Autor |
Mensagem |
Adriano Medeiros Veterano |
# dez/04
ae pessoal, tenho uma duvida q me persegue sempre
tom seria a nota que origina a escala da musica ou trecho, a nota q define a afinação?
e tonalidade seria a intenção maior e menor?
to certo ou errado, po?
|
Emerson Guita Veterano |
# dez/04
· votar
Adriano Medeiros
tom seria a nota que origina a escala da musica ou trecho
Até aí sim, mas a afinação é outra coisa.
Agora tonalidade já é algo mais voltado para o timbre do instrumento, eu acho, mas posso estar teclando besteira. :)
|
Reinken_o Organista Veterano |
# dez/04 · Editado por: Reinken_o Organista
· votar
Tom eh a escala q "rege" a musica, determinando a escala e os acordes q ela vai usar, e quais notas serão mais usadas.
Por exemplo, se estiver em C, vc usa o campo harmonico de C, a escala de C, vai usar mais o C (tonica) e G (dominante), etc. Sabendo a tonalidade da musica, vc sabe quasi escalas e acordes se encaixam nela. Mas nada impede q vc tente usar outras coisas.
Qto a tonalidade, ela pode ser maior ou menor. Existem 24 tons, 12 maiores e 12 menores. Cada nota gera 1 escala maior, então vc tem 12 tons maiores. E cada uma dessas escalas tb eh uma escala menor, se vc começar ela a partir da 6ª nota. ex:
escala maior de C eh a escala menor de A (q eh o sexto grau dessa escala).
É a mesma escala (ou pelo menos tem as mesmas notas). entaum naum deveria ser a mesma tonalidade? Mas eh diferente se vc usar o C como primeiro grau ou o Am. Se basear a musica em Am, ela fica com uma caracteristica "triste", a sonoridade tipica do modo menor.
|
makkoy Veterano |
# dez/04
· votar
Reinken_o Organista
há quanto tempo vc estuda musica?
|
Marisco Veterano |
# dez/04
· votar
Reinken_o Organista
Tom eh a escala q "rege" a musica, determinando a escala e os acordes q ela vai usar, e quais notas serão mais usadas.
Isso esta incorreto. Esta tua definição estaria correta para tonalidade.
Segundo a teoria, Tom é a altura em que se realiza a tonalidade.
Tonalidade é um sistema de sons, baseados nas escalas maior, menor, menor harmonica e menor melódica.
|
Reinken_o Organista Veterano |
# dez/04
· votar
Marisco
é verdade hehe, eu usei termos errados!
makkoy
comecei a estudar ha uns 2 anos
|
Homem Guitar Veterano |
# dez/04
· votar