Fusion - Outside

    Autor Mensagem
    karakebrada
    Veterano
    # ago/04


    Alguem sabe falar um pouco sobre o assunto ???[b][/b]

    karakebrada
    Veterano
    # ago/04
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    VALEU GALERA, MAS O CARA LADO CLUBDOJAZZ ME EXPLICOU MASSA

    OLHA O QUE ELE ME MANDOU SOBRE O ASSUNTO :

    " Out side são notas que não fazem parte da escala do acorde, mas num certo conceito fica legal, por exemplo:

    C7M | Am7 | Dm7 | G7 ||

    normalmente se aplicaria sobre o acorde G7 a escala mixolídia que é a escala de dó maior, só que começando a partir da nota sol.

    Num contexto outside em vez de usar essa escala, poderiamos substituí-la pela escala de tons inteiros ou até msm pela escala alterada.


    Mixolídia de G = sol la si do re mi fa sol
    Tons Inteiros de G = sol la si reb re# fa
    alterada de G = sol lab la# si reb re# fa
    .... "

    VALEU...

    guitarfusion
    Veterano
    # jan/05
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    é mais ou munos isso porque outiside não se apilca so a acordes Dominantes . O dominante é o acorde que pode receber mas tensão ou seja tem varias opções de escalas por causas das tensões
    EX.. Lidio b7, bebop mixolidio 9b 13b , diminutas etc...........Nessa progressão qeu vc colocou ai em cima para ficar realmente outiside ficaria assim Cmaj 7 = Modo Lidio
    Am7 = Menor melodic
    Dm7 = Dorico
    G7 = varias opções de escalas

    guitarfusion
    Veterano
    # fev/05
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    Vamos lá galera quem se arrisca a falar sobre outiside

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    guitarfusion
    outside é exatamente isso: fora do campo... só que tem de ter noção pra fazer. não adianta sentar a mão em cromatismos e dizer que "eu toco outsider" que não cola... pra tudo tem uma hora certa e uma maneira certa.... quando?? usa o ouvido e estuda os sons. a melhor maneira de se tocar alguma coisa é fazer com que o som que está na tua cabeça seja reproduzido de maneira perfeita para o instrumento, independente de ser out ou inside...

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # fev/05
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    o q o prog_jam falou está corretissimo, todos nós deveriamos tocar o q nosso ouvido interno escuta... uma maneira de começar a acostumar o seu ouvido com "outside" é pegando uma progressao q vc saiba em q tom está e tudo mais, e começar a acrescentar cromatismos, blue notes, duas sétimas, nonas menores com maiores... essas coisas, depois seria interessante vc literalmente fritar em cromatismos q pareçam sem noção nenhuma (de preferencia fazer devagar mas nao muito) mas se atentar quando for parar para ficar em cima de uma nota da escala e tb quando ouver mudança de acorde preferir bater no mesmo tempo com a tonica, terça ou 5 desse acorde, a 6 tb é interessante quando se trata de um acorde maior

    é isso ae

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    karakebrada

    Vamos pegar um exemplo da progressão II - V - I acima:

    Dm - G - C

    Se você fosse separar um modo pra cada escala, de maneira mais convencional, o que você teria:

    Dm - dórico
    G - mixolídio
    C - jônio.

    Agora tu já experimentou aplicar outros modos, como:

    Dm - eólio, ou frígio
    G - lídio ou jônio
    C - lídio ou mixolídio

    Algumas notas terão outro clima, e dái podem soar outside.

    A nota outside mais comum que vejo por aí é a #4, mais conhecida como blue-note.
    Agora

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    LeandroPanucci
    mas a #4 é tão comum que eu acho que ninguém chama ela de outsider mais....

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    tem uma parada que é muito usada em country, que é: saiba onde parar. o começo é o de menos... eu acho meio exagerado, mas parece encaixar no outside...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    prog_jam

    É verdade, mas soa outside.

    Eu criei um tópico há muito tempo sobre notas vizinhas, que pode dar uma base legal pra tocar out:

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=47263&forum= 3&page=-1

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    LeandroPanucci
    bom tópico... nessas horas eu queria ter uma guitarra à mão pra ao invés de só "ouvir" os exemplos com o poder da mente, realmente executá-los, pois até chegar em casa já perdi tudo e aqui eu não tenho como imprimir....

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    prog_jam

    Mas se você pegou a idéia é o que importa. Veja que tudo está relacionado ao desenho do acorde. O resto é outside.

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    LeandroPanucci
    generalizando: o que não for 3ª, 5ª ou 7ª...

    a idéia eu peguei, mas não é nada trivial, pois outside seria tocar fora mas dentro.... isso é que é uma reação antagônica... hehehehehe

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    prog_jam

    Não é bem assim: generalizando: o que não for 3ª, 5ª ou 7ª... .


    Veja o desenho de um acorde G:



    e----3----
    B----3----
    G----4----
    D----5----
    A----5----
    E----3----



    Agora veja como eu uso notas que estão uma casa atrás de cada nota do acorde, sempre resolvendo na nota do acorde. Estas notas não pertencem ao acorde G:



    e--2-3-------------------------------------------------
    B------2-3---------------------------------------------
    G----------3-4-----------------------------------------
    D--------------4-5-------------------------------------
    A------------------4-5--1-2----------------------------
    E---------------------------2-3------------------------




    Observe que as notas outside estão vindo de trás.

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    isso na minha cabeça gerou um efeito flamenco, mas não é só isso, certo? agora se eu tenho uma progressão de G ,A ,B, D# então com isso eu teria um senhor cromatismo. o que acontece então se eu usar ao invés das notas de trás do G na hora do G, as notas de trás do A na hora do G, do A e as do próprio A para a hora do B, mudando apenas no D# para não criar campos dissonantes em demasiado??

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    prog_jam

    Se você está indo pro acorde B e usar uma "nota" D# é a coisa mais comum, pois é a terça do acorde. Soa muito legal, mas a sua intenção não era o outside?!

    Existem muitas maneiras de se tocar out, usando escalas exóticas por exemplo.

    O que eu passei acima foi uma das infinitas maneiras. Você pode misturar a nota que quiser, o importante é resolver a situação de maneira agradável.

    Veja o final que criei na sua progressão:



    e-----------------|---------------|
    B-----------------|---------------|
    G--------4--------|---------------|
    D------7---7-5----|-------7--5~~--|
    A----5---------5--|--4--7---------|
    E--3--------------|---------------|
    Gadd9 A7

    e---------------|-----------------
    B---------------|-----------------
    G---4-----------|---------8--7~~--
    D----6---5------|------5----------
    A-6----6---6----|----6------------
    E------------7--|--5--------------
    B6 D#maj7(#11)



    Na parte do D# eu pensei como Eb (Eb lídio - IVº de Bb)

    Se bem que isto parece mais com uma modulação do que out.

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
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    outside?
    espirrou? saúde.

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: prog_jam
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    LeandroPanucci
    maneiro, gostei... mas o que quis dizer foi: baseado no exemplo dado (o do G) a minha progressão daria uma série infindável de cromatismos ilógicos. seria como se eu tocasse qualquer nota e fosse a "certa"...

    no caso, acho que me expressei mal. vou tentar novamente.

    na progressão G, A, B, D#; dentro do contexto do teu exemplo de G; seria possível utilizar as notas "out" de A tanto pra A, quanto para B quanto para G?? importante: sem fazer com que soe ultra-dissonante...?

    a modulação que tu criaste em cima de minha progressão não chegou a ter esse tipo de dissonância... é mais ou menos por aí.

    como exemplo:

    e-----------------|---------------|
    B-----------------|---------------|
    G--------4--------|---------------|
    D------7---7-6----|-------7--5~~--|
    A----6---------5--|--4--7---------|
    E--3--------------|---------------|
    Gadd9 A7

    e---------------|-----------------
    B---------------|-----------------
    G---3-----------|---------8--6(7)~~--
    D----6---5------|------5----------
    A-6----6---5----|----4------------
    E------------7--|--5--------------
    B6 D#maj7(#11)


    edit: PS: como faço para usar as letras em formato courier new?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
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    prog_jam

    escreva entre (T) e (/T), só que com colchetes "[]" e não parênteses "()".

    prog_jam
    Veterano
    # fev/05
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    LeandroPanucci
    obrigado!

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