Benito Di Paula

    Autor Mensagem
    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # dez/04


    Eis uma homenagem ao grande Benito Di Paula, o homem que introduziu piano ao samba.


    Seria muito bom
    Seria muito legal
    Se cantor ou compositor
    Pudesse ser ator ou jogador de futebol
    Nem tudo pode ser perfeito
    Nem tudo pode ser bacana
    Quero ver um cara sentar numa praça
    Assobiar e chupar cana
    A taça do mundo é nossa
    Com brasileiro não há quem possa

    []'s

    FDG
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    é cara,mas ter colocado esse tópico no fórum de guitarra foi um erro

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ele influênciou alguns dos meus riffs de guitarra...

    Emerson Guita
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    AFFFFFFF!

    Murfin
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Farofa-fa

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ole ole ola Silvio Santos vem aí!

    Cutty Sark
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    orilei irrrrrrrrruuuuuuuuuuu oque mais me influencio foi ls jack e felipe dylon ...solos com 76 notas por segundo ...demonios..sao incriveis

    Trop
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Benito di Paula nasceu em 28/11/1941, no município de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, filho de uma família de treze irmãos. Herdou de seu pai a influência musical que o levaria a ser um dos nomes fortes do samba feito nos anos 70 e 80. É um dos pais do estilo conhecido como "sambão jóia".
    Cantor e compositor, sua carreira começou no Rio de Janeiro, onde foi crooner de boates nos anos 60. Mais tarde mudou-se para Santos (SP), onde cantava e tocava piano em casas noturnas. Radicado em São Paulo, lançou seu primeiro compacto e passou a promover em suas apresentações uma mistura de samba latinizado, estilo que acabou tornando-o conhecido.
    Apesar desse modo diferente de fazer samba lançou o estilo "brega-chique". Ainda não era conhecido pelo público - razão pela qual seu primeiro trabalho em gravadora foi produzido com composições de autores consagrados, contando também com quatro músicas de autoria de Benito ("Eu Gosto Dela", "Preciso Encontrar Você", "Você Vai Ser Alguém" e "Longe De você", esta última em parceria com Carlos de Carvalho). Neste L.P., gravado em 15 de fevereiro de 1971, havia sucessos como "Apesar de você", de Chico Buarque de Hollanda, e composições de Taiguara, Vínicius de Moraes, Tim Maia, Ivan Lins, Paulinho Nogueira, Roberto e Erasmo Carlos.
    O segundo LP. de Benito foi "Ela", também gravado pela Copacabana, mas foi só a partir de seu terceiro trabalho, "Um Novo Samba", gravado em 1973, é que Benito passou a realmente integrar a restrita galeria de grandes sucessos comerciais, com constantes aparições em programas de tevê e 150 mil cópias vendidas, tendo duas músicas deste disco sido gravado por intérpretes de outros países: sua obra maior "Retalhos de Cetim", por Paul Mauriat, e "Violão Não se Empresta a Ninguém", lançado pela global no Japão, com imenso sucesso.
    Em 1975, no LP seguinte , Benito aparece nas paradas de sucesso com "Meu amigo Charlie Brown", feita em homenagem ao personagem de Schultz, que era uma de suas leituras prediletas.
    Já em 1976, Benito di Paula é sucesso consagrado, apresentando-se na Boate Vivará, no Rio, onde faz um show produzido por Augusto Cesar Vanucci e com orquestrações por Radamés Gnatelli.
    Em 1977, Benito lança um novo LP, novo sucesso de vendagem. O pedido inicial soma mais de 400.000 cópias e benito prepara uma excursão pela Europa, iniciando-se pela Itália.
    Compôs diversas trilhas para novelas (Nino, o italianinho, Simplesmente Maria, etc.) e ganhou o prêmio "Chico Viola", promoção da TV Record com sua música "Faça de mim uma Ilha".
    Foi rotulado de comercial, cafona, brega etc., mas mesmo assim continua se apresentando com freqüência em shows por todo o país.

    Trop
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Desculpem o post 1 poko grande, mas acho q faltava uma biografia d benito no forum do $

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Trop

    Bravo. Não é todo mundo que consegue ser comercial e cafona ao mesmo tempo.

    Leila Garcia
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Adoro uma musica do Benito de Paula dificilima de ser achada tanto em CD como em disco de vinil, tenho em CD chama-se Além do arco-iris. Esse artista é um verdadeiro poeta adoro.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Leila Garcia
    Gosto muito da música Homem da montanha. Ele demonstra a saudade que tem pela sua terra natal.

    Trop
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Leila, concordo com vc. E ainda diria q ele tem 1 jeito mto particular d tocar seu samba, com piano e talz. Nunca vi nada parecido.

    Leila Garcia
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Frase triunfal do Benito:
    "Vou levando essa vida do jeito que ela me levar"
    Não conheço ou não me lembro agora da musica Homem da montanha vou ver se tenho em meus discos de vinil.

    Trop
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Uma d minhas preferidas é Pare, olhe e viva. Pq me envolvi em 1 acidente esses tempos e essa música fazia eu me sentir melhor. Ela está no LP gravado ao vivo, uma obra.

    Andy Summers
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Trop
    A voz do cara é puro Feeling...As 2 que mais gosto são:Amigo do sol amigo da lua e Ah como eu amei...Mas concordo que vc tenha postado o nome dele no lugar errado...Abraços.

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marco_Uber_Alles
    Parente do Fábio Di Paula?

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Leila Garcia
    Andy Summers

    http://s60.yousendit.com/d.php?id=1I2MJFXIF880C1FU0HBQG4L344

    Eis uma música do Benito com os Demonios da Garoa.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Computer Phantom III
    Não ehehhehe

    Dungeon
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eis uma homenagem ao grande Benito Di Paula, o homem que introduziu piano ao samba.


    Seria esse o irmão do Fabio Di Paula?

    kawaii_girl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marco_Uber_Alles
    gosto de retalhos de cetim, desencontro e charlie brown
    minha mãe sempre ouve e eu curto tbm bastante :)

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ritmooo
    ritmo d festaaa

    Vinicius PF
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    []'s (2)

    renatocaster
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    olha, essse seria o irmão mais velho do F.D.P???

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Não

    Trop
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    close the topic
    Antes q surjam + piadinhas sobre o Fabio di Paula.

    korgan
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: korgan
    · votar


    Edit...

    has4
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: has4
    · votar


    Combinemos: Quem não curte ou não curtir Benito procure outro tópico, ok? Mas, não digite nada desagradável, apenas saia fora! Ou, no mínimo, respeite o tópico e as pessoas que seriamente participam dele e curtem as músicas do cara! (na boa)

    Usei a busca para homenageá-lo (BP) também, pois realmente o cara inseriu o piano ao samba, de uma forma bastante maestral... daí, com a existência deste tópico enconrado na busca, mesmo tendo sido sacaneado por alguns e pelo fato de não estar no local correto, talvez devesse estar no tópico de piano, por exemplo, o utilizo mesmo assim para homenageá-lo sem abrir um outro novo, esperando que, por mais antigo que seja este tópico, algum moderador o mude para o mais apropriado local, já que talvez não tenha sido possível fazê-lo na época em que o tópico foi postado.

    Talvez quem não curta 'samba' propriamente dito, verá que o cara realmente inovou o 'samba' com a inserção do piano... e para quem diz que é cafona, primeiro saca a obra e sua espiritualidade! Não quero convencer ninguém a curtir o cara e sua obra, apenas gostaria que conhecessem o artista nacional (e outros, nossos, e não apenas gringos... é isso!)

    Vamos ao que interessa, e, principalmente para quem não conhece o cara e sua obra (destaco algumas delas):

    curto essa pacas (saquem o piano e o baixo no sambão):



    Saca a letra dessa e a melodia:


    A melodia e o romantismo na parada:


    Olha o sambão nessa (melodia linda e letra idem):


    Aqui, de tabela, a galerinha ainda vai conhecer o grande Charinha, em vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=gc0Y0i8mNpY

    fui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Benito Di Paula