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Mensagem |
Bruttall Veterano |
# dez/04
pow galera ateh hoje nao sei pra que serve uma escala...auiahia....
nao consigo fazer solos com escala....sempre sai algo sem sentido huaihaui..... se alguem puder me ajudar :) ficarei agradecido...
meu msn tah ae se kiser bater um papo tbm huaih.... wandersondf_@hotmail.com
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Head Hunter Veterano |
# dez/04
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Por enquanto eu tbm num sei usar, mas em breve eu vou saber, mas se alguem quiser dar uma esclarecida , eh bem vindo
E quem quiser me adiciona no msn tbm, tiagocoelhodecampos@hotmail.com
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
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A dúvida de vocês é em montar as escalas ou em aplicá-las?
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GuitarGata Veterano |
# dez/04
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A MINHA DÚVIDA É APLICÁ - LAH, JA QUE TENHO A MAIORIA DOS MODELOS DE ESCALA E PENTA AQUI E NÃO SEI USAR!
RAFAELAMACHADO89@HOTMAIL.COM
=)
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The Blue Special Guitar Veterano |
# dez/04
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Pega o tom da música e fica improvisando sobre as escalas deste tom e do tom relativo.
É simples.
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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dá um exemplo ae pow....e o q eh tom relativo.....eu so moh noob em teoria....eu sei pratica :) menos com escalas :P
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Alexandre Souza Veterano |
# dez/04
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Bruttall
Relativo eh o 6º grau da escala
Ex: 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º
C D E F G A B
Então uma música no tom de Dó vc pode usar a escala de Dó e a relativa menor, ou seja, Lá menor.
Tom - Relativa
D = Bm
E = C#m
F = Dm
G = Em
A = F#m
B = B#m
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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legal vlw entendi.......mas realmente nao sei usar escalas em solo me da uma luz ae no msn algume plz
oia ele de novo wandersondf_@hotmail.com
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ziotti Veterano |
# dez/04
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Alexandre Souza
B = B#m
ta loco?
A relativa menor de B ñ é B#... é G#m!
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Alexandre Souza Veterano |
# dez/04
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ziotti
hauhau nem tinha visto, é que o B fica perto do G no teclado hehehehe
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
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Só pra complementar... é chamada de relativa por possuir exatamente as mesmas notas.
GuitarGata
Bruttall
Pelo que entendi, o problema de vocês parece ser criar os solos, né? Então... sabendo o tom e qual escala usar, vocês já andaram uma pequena parte do caminho. O resto é a criatividade e a experiência também. Ouçam a base, tentem imaginar umas melodias em cima dela ou até mesmo assobie (ou cante) essas melodias. Depois, tente tirar buscar, na guitarra, as notas dessas melodias que vocês imaginaram. E outra coisa muito importante: estude os solos das músicas que vocês gostam. Tentem tirá-los, reparem como os guitarristas criaram as frases, os licks que usaram, etc...
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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vlw.....soh mais uma duvida.....por exemplo....eu tenho uma base
Dm, C, Am
que escala cairia bem nessa base?
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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vlw.....soh mais uma duvida.....por exemplo....eu tenho uma base
Dm, C, Am
que escala cairia bem nessa base?
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Alexandre Souza Veterano |
# dez/04
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Bruttall
Escala de C e a relativa menor Am ou escala de F e a relativa menor Dm.
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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Posso usar uma escala maior em C?
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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legal......gostei disso hehe ....vlw....mas falta criatividade ainda nos solos hehe
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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alguem tem um tutorial alguma coisa de teoria ae para eu baixar?
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Alexandre Souza Veterano |
# dez/04
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Bruttall
pode...
é o lance do campo harmonico, os acordes Dm, C, Am estão dentro do campo harmônico de C, então vc pode usar a escala de C maior, ou a relativa A menor.
E estão dentro do campo harmonico de F tbm, então você pode usar as escalas de F maior e Dm que eh a relativa menor...
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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bleza....saquei....
e o tutorial alguem tem? hehe
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
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Bruttall
Aqui no fórum tem toneladas de tópicos sobre vários assuntos da teoria. Tente usar a busca (http://forum.cifraclub.com.br/busca.php) para ver se acha o assunto do seu interesse. Daí, se não encontrar ou ainda ficar com dúvidas, faz a pergunta que a gente tentar ajudar. :)
Recomendo você começar estudando Intervalos.
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Bruttall Veterano |
# dez/04
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OK :)
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Doctor Robert Veterano |
# dez/04
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Você só aprende a solar solando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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cidbacam Veterano |
# jun/05
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Daí Caras,
Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.
Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.
O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.
Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.
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