da guitarra, tipo: primeiro vc faz assim, depois assim...), Billy Sheehan (peguei um vídeo dele, onde ele comenta q muita gente não acredita q ele não usa nada de teoria, só decorou algumas escalas, se não me engano...)
    Já ouvi falar q Slash e até Van halen tb não usam teoria pra criar (mas esses eu não garanto pq só "ouvi falar") e tem muito mas q eu não tô me lembrando ou a fonte não é segura, hehe.

    guitarist from hell
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ja ouvi falar isso.. acho q a maioria dos guitarristas q fazem isso tocam Jazz e Blues.. deve ter mais outros q tocam outros estilos q tb fazem isso.. mas essa tecnica é bem caracteristica desses dois estilos..
    eu particularmente não consigo solar assim.. sem seguir nenhuma escala.. improvisar so de ouvido.. esse é um defeito meu.. meu ouvido é muito "exigente" com essas coisas.. mesmo pq eu sempre tive o costume de tocar exatamente igual a musica original.. e apos sabe tocar ela direitinho.. improvisar usando as notas e frases q eu toquei e aprendi com aquela musica e outras eu ja sei tb.. e juntar tudo pra tentar fazer algo decente sem copiar ninguem.. a unica coisa q eu me concentro em não fazer é não bater nenhuma nota fora da escala..
    isso é errado pra quem quer ser musico de verdade.. mas eu sempre fui assim.. e agora vai ser impossivel acostumar o ouvido com as "outside notes"

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Jimmy_Page

    A um tempo atras aqui no forum eu postei algo sobre esse Emilio Cantini e improvisaçao Livre. Ele é italiano e mora na minha cidade (Nova Friburgo/RJ) e eu assisti um workshop dele. Ele disse basicamente pro cara treinar o exercicio dos dedos livres, onde vc toca qualquer nota em qualquer posicao do braço, sem regra alguma e sem pensar em nada, apenas se concentrar no som. Ele disse que fazendo isso desenvolve a musicalidade, técnica, e capacidade de improvisação. Eu ando fazendo esse exercicio. No começo eu achei: porra, esse cara ta maluco, e talz, mas depois eu mesmo senti que criava frases mais inteligentes, frases que eu nunca imaginei fazer. Ele disse tambem que os maiores improvisadores de jazz nao pensam em absolutamente nada, se guiam pelo ouvido. Mostrou tambem uns lances de bebop, onde vc toca uma nota "errada" ao acorde, ai se soa mal, vc aumenta ou diminui 1 semiton, que soara bem provavelmente. Ex: A acorde de Dó maior (C E G) ai vc toca a nota eb, vai soar mal, ai se vc da um slide pra cima, vira mi que é nota do acorde

    renatocaster
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    guitarist from hell

    é verdade, guitarristas de blues naum sacam muito de teoria, mas tocam com muita sensatez e coerência.

    Jimmy_Page
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    nightWolf

    oa.. me da teu msn.. q ai a gente pode conversar melhor sobre esse tipo de improvisacao e tal..!

    guitarist from hell
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    renatocaster

    só é.. vai intender oq passa na cabeça desses caras

    renatocaster
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    guitarist from hell

    naum quero nem imaginar como eles conseguem fazer isso...

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Jimmy_Page

    Eu tenho ICQ 325660406

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisaçao Gestuais