Metrônomo, BPM, Tempo, Figura Musical

    Autor Mensagem
    Donatello
    Veterano
    # nov/04


    Estive olhando todos os Tópicos do forum sobre o uso do metronomo e outras coisas relacionadas mas nao entendi muito bem, pois cada um fala uma coisa entao resolvi abrir esse topico para esclarecer minhas duvidas... Ai vao as perguntas hehehe..

    Como eu sei a figura musical que vou usar??

    Quantas notas por tempo tem cada figura?

    Como eu uso o metronomo no solo de uma musica, por exemplo Nova era do Angra???

    Peguei um metronomo na internet e tava fuçando, mas vi que os BPM nao fecham direito as vezes, por exemplo: no riff de introdução de uma musica eu descobri os BPM e fecharam direitinho, mas ai quando começa a parte cantada ou o solo nao fecha, pelo menos na minha percepção, alguem pode me ajudar nisso???

    Se alguem tiver mais coisas para explicar referente ao uso do metronomo eu agradeceria muito!!

    Obrigado

    Donatello
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Num solo o numero de BPM defere-se ao numero de palhetadas?

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello

    Como eu sei a figura musical que vou usar??
    R: Utilize a que indica no compasso da paritura!

    Quantas notas por tempo tem cada figura?
    R: Essa pergunta nao tem como ser respondida! reformule-a! Nao entendi!

    Como eu uso o metronomo no solo de uma musica, por exemplo Nova era do Angra???
    Primeiro vc tem q entender a divisao do compasso! eu nao conheço a musica e nao sei qual o compasso, mas se tratando de metal a chance de ser 4/4 é de 90%!! Entao vc tem q saber em qual tempo do compasso o solo começa! tirou o solo (a digitação por exemplo) treine com o metronomo bem devagar, somente para acostumar a tocar cada nota no seu devido tempo, e vai aumentando a velocidade no metronomo gradativamente, para tocar o solo confortavelmente sem deslizar no tempo!

    Peguei um metronomo na internet e tava fuçando, mas vi que os BPM nao fecham direito as vezes, por exemplo: no riff de introdução de uma musica eu descobri os BPM e fecharam direitinho, mas ai quando começa a parte cantada ou o solo nao fecha, pelo menos na minha percepção, alguem pode me ajudar nisso???
    Claro, nem sempre a musica fica com o mesmo andamento do começo ao fim! ja vi muita musica, principalmente do Angra q a musica vai no ralo de 160 bpm e na hora do solo... cai pra 120! e assim por diante, da a impressao q o solo vai ser tocado no ralo q a musica ta! mas na verdade nao é isso q acontece! Se for gravação ao vivo entao o andamento pode variar ainda mais!

    Tem mais alguma duvida!?

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello

    Vc ta louco né!? so pode!

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello
    Cara desculpe pela mensagen anterior! achei que era alguém afirmando e nao vi q era vc perguntando outra questao!

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello
    Num solo o numero de BPM defere-se ao numero de palhetadas?

    mas vamos la depois do mal entendido!...
    BPM é apenas uma referencia metrica para o andamento da batida! nao tem nada a ver com palhetada blz!

    Mais uma vez desculpe o mal entendido!

    Donatello
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Donatello
    · votar


    Valew Balbino Junior

    Eu tava vendo na internet e os cara falam mto de TERCINA, SEXTINA e otras ai e tambem Seminima, Colcheia...

    Você pode me explicar isso??

    Quantas notas por tempo tem cada figura?
    R: Essa pergunta nao tem como ser respondida! reformule-a! Nao entendi!

    Tipo, eu li q uma colcheia tem 2 notas por "compasso" (nao sei se seria isso). Eu nao entendi mto essa parte..

    Donatello
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sem tem a partitura da musica nao tem como eu saber os BPM?? Alguma dica?? Porque é muito dificil achar partitura e eu nem sei ler, tem algum site q vc conhece para download de partituras????

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello
    vamos por partes!

    TERCINAS!: tres notas por tempo (ou quialteras) sao tres figuras q ocupam o espaço de duas da mesma ordem! por exemplo vc tem um compasso 4/4 onde a figura q vale um tempo é a seminima, logo em um tempo vc pode ter duas colcheias (q é a figura q vale metade do valor da seminima!) logo, uma tercina será composta de 3 colheias! Mas para q vc nao se confunda fique com a primeira frase : sao tres notas tocadas em um tempo!

    Sextina : Seis notas em um tempo!

    Seminima e colcheias sao figuras musicais! Sabe ler partitura!?
    tem!

    BREVE (como a nota de maior valor!) (NAO USADA MAIS DIFICILMENTE APARECE, QUASE NUNCA EM COMPOSIÇÕES NOVAS)

    SEMIBREVE que vale metade da breve

    MÍNIMA que vale metade da semibreve

    SEMINIMA que vale metade da Mínima

    COLCHEIA Q vale metade da seminima

    SEMICOLCHEIA q vale metade da colcheia

    FUSA que vale metade da semicolcheia

    SEMIFUSA que vale metade da Fusa!

    Logo se no tempo de 1 segundo por exemplo vc toca 1 seminima, vc pode tocar duas colcheias, se for tres dividas normalmente sem variação ritimica sera uma tercina, se for quatro notas serão quatro semicolcheias se for 5 será uma quialtera de 5 notas ou quintina, se for seis será uma sextina ou quialtera de seis notas, se for sete sera uma quialtera de sete, se for 8 será em fusas e assim por diante!

    Tipo, eu li q uma colcheia tem 2 notas por "compasso" (nao sei se seria isso). Eu nao entendi mto essa parte..
    vc deve ter lido q duas notas tocadas em um tempo sao colcheias! so q... desde q um tempo seja represendado pela seminima! logo, a colcheia vale metade da seminima e duas notas por tempo serao duas colcheias!

    Mas se um tempo for representado pela colcheia entao 2 notas por tempo serao duas notas na figura q representa metade da colcheia ou seja a semicolcheia, pois nesse caso a colcheia estará valendo um tempo! e o tempo depende da formula de compasso!

    vixe... acho q ta ficando complicado pra vc!

    Vc le partitura!? se le fica mais facil de vc entender!

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello
    os BPM geralmente sao indicados na partitura! mas com um metronomo em maos vc pode ver em qual bpm está determinada musica! embora isso nao seja legal ! o ideal é uma aproximação, nenhuma musica é geralmente executada pelo mesmo artista no mesmo bpm, a nao ser q o cara toque um show com o metronomo ligado no ouvido! ai soa metricamente sempre igual!

    Por isso nao quer dizer q se na paritura está escrito 100 bpm a musica tem q ser executada exatamente ali, numa apresentação pode haver variação pois somos humanos e nao maquinas! pode cair pra 95, ou ficar mais rapido como 105 e assim por diante! mas essas diferenças sao imperceptíveis ao ouvido! vc pode ate perceber, poxa tal musica ao vivo eles tocaram mais rapido do q no cd ou tal solo o cara fez mais lento no show do q no cd! mas saber exatamente em qual bpm está so se vc for um metronomo! heheheh

    sobre o site com partitura!
    vai esse ai! http://www.classicalguitar.nl/composers.asp

    sao partituras de violao mas da pra vc ter uma ideia!

    abraços!

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior

    po cara começa explicando só 4/4 que fica mais facil pro cara entender ahahha

    senão ele vai boiar

    Donatello
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    hehehehe

    Realmente fico meio complicado mas deu uma esclarecida nas duvidas..

    Balbino Junior
    Vc eh bom ein, sabe tudo isso...

    Não sei ler partitura mas to pensando em aprende...

    Tipo, queria sabe isso na pratica com o metrônomo e a guitarra..

    Tipo, o metronomo q tenho eh um de micro mto bom, pelo menos eu gostei, o EarPower...
    Em baixo ele tem uma roda tipo a de volume onde eu regulo os BPM, logo em cima disso vai mostrando os BPM e uma palavra do lado q sao: Largo, Lento, Adagio, Andante, Moderato e por ai vai... O q eh isso?

    Acima tem o lugar das "figuras musicais" (acho q eh isso)
    q são 5 desenhos dakeles q aparecem em partituras, cada um tem uma velocidade diferente. Acredito q sejam (Minima, Seminima, Colcheia mais 2 q nao sei)
    Acima tem 5 botões com numero (1 , 2 , 3 , 4 e 5=2+3)
    Tipo, se escolhe o 4, na 4 batida ele dah uma mais forte...
    O q seria isso???

    Bah cara, desculpa tah t incomodando ai, eu so iniciante e to querendo mto melhora minha tecnica e tal e vi q o uso do metrônomo é mto importante e por isso quero intender bem, valew mesmo pela ajuda...

    Se tu tive ICQ ou MSN pra gnt pode conversa melhor e talvez eu t manda esse metronomo EARPOWER por email pra ti dah uma olhada e intende melhor...

    Donatello
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    realmente gustavo macaco

    o q eh 4/4??

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Donatello

    primeiro! pega meu msn! enquanto eu posto aqui o resto!

    balbinojr@hotmail.com

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    gustavo macaco
    Cara é inevitável! eu vou escrevendo escrevendo q no fim ate eu to confuso! hehehehehe!

    Donatello

    Tipo, se escolhe o 4, na 4 batida ele dah uma mais forte...
    O q seria isso???

    Na verdade nao é na quarta batida q ele o toca mais forte! é na primeira! ou seja! 1 tempo forte, segundo fraco, 3 meio forte e 4 fraco, como ele nao faz o tempo meio forte ele so toca a primeira com a acentuação maior! hehe!

    Vamos la pra outra duvida!
    Largo, Lento, Adagio, Andante, Moderato e por ai vai... O q eh isso?

    Esses nomes geralmente aparecem em italiano como estao ai! sao os nomes do andamento! pra começar e o seguinte: O metrônomo foi inventado, em princípios do século XIX, pelo mecânico Austríaco Johann Nepomuk Maelzel. Por Conseguinte, até há pouco tempo as indicações metronômicas eram feitas se utilizando (M.M. = 72), sendo M.M. a abreviatura de "Metrônomo Maelzel". Sendo assim antes disso nao existia metronomo e os andamentos eram nomeados de acordo com a velocidade e o carater q a musica deveria ter, sendo assim quando o metronomo surgiu ele so adaptou-se aos nomes em diversos bpms q podem variar!

    Sobre os numeros sao a escolha do compasso justamente por causa do tempo forte e da divisao!

    mas isso eu te explico agora pessoalmente ao vivo no msn!heheh!

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Outra coisa q ficou faltando exclarecer!
    Vc eh bom ein, sabe tudo isso...

    isso nao me torna melhor q ninguém! se eu sei é meu dever repassar! heheh!

    Abraços!

    emer.j
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tem um programa bem bom pra partirura e tablatura
    o tux guitar
    tem o metronomo
    e tudo q vc coloka na partitura ou na tab e aperta play
    o programa reproduz tudo (acabei de baixa ele descobrindo ele ainda)(é em portugues)e tem como baixa partitura na internet
    ou tab. e abri por esse programa

    Binohendrix
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Binohendrix
    · votar


    EU, DIGO EU, acho metrônomo uma perda de tempo. Prefiro usar uma drum machine ou bt pra fazer os licks por cima. Vc acaba pegando o tempo certo, inconscientemente, além de aprender a dar aquele groove na pegada, acompanhado o rítmo da batida e suas variações, em de vez de ficar naquele tic tac sem graça. Quando treinei alguns licks rápidos com metrônomo, desenvolvi a velocidade mas na hora de jogar num contexto musical ficou sem graça e automático. Depois comprei uns dvds do Andy James, e ele disse que nunca usou metrônomo, apenas drum machines e bt. Acabei largando o metrônomo de vez Usando drum machines e bts, vc pega o rítmo e faz com o lick se encaixe com mais naturalidade, sem parecer forçado e sem lugar. Hoje em dia, com a enorme variedade de bts por aí, EU , acho metrônomo dispensável.

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Olha só... exumaram o tópico!!!

    Dibilo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    EUHSUHSEUHS

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metrônomo, BPM, Tempo, Figura Musical