como solar????!!??!!??

Autor Mensagem
Diana-RJ
# set/02


Qdo se sola em cima duma progressão tipo Am - C - Dm o q q tem q ser feito? Usar a escala menor de A e fica improvisando?


To perguntando pq jah vi nesse forum alguma coisa sobre notas q naum devem ser tocadas e tal.

LOW_FI
# set/02


Qualquer nota pode ser tocada em um solo, só que depende de como você vai encaixar essas notas que estão fora da escala junto com o campo Harmonico

Eu sinto mais prazer em um improviso em que eu esteja tocando o que vem na minha mente, isso por que eu aprendi a solar sem saber escala nenhuma. Hoje em dia eu já tenho conhecimento téorico das escalas e seus formatos.

Eu conheço muitos guitarristas que ficam presos as estruturas das escalas que eles decoraram e não mudam as frases de seus solos.

Di-RJ
# set/02


Low_FI, obrigado por responder. Eu desenho todas as notas de uma escala no braço do violao (tablatura) e fico improvisando. Ou seja, naum me prendo naqueles esquemas fixos e aparentemente limitados. Alguns amigos ficam presos so em um pedaço e nao 'passeiam" pelo braço. Mas eu queria saber o seguinte,tem alguma regrinha q facilite o solo? ja ouvi falar em usar as triades de cada acorde. Tipo no meu exemplo, usar as triades de am, c e dm e pronto.. alguma dica?

Stefen
# set/02


Existem os boxes nas tonalidades das progressões, esse exemplo que vc deu onde a tônica é Am, vc usa os boxes de C, pois lembre-se que a escala Am é derivada da CM. Segue o boxe de C e espero ter ajudado. Só uma observação, esse exemplo abaixo pode ser tranferido para qualquer nota, basta manter o desenho.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|
(x)||--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|--- --|--x--|
(x)||-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|--- --|--x--|
(x)||-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|--- --|--x--|
(m)||-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|--- --|--m--|
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|

[Padrão I]:
|--x--|--M--|-----|--x--|
|-----|--x--|-----|--m--|
|--x--|-----|--x--|--x--|
|--m--|-----|--x--|--M--|
|--x--|--x--|-----|--x--|
|--x--|--M--|-----|--x--|

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|
(x)||--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|--- --|--x--|
(x)||-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|--- --|--x--|
(x)||-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|--- --|--x--|
(m)||-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|--- --|--m--|
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|

[Padrão II]:
|-----|--x--|-----|--x--|--x--|
|-----|--m--|-----|--x--|--M--|
|--x--|--x--|-----|--x--|-----|
|--x--|--M--|-----|--m--|-----|
|-----|--x--|-----|--m--|-----|
|-----|--x--|-----|--x--|--x--|

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|
(x)||--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|--- --|--x--|
(x)||-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|--- --|--x--|
(x)||-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|--- --|--x--|
(m)||-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|--- --|--m--|
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|

[Padrão III]:
|--x--|--x--|-----|--x--|
|--x--|--M--|-----|--x--|
|--x--|-----|--m--|-----|
|--x--|-----|--x--|--x--|
|--m--|-----|--x--|--M--|
|--x--|--x--|-----|--x--|

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|
(x)||--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|--- --|--x--|
(x)||-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|--- --|--x--|
(x)||-----|--x--|--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|--- --|--x--|
(m)||-----|--x--|--M--|-----|--x--|-----|--x--|--x--|-----|--x--|--- --|--m--|
(x)||--x--|-----|--x--|-----|--m--|-----|--x--|--M--|-----|--x--|--- --|--x--|

[Padrão IV]:
|-----|--m--|-----|--x--|--M--|
|-----|--x--|--x--|-----|--x--|
|--x--|--M--|-----|--x--|-----|
|-----|--x--|-----|--m--|-----|
|-----|--x--|-----|--x--|--x--|
|-----|--m--|-----|--x--|--M--|

K-vallo
# nov/02


Stefen voc pode me traduzir esses lances ae de padrões? vc soh juntou tds os boxes difr. no braço?

aowz usem o treco lah do comando "TAB"!!!

Anônimo
# nov/02


????????????????????!

Digao
# nov/02


Nessa progressao Am C Dm o tom vai ser C maior. Dai vc pode usar todos os modos gregos, pentatonicas, qualquer escala do campo harmonico de Do maior, o importante e no tempo forte vc tocar notas do acorde, ex: a base ta em Am dai vc vai embromando dentro dela e sempre no tempo forte vc tenta ir pra um la, do, mi, ou sol(7ª). Basicamente e isso. Mas o importante mesmo é na hora de improvisar nao pensar em nada, tem que estar automatico na cabeca, pq se vc ficar pensando em escalas vc vai perder o feeling, e por isso que falam que os caras tecnicos nao tem feeling.

Mário
# nov/02


Uma vez li num livro de improvisação que "não existe nota errada, existem escolhas pobres".
Musica é tensão e relaxamento, exitem notas que causam tensão e ouras relaxamento, tudo depende do que vc quer passar.
As escalas são regras q vc pode lançar mão ou não.
Procure fazer o seguinte, todos ae em cima ja deram o maior toque sobre teoria e tal, muito bom, agora experimente o seguinte, cante algo ( dentro da sua cabeça, alguma melodia que combine) e toque isso na guitarra, o segredo é fazer isso automaticamente.
Procure alguns licks de guitarristas conhecidos e tente encaixar na sua progressão...
tente tocar o som q vc canta, depois vc vai colocando slides, bends etc pra dar felling...
Valeu !

ae
# nov/02


nossa q q isso?

po como q entende um desenho desse decima ae falae plz
sempre q vejo um desse eu voo

Snakepit
# nov/02


Como eu sou auto-ditata, não entendi isso aqui:
numa base Am - C - Dm, se usaria a escala em Dó???
Pq não em lá menor?

Eu normalmente uso a escalada do primeiro acorde.
Alguem me explica como q funciona isso aí...

Tocar em uma escala não é necessariamente ficar preso a um pedaço do braço. A escala existe em todo braço. Só q quando vc pega ela, ela só mostra em um pedaçinho do braço.

Digao
# nov/02


Snakepit: La menor e relativa de Do maior, sao as mesmas notas. So muda os graus. Eu prefiro pensar em maior, pra mim fica mais facil.
E se eu fosse solar nessa progressao ai usaria a penta de la menor basicamente, tem a penta de re menor tambem
Valeu...

Antonio Pedro
# nov/02


lá menor e dó são as mesma coisa como o digao falo, por exemplo nas pentatônicas para vc achar a relatica vc tem desce 1 tom e 1/2 da maior, tipo dó maior de lá menor, ré maior de si menor e pra ir da menor para a maior vc sobe 1 tom e 1/2, eh o oposto disso

Snakepit
# nov/02


A sim, não tinha me ligado. A escala de Dó maior é a mesma q Lá menor.

Entao é certo é sempre usar a escala do 1º acorde da base né?

Alberto
# nov/02


Nem sempre Snakepit, pois vc vai usar as escalas do tom da música mas geralmente(nem sempre) vai ser o primeiro acorde da base.

Digao
# nov/02


Snakepit: Eu nao falei que ia usar a escala de Do maior, falei que o tom ia ser Do maior(pq eu "penso" melhor com maior), pq dentro do Do maior tem Lam e REm. Por isso estude harmonia, dai vai ficar muito mais claro, improvisar qualquer um sabe, eu toquei 4 anos sem estudar, e tambem improvisava mas isso te limita muito pq se vc chega numa parte e nao sabe pra onde ir ou se perde dai a teoria ajuda a vc ter mais "cartas na manga", alem de vc saber o que vc ta fazendo o que da uma seguranca.

K-Vallo
# nov/02


Eu soh queria que o Stefen me exlicasse os "padrões" lah q ele colou.........................

:(

Isa Rose McKagan
# nov/02


Vixe... Esse é grago pra mim... Putz, Stefen, explica aí pra nois, professor! :oP

K-Vallo
# nov/02


Acho que o Stefen morreu...

Enviado: 19/Set 15:37:29

Jah estamos na metade de Novembro!!! Esse ano passo mto rapido!!!

Alberto
# nov/02


Pessoal eu acho que para solar é legal vc conhecer muitas escalas e teorias pra nãotocar notas erradas e tudo mais, mas o que importa como Herbert Vianna e Santana dizem, a música vem do coração.
Em outra entrevista Herbert disse não gosto muito de estudar, gosto apenas de um bom vibrato e da simplicidade da melodia que bate cerinho com as notas e atinge em cheio o seu coração, Quando entro em uma loja de música e vejo um mulequinho tocando os solos de lanterna dos afogados e romance ideal eu me sinto realizado e vejo como a música que vem do coração nos marca.

Sabias palavras do meu idolo HERBERT VIANNA

Seja bem vindo de volta ao mundo da música, valeu Herbert

Stefen
# nov/02


Galera confesso que fiquei mais de um mês sem visitar esse site. Bom agora voltando ao desenho lá de cima:
O que acontece é o seguinte, quando você está tocando uma progressão existem regras, ou seja, notas que tocadas sobre essa progressão se encaixam bem. Nesse exemplo a progressão se dá em Lá menor, quando falei de derivada é que Am é o sexto grau da escala de CM, sempre que pegamos o sexto grau de qualquer escala maior, teremos as mesmas notas, isso quer dizer que podemos improvisar sem medo de errar as notas. Esse desenho estranho nada mais é que um box, um desenho que reúne de forma organizada as notas das escalas.

luisfree
# nov/02


pô galera o cara não morreu, Stefen como você fica um mês sem visitar o site campeão.
Se a música vem do coração, o meu parou, heheheh, não consigo solar nada.Chega de brincadeira, a explicação tá ficando legal
vamos nessa

Stefen
# nov/02


Na boa, não tem mais muito o que explicar não. Tendo esse box em mãos e na cabeça também, basta treinar.
Agora pra encaixar as notas em uma improvisação... aí meu amigo, é questão de estilo, de feeling, porque pra isso não tem regra não!!!
Valeu?

carlos
# nov/02


Stefen eu num saquei o lance dos padroes...
todos eles se encaixam no desenho maior, num eh??? o desenho maior, eh quando os padroes vaum passeando pelo braço, num eh isso???

Gugamania
# nov/02


O mozart mello do IG&T usa um sistema chamado "Sistema 5" ou "CAGED", tem video aula dele falando disso, mais resumindo, é um sistema formado por 5 desenhos de cada tipo de escala(menor hamonica e melodica, maior, diminuta, pentatonica e etc...) e ai vc pode solar sobre o braço todo sem problemas... vc pode solar sobre bases de varios tons sem tirar a mão do mesmo lugar do braço, procure sobre este sistema pois vale a pena, ou estude os modos grgos que tbm é muito bom!... Falow!

João Matador
# nov/02


x = ?
M = ?
m = ?
(desculpe a ignorância)

Digao
# nov/02


M é dó (I grau = maior), m é la (VI grau = menor) e o x sao as outras notas de dó. O padrao 1 é o modo jonio (escala maior natural), o padrao 2 e o dorico, o 3 e o frigio e o 4 o eolio(menor natural IV grau de do). Dentro do box tem todos os modos gregos (jonio, dorico, frigio, lidio, mixolidio, eolio, locrio)e todas as pentas (menos a pentablues).

tamahome
Veterano
# jun/04
· votar


vem ca q eu te ensino a solar sua gostosa! tb sou do RJ!

irmao06
Veterano
# nov/08
· votar


Qualquer nota pode ser tocada em um solo, só que depende de como você vai encaixar essas notas que estão fora da escala junto com o campo Harmonico
Qualquer nota pode ser tocada em um solo, só que depende de como você vai encaixar essas notas que estão fora da escala junto com o campo Harmonico
LOW_FI
LOW_FI
Stefen

irmao06
Veterano
# nov/08
· votar


ffffffffffffghgh

Luis Fernandes
Membro Novato
# mai/20
· votar


Como posso solar musicas que estejam em tons menores?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como solar????!!??!!??