Dúvida sobre guitarra Ibanez!

    Autor Mensagem
    Rodrigo Grillo
    Veterano
    # nov/04


    Ae pessoal, eu até um tempo atras eu tinha uma Golden 1000, que era meio carroça mais até ai blz, eu tocava ela em varias afinações até em Bb, mais ai eu comprei uma Ibanez com essas parada de microafinação e tals, soh que ai que eh o problema quando eu desco a afinção um poco mais que em E, a corda sobe sozinha de tom, e ainda, as cordas começam a ficar muito proximas do braço raspando nele, como eu faço pra regula?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Rodrigo Grillo
    Pois é, chapa... essa é uma das complicações da ponte flutuante. Ela é chamada de flutuante porque fica equilibrada entre a tensão das cordas, que puxam a ponte para um sentido, e a tensão das molas (aquelas, atrás do corpo da guita), que puxam a ponte no sentido contrário. Sendo assim, é uma questão de lógica: se você diminui a tensão gerada pelas cordas (isso acontece quando você diminui a afinação), tem que diminuir também a tensão das molas, para a ponte ficar equilibrada. E também vale o contrário se aumenta a tensão das cordas (quando você sobe afinação), tem que aumentar a tensão das molas. É um serviço meio chato de fazer, mas...

    Ah! Já fica aqui a dica... quando for trocar de cordas, ponha cordas do mesmo calibre, ou seja, se está usando .009, ponha cordas .009, se estiver com .010, ponha .010 e assim por diante. Do contrário, vai precisar regular as oitavas também... o que é um trabalho beeeeeeem mais chato e não recomendável pra quem não tem experiência.

    []'s

    Rodrigo Grillo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ah cara vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre guitarra Ibanez!