Uso da escala menor harmonica e melodica

    Autor Mensagem
    junioruespi
    Veterano
    # nov/04


    Galera eu nao sabendo usar e escala menor harmonica e menor melodica...

    Por exemplo num progressão AM-F-C-G....Como eu poderia usar estas escalas??

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara, eu normalmente gosto de usar elas misturando com cromatismo para sair um som meio jazz, mas eu uso mesmo em música flamenca, toma uma progressão meio comum ó, mas toque com sentimento, flamenco é para ser tocado com sentimento, não toque como um robo :´p hehe.

    Am - G - F - E aí depois mantem um rítmo (procura isso no google sobre como aprender flamenco), e toque E EE E EE E EE E EE , F FF F FF F FF F FF, E EE E EE E EE E EE, F FF F FF F FF F FF F FF, E F G F G Am G Am G E F E.

    Não sei explicar direito, mas para usar no metal e no rock eu não gosto de usar não, só gosto de usar em jazz e alguns blues rápidos e flamenco.

    Bráulio Bosi
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Bráulio Bosi
    · votar


    tipow... pra essas escalas num eh qquer harmonia q dá pra usar naum... tipow... qdo for usar a escala harmônica vc tem q usar uma harmonia em cima do campo harmônico dela... tipow... esperimenta usar essa base pra improvisar: Am F E (que nem Smooth do Santana)... note q a música está em Am e o E é maior (já q a escala é: A B C D E F G# A então fica E G# B a tríade) o G# q vai dar a tensão da escala... tem q ficar esperto e cima do campo harmônico...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar



    Você pode usar sobre acordes dominantes (acorde maior com sétima menor).

    Por exemplo, você pode usar sobre um E7, uma escala Lá menor harmônica, partindo do quinto grau.


    Lá menor harmônica:

    I - II - bIII - IV - V - bVI - VII - VIII
    A - B - C - D - E - F - G# - A

    A mesma escala, partindo do Vº grau:

    E - F - G# - A - B - C - D - E

    Use sobre um E7


    MacCa
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    É legal a sonoridadee oriental nessa escala. Interessantíssima... Pelo que eu estudei, a harmônica melódica foi feita para soar ao máximo como o modo jônio, pois este levava "vantagem" nas melodias (???), o mesmo vale pra harmônica (só que o assuunto é harmonia).

    aldo landi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    boa dica sua pra galera Leandro! gostei!

    Está em outro item mas vamos complementar a coisa que o Leandro começou:

    Tanto o terceiro modo como o sétimo modo de ambas são bons. Da tônica o efeito não é tão visivelmente oriental. A música oriental a qual se refere, é o efeito de 1/2 tom na saida da escala. É isso que se assemelha a música Árabe, Israelita ou Indú. Não Há restrições para usar sobre acordes, porém, observe que a menor melódica deve ser tocada, nesse caso, como uma Bachiana (vai e volta com os mesmos acidentes).
    Considerando o acorde de Am esse efeito é conseguido tocado G# A B C.
    Considerando a melódica sobre o mesmo acorde F# G# A B C

    A Bachiana é uma escala encontrada na música antiga alemâ e na obra de Bach é claro. Hoje podemos aplicá-la sobre E7 (-9;+9;+5) : Bb7 (-9;13);
    G#dim,B dim;D dim; Fdim;Eb7(-9); C#7(-9); G7(-9);ainda com uma tensão sobrando sobre:G#1/2dim,B 1/2dim;D 1/2dim; F1/2dim que são inversões de E7(9); G7(9);Bb7(9);C#7(9). Veja: cada acorde m7(b5) (1/2dim) é IIm de um tom menor ou VII de um tom maior (campos maiores e menores) Cada dominante alterado (7/ -9) é quinto de um tom menor e cada dominante 7(9) é quinto de um tom maior. Vai daí que cada tom desses tem 7 acordes.... Monte os campos maior e menor e confira. Muitas opções. A sonoridade vai da tua escolha e técnica.

    Bem mais legal seria se vc trabalhasse com as escalas sintéticas,ou a tradução das escalas da Índia para a notação aproximada do temperamento ocidental (a música da Índia tem 22 notas na oitava, nós temos apenas 12. então algumas notas de lá são corrigidas para dentro do nosso sistema). A proporção seria 22:24 ou 11: 12

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    aldo landi

    Essa proporção das escalas orientais pra ocidentais se dá por conta deles utilizarem como menor unidade de medida 1/4 de tom, né?!

    Se for o caso, uma nota que não existe no nosso sistema tonal, por exemplo, algo entre o C# e o D, eu poderia utilizar estas duas notas pra substituir esta nota intermediária ou eu tô patinando no omelete mesmo? Ou utilizar bend ou um vibrato de 1/4 de tom?

    É muito louco este sistema oriental e tenho muitas dúvidas a respeito.

    guitarstring
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu tenho uma dúvida: se eu tiver a tocar no tom de C posso improvisar com a escala de lá menor harmónica? ou só a escala menor natural de lá?

    CrenteLouco
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarstring
    Pode usar sim. Mas tome cuidado com uma coisa:
    A escala menor harmônica de A é formada pelas seguintes notas:
    A - B - C - D - E - F - G#
    Formando as tríades, temos:
    Am: A - C - E
    B meio diminuto: B - D - F
    C: C - E - G
    Dm: D - F - A
    E: E - G# - B
    F: F - A - B
    G# meio diminuto: G# - B - D

    A escala natural de C, não possui o G#, logo não há uma tríade maior para Mi, e sim uma menor.
    Visto que a terça de E (na escala natural de C) é o G e não o G#. Sem falar da tríade de G, que na escala natural de C, fica maior.
    Analisando a progressão que você vai tocar é que você sabe se pode ou não usar tal escala.
    Espero que tenha conseguido me expressar bem.
    Caso haja alguma dúvida, é só perguntar. :)

    Rconduru
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Então um dúvida aqui.

    Vamos dizer que tenho uma música que está dentro da escala maior de C.

    I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII
    C - D - E - F - G - A - B - C

    Para fazer um solo bacana, uma técnica que muita gente usaria aqui, seria fazer um solo na menor relativa A.

    Nesse exemplo, por exemplo, se eu quisesse utilizar a menor harmônica? Faria o solo na Am? O que não entendo é justamente como usaria, sacam? Tipo usaria mais ou menos como a menor só que com a escala montada diferente e isso? Que seria:

    A - B - C - D - E - F - G#


    É isso?

    Loues
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Rconduru
    uma técnica que muita gente usaria aqui, seria fazer um solo na menor relativa A.
    Na verdade, são as mesmas notas do dó maior, é mais simples tu só pensar em usar as notas do tom...

    Sobre como usar... primeiro fique ciente de que tu pode usar qualquer escala, sobre qualquer progressão, do jeito que tu quiser, mas... aqui vai um resumo da origem e alguns usos das duas:

    1) Dentro de um tom, existe sempre uma tônica e uma dominante, confere? No tom de Dó Maior, por exemplo, a dominante é Sol, que se resolve em Dó, a tônica. A dominante cria uma certa tensão, que é liberada quando se volta para a tônica...

    2) Lá Menor, é a relativa menor do tom de Dó; logo, as notas usadas nesses dois tons são as mesmas. (Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol).
    O acorde dominante é Mi menor (quinto grau da escala)...

    3) Depois de um certo tempo, notou-se que o acorde de Mi maior, funciona melhor como dominante no tom de lá menor (teste você mesmo, a preparação é mais forte), então, com base nas notas do acorde, criou-se essa escala (Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol#). Essa escala foi "criada" para modificar a harmonia, então é chamada de menor harmônica...

    4) Só tinha um problema - a sonoridade da escala era na época meio estranha, fora do padrão europeu, por conta do "pulo" que ela tem do Fá para o Sol#. Então se "criou" a escala menor melódica, que aos ouvidos dá época (e lugar), era melhor para se fazer melodias...

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------

    1) Era comum se usar a escala menor natural quando a melodia estivesse em sentido descendente (agudo para o grave), e a menor melódica quando a melodia estivesse em sentido ascendente. Isso pode parecer uma regra meio maluca, mas na verdade soa muito bem, experimenta aí que tu vais notar...

    2) Depois, começaram usar a melódica tanto na subida quanto na descida, indiscriminadamente (Bach fazia muito isso), o que também é perfeitamente razoável...

    3) Os músicos de jazz também usam a menor melódica e seus respectivos modos em seus solos, para conseguir sonoridades diferentes, ou ter menos "notas evitadas" nas escalas...

    4) A menor harmônica pode ser usada para conseguir uma sonoridade mais oriental, e alguns de seus modos são bastante usados por alguns guitarristas, e alguns grupos de metal (corrijam-me se estiver errado). Grupos que tocam o chamado "metal-neo-clássico" usam bastante a menor melódica...

    DravenIV
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bráulio Bosi Cara tem certeza que não pode usar em qualquer harmonia tipo uma progressão comum de T - 6m - 7m ( Em - C - D ) ...???

    DravenIV
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    LeandroP
    Então,usando um acorde dominante hipotético E7,posso usar a menor harmônica ou melódica partindo de qualquer grau do campo harmônico de E7 ?? Ou segue-se o padrão dos modos gregos e só usa as "menores harm. e melód. nos graus menores ?
    obg.

    DravenIV
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    aldo landi
    onde conseguir padrões de escalas sintéticas ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso da escala menor harmonica e melodica