Planejamento correto de estudo.

    Autor Mensagem
    Rodrigo_Lucas
    Veterano
    # dez/04


    Com certeza aki tem tudo q um iniciante precisa saber porem tem q fikar caçando uma koisinha aki e ali ... pronto ja tenhu tudo e agora qual a sequencia correta?? mtos falam q estudar kom professor e melhor por causa d mtos koisas dentre elas a sequencia d estudo ..... mais como sei q aki tem otimos musicos resolvi pedir ajuda d todos ... enfim qual a sequencia correta para akeles teimosos q kerem aprender sozinho?? obrigado

    Mera
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Mera
    · votar


    Postei no topico errado.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Rodrigo_Lucas
    Você toca há algum tempo ou tá começando agora?

    Rodrigo_Lucas
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    black label
    ae brother toko ha poko tempo saka,seis meses d violao e um mes q komprei guitarra ..... peguei mta koisa aki no cifra club escalas cifras e eu acho q ando estudando as koisas d forma desordenada,to kom mta mta koisa pra estudar porem, nao konsigo descobrir a ordem dos fatores entende? pq a ordem dos fatores altera o produto nesse caso (eu acho q sim pelo menos) c puder me ajudar diga qual a sequencia q devo seguir vlw .

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    up pro cara

    andrezito69
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    quero sabe tbm up

    Livin in Sin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Naum faça como eu tentar aprender tudo de uma vez, eu num gosto, mas as vezes eu to tocando uma coisa do Paul gilbert, eu penso naquele do jason becker, depois daquela lição da revista, depois steve vai , depois fico brincando na frente do espelhho. hehe

    Paulo Feresin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    acho q vc deve começar apredendo escalas maiores, depois as menores pq são mais dificil por existir 3 tipos de menores....

    depois vai vendo harmonização.... arpejos... modos gregos!!!

    mas num confia mto não cara... num so nenhum prof naum hehe!

    daki a poco vem alguem q manja e dá a dica certa!

    abraços!!!

    derrick_capone
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Procura um professor que rende muito mais, porque nem tudo tem na internet, e o cara vai ti dar um feedback profissional de como vc está.

    Agente Smith
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ae cara, do jeito q c quiser. nessas ferias eu vou mudar o meu treino. Treino Serio Um dia, e fico Brincando Com a guita no outro. E eu vou procurar treinar mais ligados,Palhetada alternada, sweep, E tapping(vou começar a fazer com todos os dedos da mão direita)

    Rodrigo_Lucas
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    é isso ae galera vlw taum me ajudando mto ..... continuem dando as dikas to quase konseguindo ordenar meus estudos ... pq e foda as vezes da vontade d tenta tira akela musika mais depois a gente v ki num toka nada ai pensa po antes deu tira uma musika eu tenhu q aprender teoria sei la eu acho isso o mais komplikado ... o q estudar ........ teoria cromatismo tablatura partitura o braço da guitarra enfim tudo deve ser estudado mais acredito q tem uma ordem tipo matematika ...é prejudicial a gente komeça pelo meio depois ir pro final ai depois ir pro komeço ..... acaba q a gente sente q num ta aprendendo legal num rende sei la vlw galera obrigado pelas dicas

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Rodrigo_Lucas
    Bom... não sei exatamente qual seu grau de conhecimento, mas aí vão umas sugestões...

    - Estudar o braço da guita. Principalmente as regiões que costumam ser mais "obscuras". Uma maneira de fazer é ir pensando (ou até mesmo dizendo) nos nomes das notas à medida que as toca.

    - Exercícios pra técnica básica. Aí entram os famosos 1234 e outros exercícios cromáticos. Sempre acompanhado por metrônomo.

    - Escalas e padrões. Comece pela maior e penta menor, depois passe para menor harmônica, etc...

    - Ligados.

    - Arpejos.

    - Tapping.

    - Acordes.

    - Repertório.

    - Teoria.

    David Cristian
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    kra pra mim música é uma linguagem, e sendo uma linguagem nem tudo sabemos falar, o interessante é que vc começa a estudar e depois ao longo do TEMPO vc percebe uma maior INTIMIDADE com ele, estude o que vier, planejar para um auto didata é complicado vc nunca consegue seguir seu plano.
    INTIMIDADE é o segredo e isso vem com o tempo.
    Abrajos!!!

    dhelly
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    acho q essa foi a resposta mais coerente.... ter uma intimidade com o instrumento isso pra um autodidata e essencial. A maior diferenca entre vc e alguem q tem um prof eh que o que tem o prof vai desenvolver mais rapido que vc, mas vc tem a vantagem de conhecer as coisas com mais profundidade. Sei pois aconteceu comigo assim, poxa quase chorei quando conseguir ver os intervalos no braço da guitarra pela primeira vez...

    Passoka
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dá uma olhada no site do IGT

    http://territorio.terra.com.br/canais/emt/downloads/getFile.asp?codFil e=25&codarea=2

    Digao
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Rodrigo_Lucas

    Vc tem q ter prioridades... a curto medio e longo prazo... por exemplo...

    Pra quem ta comecando... sempre comeca com legiao e essas coisas... dai o q é importante saber...

    Basico (curto prazo) - Campo Harmonico - Pelo menos o I IV V... pq qd vc for tentar tirar uma musica e ve q tem um Sol vc pode "adivinhar" os outros acordes q vao na musica...

    Tem um amigo meu q é completamente autodidata mas de tanto tocar esse tipo de som (pop/rock nacional, sertanejo - q tem +- a mesma estrutura harmonica) ele ja sabe o campo harmonico (sem saber oficialmente - se pedir pra ele montar ele nao sabe)... Pq tem uns cliches harmonicos q sao muito comuns tipo: G D/F# Em C D G ou D Bm F#m G A D... sao cadencias muuuito manjadas... e na medida q vc vai aumentando o repertorio vai percebendo q as musicas tem muito a ver umas com as outras... é tudo na mesma base...

    Médio Prazo - Formacao de acordes (com inversoes), intervalos, escalas, decorar o braco da guita... Enfim um estudo mais aprimorado do campo harmonico...
    O pessoal chega nesse ponto geralmente qd tenta compor alguma coisa ou qd quer entender pq q aqueles cliches q td mundo usa funciona e pq outras coisas nao funcionam, ou qd escuta paco de lucia (por exemplo) e tenta pensar como ele consegue tirar aquele som...

    Longo Prazo - Depois q o cara ouviu paco de lucia (ou qq outro q tenha um som "estranho") ele vai querer saber da onde aquilo veio... dai entram escalas exoticas, afinacoes alternativas, harmonia modal etc...
    Alem de interpretacao, composicao, percepcao musical... pq q qd alguem chega nesse ponto nao vai ser por imposicao de um professor (ou de um metodo de estudo) mas por curiosidade natural...

    é claro q isso ta bem resumido... e nao esta tao focado em guitarra mas em musica em geral...

    Se o cara em vez de tocar legiao no comeco tocar ramones os caminhos podem levar a outros lugares... Tudo depende do gosto musical...

    Vou dar um exemplo pratico:

    Uma comparacao de como eu e um amigo meu atraves de estilos diferentes chegamos no mesmo lugar...

    Eu comecei tocando legiao no comeco como todo mundo hehe... depois nirvana, gnr e metallica (q eram as melhores bandas do mundo), dai veio led, purple, sabbath etc... depois quis tocar rapido, viciei em randy rhoads (e peguei uma tendinite hehe)... dai senti a necessidade de fazer aulas (pra tocar rapido)... Mas como o meu professor era cabeca dura conseguiu fazer eu gostar de harmonia (comecei a ouvir muita mpb tb e depois tomei gosto de verdade) descobri o blues (isso fora da aula)... dai veio hendrix, srv, johnny winter, BB King, Albert King etc... alem de djavan, caetano, chico q era o q eu estudava mais na aula... Dai parei de fazer aula e continuei basicamente na mesma... mas aperfeicoando... tirando mpb e tentando pegar os cliches, enfim entender as harmonias... e no blues sempre tentando melhorar o improviso e a interpretacao... Teve uma epoca q descobri o jazz... mas nao gosto de guitarra jazz (por causa do timbre) e to louco pra comprar um sax... E hj to compondo sambas e tentando tocar choro com esse meu amigo... E ano q vem vou voltar a fazer aulas de violao pra pegar a manhas das "baixarias" tipicas desses dois estilos...

    Esse meu outro amigo comecou tocando HC, raimundos, charlie brown, essas coisas, dai comprou um cavaco e virou pagodeiro de uma hora pra outra... no pagode ele foi obrigado a conhecer um pouco de harmonia por causa dos cliches - ou o "quadradinho do pagode" como ele mesmo diz (Ex: G E7 Am7 D7 G) - dai descobriu o samba e a bossa... e depois o choro... hj em dia ele ta estudando muita tecnica no cavaco pra tocar choro e ta se aprofundando mais em harmonia pra tentar sair do "quadradinho do pagode"...

    Post gigante... mas enfim... é +- tudo pelo q eu passei...

    Rodrigo_Lucas
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    BlaCk LaBeL vlw kra salvo a patria era isso ae msmo q eu tava atras.

    David Cristian
    dhelly
    Passoka
    Digao
    vlw galera era exatamente o q eu tava precisando saber vlw msmo !!!!

    stop_fender
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    po eu quero ser muito veloz

    stop_fender
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    adoro um solo bem rápido... com precisão... um solo bem melódico... e rápidão... qq eu faço pra chegar a esse nivel?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    stop_fender
    Pra pegar técnica, não tem segredo. É ralar MUITO. Exercícios de precisão, exercícios de velocidade, etc... Ah! Sempre acompanhado por metrônomo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Planejamento correto de estudo.