Autor |
Mensagem |
Doctor Robert Veterano |
# set/04
E aí galera!!!
Como eu faço para descobrir o TOM de uma música, comecei a aprender teoria agora!!!
|
axe Veterano |
# set/04
· votar
Se vc manjar de escalas é só ir tentando fazer as escalas durante a música...por exemplo...vc toca a escala de C durante a música e ´percebe que as notas soam bem daí conclu-e se que o tom da música é dó ou Am que é rtelativa de C certo?
|
Doctor Robert Veterano |
# set/04
· votar
Eu achava que tinha alguma coisa a ver com o campo harmonico.
Seu ficar fazendo essas escalas com certeza não vou conseguir. Não tem um jeito mais fácil???
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
· votar
Doctor Robert
Uma regra bem fácil, e que funciona para milhares de músicas, é ver o primeiro acorde. Normalmente, ele já dá o tom da música. Mas, não dá pra aplicar isso sempre. Nesses casos, você tem que analisar os acordes dela e pensar em campo harmônico mesmo. Tem um tópico, logo ali embaixo, falando sobre isso. Lembre-se de observar também as modulações, que são as mudanças de tom durante a música.
|
Doctor Robert Veterano |
# set/04
· votar
Sempre terei que solar no tom da música. Por exemplo Knoking on heavens door do guns segue a progressão G D C e o Slash sola em E, por que isso???
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
· votar
Doctor Robert
Se você seguir aquele esqueminha de o primeiro acorde dar o tom da música, chegaria à conclusão de que Knocking on Heavens Door está em G (Sol maior). Já não lembro bem do solo, mas deve ter sido em Em (Mi menor), que é relativa de G. Portanto, é a mesma escala.
Sobre solar no tom da música... isso seria improvisação tonal. Mas, logicamente você pode quebrar essa regra usando notas que não estão no tom e criar efeitos bem interessantes com isso. E há também a improvisação modal, que já é diferente.
|
Drinho Veterano |
# set/04
· votar
Doctor Robert
Cara o slash sola nas pentas certo?
Bem em cima do shape do Em, passa o ultimo shape de G e como knocking on heavens door eh em G deu certoo e deve ter as deduçoes de notas relativas ai, campo harmonico tambem... mas isso eu naum sei te explicar pq eu naum entendo nada disso
|