ESCALAS

    Autor Mensagem
    guitartech
    Veterano
    # dez/04


    ae galera! to com duvida em escalas! tipo...ql a formulta da escala de blues??? e tipo, numa musik, num instrumental com dois violoes, por exemplo, eu tenho q utilizar exatamente a msma escala, no msmo tom? ou eu posso usa duas escalas diferentes, só q no msmo tom??
    flw! vlw!!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara isso eu também acho estranho, eu toco um bluezinho improvisado que um amigo meu fez, que por sinal é bem legalzinho, e tem uma parte no fialzinho que eu improviso em Em e fica legal, mesmo ele sendo em E, espera vim os panuccis e companias para explicar. :D

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    a sonoridade do blues é algo incrivel, e uma de suas caracteristicas marcantes é a base ou riffs em tonalidade maior e os solos em escalas menores (penta menor)
    tanto para blues quanto para rock provindo desse estilo essa formula de tocar menor em cima de um acorde maior é valido e cai muito bem (coisas q o blues nos proporciona)

    no instrumental de violoes ou qualquer outro instrumentos vc pode solar em "harmonia" como dizia um amigo meu, por exemplo, um violao faz a tonica e o outro a terça. A escala pros dois é a mesma, o q muda é a nota inicial e a final
    para entender isso melhor escute um pouco de Iron Maiden... na verdade eu não me dei muito nesse explicação

    e a formula da escala de blues tipica é: para base um mixolideo
    ex.: A B C# D E F# G A

    e para solos é a pentatonica menor ou penta menor blues
    A C D E G A e com a blue note: A C D Eb E G A

    a blue note é uma nota de "passagem" e serve para dar uma incrementada no som da escala

    é isso ai

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ESCALAS