Carlos Santana - O Definitivo

    Autor Mensagem
    Tuarelli
    Veterano
    # set/04


    E aí, pessoal?
    Eu gostaria de saber como conseguir uma sonoridade "Típica do Santana", não no timbre, nos equipamentos, mas nos solos.
    As escalas que ele usa, solos, riffs etc.
    Postem aí trechos de solos, padrões utilizados, escalas, tudo que puderem!

    Valeu aí, galera,
    Tuarelli.

    angus junior
    Veterano
    # set/04
    · votar


    queria saber oq usar pra timbre dele no v-amp 2

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    angus junior
    Boa.

    O quanto mais possível de coisas sobre ele que vcs poderem postar, melhor!

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Qualé, galera?
    Nao acredito que vcs nao curtem Santana! o_O

    Marisco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tuarelli
    Bah velho, eu curto Santana pra caramba, mas nunca parei pra analisar as músicas dele. Eu tocava "Europa" e "Samba Pa Ti"... Vou dar uma relembrada nessas duas depois eu posto algo aqui...

    AgSarola
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom eu não poderei ajudá-los, mas estou aki pra concordar com vcs.. ele realmente tem u mtimbre e uma sonoridade peculiar... Se vc ouvir uma nota num contexto de qualquer música tocada por ele, vc logo já sabe que é Santana só pela sonoridade... Ele não é dos mais virtuosos mas sem dúvida é dos mais característicos e único no seu jeito de tocar!!

    perpetual burn
    Veterano
    # set/04
    · votar


    compra um MESA BOGGIE e UMA PRS ki vc consegui um som idenetico

    spy2k
    Veterano
    # set/04
    · votar


    olha kra... ele usa bastante menor harmônica...

    geralmente ele fica.. fazendo umas melodias .. utiliza bastante os agudos.... ele usa bastante ..acho q eh.. tremolo picking.. tah ligado ? ... ele eh isso aí + uma pegada blues...

    usa a penta... misture com a menor harmônica ... e nas músicas.. q eu vi assim.. ele gosta bastante de usar no Tom: Dm e Am

    oq eu to dizendo naum eh uma regra ..mas eh oq eu observei assim por cima.. dele.. espero q ajude :]

    The Hellraiser
    Veterano
    # set/04
    · votar


    compra um MESA BOGGIE e UMA PRS ki vc consegui um som idenetico (2)


    Hehehe...

    Santana
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ele usa muito a pentatônica, mas o que mais caracterisa o som dele é usar distorção em cima de ritmos latinos. Outra coisa, pense em melodias e não em escalas...é assim que ele faz, principalmente em cima de escalas menores. Agora, a pegada nervosa é ouvir e praticar, não sei como explicar
    OBS - meu nick não é porque toque igual a ele, mas porque morei na Zona Norte eh, eh

    angus junior
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Santana
    ohhhh

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Marisco
    Opa! Valeu aí. Tô esperando então.

    AgSarola
    O Santana é da hora, cara. Mt bom.

    spy2k
    Valeu, cara. Vou seguir seu conselho então.

    Santana
    HAHAHA
    Valeu pela ajuda aí.

    Povo, postem aí!!!

    Drinho
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Santana eh fera

    stratopeido
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mesa boogie? ele ja largou esse trambolho faz tempo..

    Tuarelli

    vc tem q ouvir... pegue os bem d inicio d carreira.. ele tem uma pegada bem particular, ele mistura penta com escala menor como falaram ali..

    Praxis
    Veterano
    # set/04
    · votar


    o cara simplesmente sabe improvisar... eh isso vc soh consegue estudando... improvisando etc

    stratopeido
    Veterano
    # set/04
    · votar


    eh isso vc soh consegue estudando...

    ehehe..

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    stratopeido

    Blz entaum, até mesmo pq eu tenho uns dois LPs dele bem antigões, da época em que as capas ainda eram surrealista rsrrs

    Santana
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Só pra explicar melhor, porque parece que fui muito óbvio né? Tente fazer uma base parecida usando ritmos latinos em tons menores pra começar. Se você pegar um ritmo de Rock e uma base com distorção vai ficar difícil parecer com Santana.
    Eu gravei uma base bem simples (Cm, D meio-diminuto, G7) com um ritmo de bossa do meu pedal, Som limpo na harmonia e distorção e Reverb no solo. Tente algo parecido, usanso poucas notas e caprichando na interpretação. Vai lá Santana Tuarelli

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Santana
    Beleza, então.
    Eu vou ver se pego umas bases dele, pegar o macete da sonoridade latina dele e trabalhar as penta.

    Vai lá Santana Tuarelli
    hehehe
    quem dera...

    crowley666
    Veterano
    # set/04
    · votar


    angus junior
    queria saber oq usar pra timbre dele no v-amp 2
    q eu me lembre o v-amp tem uma simulação do mark alguma ciosa da mesa boogie, acho q chama california drive, talvez de pra tirar um som parecido

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # set/04
    · votar


    crowley666 eh isso ai :P

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    UPando!

    thifm
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Aproveitando, a guitarra dele é uma oque??

    Kei SG
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Q eu me lembre ele usa uma Paul Reed Smith. Que tem desenhos de aves no braço. Eu gosto de tocar Black Magic Woman e improvisar em cima da base. É uma boa maneira de treinar o estilo dele. As notas q ele toca são limpas. Experimente tocar sem overdrive.

    thifm
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Kei SG
    Valeu...

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Kei SG
    É Gibson é?

    Pô, Black Magic Woman eh massa pra caramba de solar.

    Rodrigo Aguiar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Certamente que o Santana se amarra na menor harmonica. Mas a graça toda dele é que independente da escala que usa, ele é um cara extremamente melodioso, gosto muito das intervenções dele.

    Uma das características dele também, é que ele gosta muito de responder os cantores que fazem parceria com ele. Por ex: O cantor canta um verso e ele então responde c/ uma frasezinha ali no meio.

    Outro detalhe principal das frases dele são a ritmica, repara como ele deixa as notas soarem, ele raramente deixa a nota prolongar demais ou morrer sozinha, em geral, ele abafa, bem rítmico mesmo.

    E finalizando, claro que o timbre vai ser importante...Uma guitarra c/ um som encorpado, uma epiphone les paul, talvez (digo epiphone por ser acessível)...Ahhh sim, também existe um modelo parecido c/ a PRS da Cort...Pq PRS dele mesmo é p/ lá de 10.000, e estou chutando baixo.

    Como bom fã de santana que sou e desse forum, espero ter ajudado nesse meu primeiro post.

    Falou.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Enviado: 18/set/04 14:05

    >.<

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carlos Santana - O Definitivo