Escalas do Guitar Pro

Autor Mensagem
Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04


Eu tava dando uma fuçada no Guitar Pro e vi que vem com o programa várias escalinhas estranhas. Mas daí fiquei em dúvida num bagulho... Por exemplo, se eu for tocar elas em C, as que tem minor no nome, conseqüentemente eu vou construir o shape delas em A, certo né? Mas tem algumas que não tem especificado isso, logo eu toco elas em cima do Jônico (Jônio?) de C, tá correto? O que me embananou também é que tem uma escala chinesa que é identica a penta maior, daí...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Alguém pode me dar uma mão?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Cara, não entendi muito bem qual sua dúvida...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Por exemplo: O tom da música é C (relativa Am)

No guitar Pro tu escolhe a escala e quer tu quer ver e pode selecionar o tom dela também. No caso de uma penta menor no tom C, tu tem que por que a tonalidade seja A pra aparecer as notas da escala de C, é meio confuso... Se tu deixa a penta menor em C mesmo, fica sendo Cm, entende?

Mas a dúvida é o seguinte, tem outras escalas, como a escala japonesa, que é Tônica-meio tom-2 tons-tom-meio tom.

Em C ela seria C-C#-F-G-G#... Eu construiria ela então no mesmo canto do braço que eu construo o Jônio, certo?

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--------3-5-6-5-3-------------------------------------
A----3-4-----------4-3~~~~-----------------------------
E------------------------------------------------------






Mas esta escala não tem nada de japonês... deve ser japonês do Paraguai esta escala ^~^

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


heuaheuahu é assim que tava escrito lá! Mas não só ela, eu me refiro a todas escalas!! Vô tentar simplificar um pouco... Se o nomezinho dela aparece escrito "minor" no meio, logo eu vou construir o shape dela na relativa do tom né? Como tem lá a pentatônica menor, então eu faço esse famoso shape no A se o tom é C! Daí tem mais algumas escalas que não tem referência esse "minor", portanto eu construo um shapezinho em C se esse for o tom da música?

Imagina assim, eu tou improvisando lá na escala maior de C, qualquer merdinha tipo...

e----------
b----------
g----------
D----------
A----------
E-8h10-13~~

Daí dá uma loca em mim e eu começo a improvisar com a escala cigana que eu peguei no guitar pro (em Dó ela seria ficaria C-C#-E-F-G-A-A#).
Essa tal Gypsy Scale eu tocaria ela na mesma região do braço onde eu tava tocando a escala maior? Não necessáriamente na mesma região, mas aquele lugar ali na casa 8 e tal seria um dos cantos do braço que eu poderia passear.

É que tem que ver a interface do guitar... Ele não especifica nada, entende? Só diz que a escala é assim, mas não diz como pode ser utilizada... E nem tem obrigação de dizer mesmo, eu que não sei :P ehauehae

felipe_sp
Veterano
# nov/04
· votar


eu tentei li me esforcei ate um peido eu soltei rimar eu rimei mais continuei sem entender o q vc quer. hehehe
vc ta dizendo que por exemplo se poe a escala X com tom XY ai a escala X aparececom o tom Y ?

Fear of the dark
Veterano
# nov/04
· votar


eu tentei li me esforcei ate um peido eu soltei rimar eu rimei mais continuei sem entender o q vc quer. hehehe
vc ta dizendo que por exemplo se poe a escala X com tom XY ai a escala X aparececom o tom Y ?(2)


Huhauhuhauhauhauu!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Vamos ver se entendi... Se aparece "minor" é porque é a escala menor mesmo, não a relativa menor. Por exemplo, C minor é Dó menor, e não a relativa menor de Dó (Lá menor). Era isso?

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


BlaCk LaBeL

É isso mesmo.

No caso de pensar em relativos, o relativo de Dó menor é o Mi bemol maior.

O que manda é o que está escrito: Dó minor ou C minor.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci
A grande questão é... era essa a dúvida do cara? Heheheh!

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


:( desalmados


Vô por fotos...

Nessa aqui dá pra ver o bagulho que o programa tem, ali eu escolho tom e escala, então aparece as notas e como se monta essa escala, no caso a escala maior de C. http://img120.exs.cx/img120/5756/f13.jpg

Se eu quero ver a penta menor no tom C, eu tenho que por como se a tonalidade fosse A. http://img120.exs.cx/img120/4812/f14.jpg

O que eu fiz praticamente foi deixar o bagulho em Am, que é relativa, mesma coisa... Mas o programa não trás isso, se eu deixasse a penta menor em C, viraria Cm, é meio confuso... Hm... Então ali não significa que é a tonalidade, certo? :D heuaheuaeua pqp...

Tá, mas isso aí me embananou... Tem ali essa escala árabe em C. http://img120.exs.cx/img120/5198/f15.jpg

Eu faria ela no lugar da escala maior, digamos assim? Ou eu teria que trocar o tom pra A, como fiz com a penta?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
"Se eu quero ver a penta menor no tom C, eu tenho que por como se a tonalidade fosse A."
Porque isso, cara? É só você selecionar "C" na primeira coluna e "Pentatonic Minor Scale" na segunda. A escala tem que ficar com as seguintes notas: C D# F G A#.

"Eu faria ela no lugar da escala maior, digamos assim?"
Você se refere ao shape?

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Mas BlaCk LaBeL, se eu deixo na primeira coluna C e ponho pra vir a penta menor dela, a tonalidade no caso seria E né? Até aí tudo bem, mas daí eu fico perdido na tonalidade das escalas que eu não conheço... Eu me refiro ao shape sim. :)

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Cm é relativa menor de Eb. Quanto ao shape, não se preocupe tanto isso. Saber as notas é o mais importante. Tente montar shapes com 3 notas por corda, para deixar a execução mais fácil.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


É o que eu faço :)

Mas daí eu queria montar shapes dessas escalas. Tipo, eu quero montar a escala tal em C (C já tá manjado ehaueha), se ela for menor, eu monto estilo a penta menor do shapezinho em A. Se não tiver o "minor", eu começo montando no C mesmo, isso? C sendo tônica.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Ainda não entendi essa confusão que você está fazendo do minor com a penta menor, relativas, etc.... Hehehehe! O shape da escala menor é diferente do da penta menor.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Eu quero saber como eu vou construir essas escalas malucas no braço da minha guita!!!! =D

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Então faz assim: se ela for maior, usa no shape do modo jônico, adaptando com as devidas notas. Se for menor, usa no shape do modo éolio, também adaptando as devidas notas. Mas, como falei, o shape não é assim tão importante.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Tipo, eu quero usar a tal escala egípsia, que em C ficaria C-D-F-G-A#, logo se no nome dela não tem "minor", ela será uma espécie de variação da escala maior? Tou lá tocando
e---------------------
b---------------------
g---------------------
D----------------9~~~~
A--------8-10-12------
E-8-10-12-------------

Daí eu vou pra essa escala egípsia

e-----------------
b-----------------
g-----------------
D-~---------------
A--------8-10-13~~
E-8-10-12---------

É isso? É que o problema é mais com o programa, se eu tenho uma escala harmônica menor e quero saber como ela fica em C, eu sou obrigado a por em A, porque é relativa e aparece as notas da escala de C... Entende?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
"logo se no nome dela não tem "minor", ela será uma espécie de variação da escala maior?"
Não necessariamente. A música evoluiu de maneira diferente nas diversas partes do mundo. Esses conceitos de escala maior e menor dizem respeito à música ocidental. Não sei dizer com certeza sobre a egípicia, mas é provável que nem exista uma escala egípcia menor. Captou?

Agora, você está fazendo uma confusão enorme com essa questão das relativas. Pra saber a escala Dó harmônica menor, você seleciona "C" na primeira coluna e "Harmonic minor", na segunda.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Mas vai aparecer harmônic minor na tonalidade E, e não C que eu quero.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Marco_Uber_Alles
Aparece E? Não é Eb, não? Pois Cm é relativa menor de Eb.

Hitcher
Veterano
# nov/04 · Editado por: Hitcher
· votar


Marco_Uber_Alles
Cara, acho que entendi qual a tua dúvida. O programa não mostra mesmo as escalas como relativas. Se tu quiser visualizar, por exemplo, a penta de Dó maior, tu clica em "C" na primeira coluna e "Pentatonic Major Scale" na segunda. Será mostrado as notas que compõem a escala e a localização delas ao longo de todo o braço. Se tu mantiver o "C" clicado na primeira coluna e clicar em "Pentatonic Minor Scale" na segunda, ele não mostrará a relativa menor de Dó e sim a penta menor do tom que está selecionado na primeira coluna (Dó).
Se tu quiser visualizar a penta relativa menor de C, tu tem que saber qual é a escala correspondente e clicar nela, ou seja, "A" na primeira coluna e "Pentatonic Minor Scale" na segunda. E assim por diante, seja qual for o tom.
Quanto à construir essas escalas no braço da guita, o desenho mostra onde estão as notas ao longo do braço. É só tu usar aqueles shapes já bem conhecidos que não tem erro.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Hm, foi mal... Expressei errado... Eb, mas não diz que é esse o tom!!!

edit:

O Hitcher entendeu!

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Mas então você estava querendo achar a relativa?

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


Não! É que eu não conheço as escalas que tem ali, e esse lance que o Hitcher falou confunde o cara daí, tu não sabe se tem que clicar em A pra saber se tal escala é no tom C...

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Ah.. acho que saquei qual o problema. Bah! Foi mal a enrolação, teria sido mais fácil se eu estivesse mexendo no programa Hehehehe!

Marco_Uber_Alles
Veterano
# nov/04
· votar


ehuaehau blz Black.

Mas então é isso? Eu quero aprender a escala em C, se ela for uma penta menor, eu mudo para A, que continua sendo na tonalidade C.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Marco_Uber_Alles
Isso ae! Se você quiser uma escala menor, mas mantendo-se no tom de C, terá que procurar as escalas menores de A, pois como são relativas, possuem as mesmas notas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas do Guitar Pro