Encordoamento (por Kiko Loureiro)

    Autor Mensagem
    ESP_F100
    Veterano
    # out/04 · Editado por: ESP_F100


    Texto do Loureiro aí

    Encordoamento

    Para os guitarristas que sempre freqüentam meu site e fazem perguntas técnicas, criei uma coluna mensal onde vou tentar falar sobre vários assuntos, principalmente equipamentos. A idéia é esclarecer como funciona e para que serve diferentes tipos de equipamentos. O principal é que com as dicas, vocês possam se decidir melhor na hora de escolher que equipamento é mais adequado ao seu estilo.
    Vou começar pelo encordoamento. Sempre me perguntam qual corda eu uso, tanto em relação à marca e quanto à espessura. Como todo equipamento, guitarra, ampli, efeitos etc., não existe o melhor, e sim o mais adequado ao seu tipo de som. Hoje eu uso cordas 0,10-046 ou 0,11-0,52, porém quanto mais grosso o calibre, mais encorpado fica o som, principalmente no som limpo. Quanto mais leve a corda, mais "magro" e "estalado" ele será. Mas é lógico que temos que tomar em consideração como o guitarrista toca. Se ele toca leve, ou com a mão pesada. Corda leve com mão pesada não funciona, pois o som sai todo "estalado" e as notas sem sustentação. Agora se o guitarrista tocar leve poderá soar muito bem, como por exemplo o Frank Solari que tira um som maravilhoso e usa 0,08. A 0,09 já é um meio termo legal, pois tem um som bom com distorção e é bem confortável para solar e dar bends. No meu caso, fui transitando da 0,09 para a 0,10, principalmente pelo fato da "pegada" para bases pedir uma corda mais firme que segurasse melhor a afinação no show e que eu pudesse tocar com bastante força, porque além de sair estalado, se você tocar forte numa corda leve, a tendência é a nota oscilar de afinação. Assim a corda 0,11 fica mais estável, porém fica um pouco duro para dar bends, vibratos, bends de dois tons etc. Isso acaba cansando a mão , fora um risco de pegar uma tendinite... No Angra, onde tocamos meio tom abaixo nos shows ou quando vou gravar guitarras base, coloco a 0,11. Assim já que não me preocupo com conforto e só com o som, a corda mais espessa mantém melhor a afinação e tem um som mais cheio. Outra solução para ter este som encorpado sem judiar dos tendões é afinar a 0,11 um tom abaixo, como fazia o Steve Ray Vaughan por exemplo. Ouçam o som dele e vejam como o som é encorpado e como ele tocava forte. Até para quem gosta de som ainda mais pesado, como Sepultura, é possível usar uma 0,12 e afinar uma quarta abaixo, emulando uma guitarra de sete cordas. No jazz, nas guitarras semi-acústicas, já se usa 0,12 ou 0,13 na afinação normal. Isso porque é necessário ter um som encorpado, bem limpo e onde quase não se usa a técnica de bend e de vibrato. Desta forma os tendões ficam à salvo e o som uma maravilha.

    É isso aí, um abraço!
    KIKO LOUREIRO

    GRECO EXPERIENCE
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DISSE TUDO...

    barci
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ë verdade... mas o jazz usa vibrato sim.. bend com corda 13 não dá... O bend do SRV e um dos melhores e ele toca com cordas m uito pesadas acima de 11 ! o cara era de outro mundo........ Litle Wing com ele consegue ser melhor (muito) que o Jimy Hendrix.

    Sincero
    Veterano
    # out/04
    · votar


    barci
    onde quase não se usa a técnica de bend e de vibrato

    ele disse quase

    gustavo macaco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    qual a melhor corda pra matar alguém enforcado?

    barci
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Sincero
    perto do blues, nao usa quase nada...hehehee

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kiko loureiro é um puta burro...o SRV usava corda .13 meio tom abaixo.......

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kiko loureiro é um puta burro...o SRV usava corda .13 meio tom abaixo....... (2)

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    O cara faz um puta texto animal, explicando detalhes de encordoamento, e aparecem manés falando q o cara é burro só por causa disso... nem falo mais nada...

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini é um puta burro...o SRV usava corda .13 meio tom abaixo.......

    crowley666
    Veterano
    # out/04
    · votar


    gustavo macaco
    qual a melhor corda pra matar alguém enforcado?
    mizinha enferrujada, não importa a espessura

    Drinho
    Veterano
    # out/04
    · votar


    kiko loureiro é um puta burro3

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ai, as palavras do "corinho" do SRV eram q ele usava 0.12 meio tom abaixo, ação de cordas ALTAS, trastes pequenos. Mas as cordas q ele mais adorava era uma q ele mandava fazer, a tal da 0.13 achatada, isso mesmo achatadas eram as cordas.

    mas pra salvar o couro do kiko loureiro, eu me lembro de ter escutado uma versão ao vivo em q a Pride and Joy do SRV estava em D, não em Eb

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Adriano Medeiros
    opa.....eu conheço muito bem SRV.....mas nunca ouvi afinada em D.....mas o kiko é um puta burro....o pior ki o kiko tem uma puta mão de pedreiro....eu tokei na propria guitarra dele uma fez......é muito dura.......mas ele falo merda no texto ele disse

    Igor Martins
    Veterano
    # out/04
    · votar


    SRV sempre soube meio tom abaixo, 0.13 e acao muito alta

    GRECO EXPERIENCE
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Drinho VÉIO O CARA NUM É BURRO.... SE LIGA ELE TEM MOH BASE NO QUE TAH FALANDO.... É MEIO QUE ÓBVIO.... MESMA COISA QUE VC FOR FAZE UM SHOW COM UMA CORDA O.8 E APENAS 1 GUITARRA..... MEU DEPENDENDO DA PEGADA VC ESTOURA UMAS 3 DE UMA VEZ SÓ!............

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    GRECO EXPERIENCE
    hahha...hum dia eu idiota....quando tava começando a toka, colokei .8 na guitarra...hahah...deu uma alavanca ki kebrou 5 cordsa de uma só fez...hahahaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento (por Kiko Loureiro)