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Mensagem |
karakebrada Veterano |
# ago/04
Alguem sabe falar um pouco sobre o assunto ???[b][/b]
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karakebrada Veterano |
# ago/04
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VALEU GALERA, MAS O CARA LADO CLUBDOJAZZ ME EXPLICOU MASSA
OLHA O QUE ELE ME MANDOU SOBRE O ASSUNTO :
" Out side são notas que não fazem parte da escala do acorde, mas num certo conceito fica legal, por exemplo:
C7M | Am7 | Dm7 | G7 ||
normalmente se aplicaria sobre o acorde G7 a escala mixolídia que é a escala de dó maior, só que começando a partir da nota sol.
Num contexto outside em vez de usar essa escala, poderiamos substituí-la pela escala de tons inteiros ou até msm pela escala alterada.
Mixolídia de G = sol la si do re mi fa sol
Tons Inteiros de G = sol la si reb re# fa
alterada de G = sol lab la# si reb re# fa
.... "
VALEU...
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guitarfusion Veterano |
# jan/05
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é mais ou munos isso porque outiside não se apilca so a acordes Dominantes . O dominante é o acorde que pode receber mas tensão ou seja tem varias opções de escalas por causas das tensões
EX.. Lidio b7, bebop mixolidio 9b 13b , diminutas etc...........Nessa progressão qeu vc colocou ai em cima para ficar realmente outiside ficaria assim Cmaj 7 = Modo Lidio
Am7 = Menor melodic
Dm7 = Dorico
G7 = varias opções de escalas
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guitarfusion Veterano |
# fev/05
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Vamos lá galera quem se arrisca a falar sobre outiside
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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guitarfusion
outside é exatamente isso: fora do campo... só que tem de ter noção pra fazer. não adianta sentar a mão em cromatismos e dizer que "eu toco outsider" que não cola... pra tudo tem uma hora certa e uma maneira certa.... quando?? usa o ouvido e estuda os sons. a melhor maneira de se tocar alguma coisa é fazer com que o som que está na tua cabeça seja reproduzido de maneira perfeita para o instrumento, independente de ser out ou inside...
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Adriano Medeiros Veterano |
# fev/05
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o q o prog_jam falou está corretissimo, todos nós deveriamos tocar o q nosso ouvido interno escuta... uma maneira de começar a acostumar o seu ouvido com "outside" é pegando uma progressao q vc saiba em q tom está e tudo mais, e começar a acrescentar cromatismos, blue notes, duas sétimas, nonas menores com maiores... essas coisas, depois seria interessante vc literalmente fritar em cromatismos q pareçam sem noção nenhuma (de preferencia fazer devagar mas nao muito) mas se atentar quando for parar para ficar em cima de uma nota da escala e tb quando ouver mudança de acorde preferir bater no mesmo tempo com a tonica, terça ou 5 desse acorde, a 6 tb é interessante quando se trata de um acorde maior
é isso ae
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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karakebrada
Vamos pegar um exemplo da progressão II - V - I acima:
Dm - G - C
Se você fosse separar um modo pra cada escala, de maneira mais convencional, o que você teria:
Dm - dórico
G - mixolídio
C - jônio.
Agora tu já experimentou aplicar outros modos, como:
Dm - eólio, ou frígio
G - lídio ou jônio
C - lídio ou mixolídio
Algumas notas terão outro clima, e dái podem soar outside.
A nota outside mais comum que vejo por aí é a #4, mais conhecida como blue-note.
Agora
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
mas a #4 é tão comum que eu acho que ninguém chama ela de outsider mais....
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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tem uma parada que é muito usada em country, que é: saiba onde parar. o começo é o de menos... eu acho meio exagerado, mas parece encaixar no outside...
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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prog_jam
É verdade, mas soa outside.
Eu criei um tópico há muito tempo sobre notas vizinhas, que pode dar uma base legal pra tocar out:
http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=47263&forum= 3&page=-1
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
bom tópico... nessas horas eu queria ter uma guitarra à mão pra ao invés de só "ouvir" os exemplos com o poder da mente, realmente executá-los, pois até chegar em casa já perdi tudo e aqui eu não tenho como imprimir....
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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prog_jam
Mas se você pegou a idéia é o que importa. Veja que tudo está relacionado ao desenho do acorde. O resto é outside.
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
generalizando: o que não for 3ª, 5ª ou 7ª...
a idéia eu peguei, mas não é nada trivial, pois outside seria tocar fora mas dentro.... isso é que é uma reação antagônica... hehehehehe
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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prog_jam
Não é bem assim: generalizando: o que não for 3ª, 5ª ou 7ª... .
Veja o desenho de um acorde G:
e----3----
B----3----
G----4----
D----5----
A----5----
E----3----
Agora veja como eu uso notas que estão uma casa atrás de cada nota do acorde, sempre resolvendo na nota do acorde. Estas notas não pertencem ao acorde G:
e--2-3-------------------------------------------------
B------2-3---------------------------------------------
G----------3-4-----------------------------------------
D--------------4-5-------------------------------------
A------------------4-5--1-2----------------------------
E---------------------------2-3------------------------
Observe que as notas outside estão vindo de trás.
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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isso na minha cabeça gerou um efeito flamenco, mas não é só isso, certo? agora se eu tenho uma progressão de G ,A ,B, D# então com isso eu teria um senhor cromatismo. o que acontece então se eu usar ao invés das notas de trás do G na hora do G, as notas de trás do A na hora do G, do A e as do próprio A para a hora do B, mudando apenas no D# para não criar campos dissonantes em demasiado??
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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prog_jam
Se você está indo pro acorde B e usar uma "nota" D# é a coisa mais comum, pois é a terça do acorde. Soa muito legal, mas a sua intenção não era o outside?!
Existem muitas maneiras de se tocar out, usando escalas exóticas por exemplo.
O que eu passei acima foi uma das infinitas maneiras. Você pode misturar a nota que quiser, o importante é resolver a situação de maneira agradável.
Veja o final que criei na sua progressão:
e-----------------|---------------|
B-----------------|---------------|
G--------4--------|---------------|
D------7---7-5----|-------7--5~~--|
A----5---------5--|--4--7---------|
E--3--------------|---------------|
Gadd9 A7
e---------------|-----------------
B---------------|-----------------
G---4-----------|---------8--7~~--
D----6---5------|------5----------
A-6----6---6----|----6------------
E------------7--|--5--------------
B6 D#maj7(#11)
Na parte do D# eu pensei como Eb (Eb lídio - IVº de Bb)
Se bem que isto parece mais com uma modulação do que out.
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Man Well Veterano |
# fev/05
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outside?
espirrou? saúde.
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prog_jam Veterano |
# fev/05 · Editado por: prog_jam
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LeandroPanucci
maneiro, gostei... mas o que quis dizer foi: baseado no exemplo dado (o do G) a minha progressão daria uma série infindável de cromatismos ilógicos. seria como se eu tocasse qualquer nota e fosse a "certa"...
no caso, acho que me expressei mal. vou tentar novamente.
na progressão G, A, B, D#; dentro do contexto do teu exemplo de G; seria possível utilizar as notas "out" de A tanto pra A, quanto para B quanto para G?? importante: sem fazer com que soe ultra-dissonante...?
a modulação que tu criaste em cima de minha progressão não chegou a ter esse tipo de dissonância... é mais ou menos por aí.
como exemplo:
e-----------------|---------------|
B-----------------|---------------|
G--------4--------|---------------|
D------7---7-6----|-------7--5~~--|
A----6---------5--|--4--7---------|
E--3--------------|---------------|
Gadd9 A7
e---------------|-----------------
B---------------|-----------------
G---3-----------|---------8--6(7)~~--
D----6---5------|------5----------
A-6----6---5----|----4------------
E------------7--|--5--------------
B6 D#maj7(#11)
edit: PS: como faço para usar as letras em formato courier new?
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LeandroP Moderador |
# fev/05
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prog_jam
escreva entre (T) e (/T), só que com colchetes "[]" e não parênteses "()".
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prog_jam Veterano |
# fev/05
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LeandroPanucci
obrigado!
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