Tom da Música

    Autor Mensagem
    Doctor Robert
    Veterano
    # set/04


    E aí galera!!!

    Como eu faço para descobrir o TOM de uma música, comecei a aprender teoria agora!!!

    axe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Se vc manjar de escalas é só ir tentando fazer as escalas durante a música...por exemplo...vc toca a escala de C durante a música e ´percebe que as notas soam bem daí conclu-e se que o tom da música é dó ou Am que é rtelativa de C certo?

    Doctor Robert
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu achava que tinha alguma coisa a ver com o campo harmonico.
    Seu ficar fazendo essas escalas com certeza não vou conseguir. Não tem um jeito mais fácil???

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Doctor Robert
    Uma regra bem fácil, e que funciona para milhares de músicas, é ver o primeiro acorde. Normalmente, ele já dá o tom da música. Mas, não dá pra aplicar isso sempre. Nesses casos, você tem que analisar os acordes dela e pensar em campo harmônico mesmo. Tem um tópico, logo ali embaixo, falando sobre isso. Lembre-se de observar também as modulações, que são as mudanças de tom durante a música.

    Doctor Robert
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Sempre terei que solar no tom da música. Por exemplo Knoking on heavens door do guns segue a progressão G D C e o Slash sola em E, por que isso???

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Doctor Robert
    Se você seguir aquele esqueminha de o primeiro acorde dar o tom da música, chegaria à conclusão de que Knocking on Heavens Door está em G (Sol maior). Já não lembro bem do solo, mas deve ter sido em Em (Mi menor), que é relativa de G. Portanto, é a mesma escala.

    Sobre solar no tom da música... isso seria improvisação tonal. Mas, logicamente você pode quebrar essa regra usando notas que não estão no tom e criar efeitos bem interessantes com isso. E há também a improvisação modal, que já é diferente.

    Drinho
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Doctor Robert
    Cara o slash sola nas pentas certo?
    Bem em cima do shape do Em, passa o ultimo shape de G e como knocking on heavens door eh em G deu certoo e deve ter as deduçoes de notas relativas ai, campo harmonico tambem... mas isso eu naum sei te explicar pq eu naum entendo nada disso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom da Música