Morello Veterano |
# abr/03
Galera, fiz um esqueminha de como se deve seguir o estudo da guitarra, tentando agregar ao máximo a teoria com o estudo da prática. Vai dar um pouco de trabalho, mas espero que seja útil pra galera que tiver ae querendo ser um pouco auto-didata. Procure o material do proprio Cifra Club como referencia.
Fiz ele baseado no que eu fiz (e no que nao fiz e deveria ter feito, so agora percebi hehehe).
1o - Pra quem tá começando, o ideal é decorar bem as 7 notas, partindo de qualquer uma delas. Pode parecer simples, mas voce tem que saber exatament as sete notas, a partir de Sol, ou de Lá, por exemplo, Isso vai facilitar bastante o seu estudo, principalmente nos intervalos. Junto com isso, comece com exercicios simples de cromatismo em todas cordas (1,2,3,4), em uma velocidade que voce se sinta confortavel. Use sempre metronomo, colocando-o nos bpm que voce conseguir, e ir tocando em seminima, colcheia, semicolcheia e etc, e aumentando a velocidade aos poucos. Estude bem as figuras rítmicas, usando-as nos cromatismos, e aprendendo a usa-las no pentagrama. Apesar de eu achar o estudo da leitura de partitura importantissimo, isso vai de cada um, pelo menos no começo de estudo. Caso voce queira estudar a partitura, comece pelas figuras e a posição das notas, graves e agudas.
2o - Tendo ja alguma pratica em tocar cromatismos em uma corda, começa a treinar a ascedente e descendente de cordas. Comece a tocar de cima pra baixo e de baixo pra cima. Quando ja estiver confortavel, comece a alternar as cordas, para voce pegar bem a distancia entre elas, ja que voce vai precisar de isso bem memorizado. Comece o estudo dos intervalos. Estude quantas tons tem a distancia da tonica para todos intervalos de 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a. Isso vai ser muito importante. Alie esse estudo a guitarra, soando a tonica e seu intervalo. Por exemplo, soe a tonica com sua 2a menor, com sua 3a maior, por exemplo, Isso é bem legal para voce ir pegando a altura das notas, que vai ser MUITO util pra tirar musicas.
3o - Va memorizando as notas e seus acidentes no braço da guitarra. Pode parecer chato, mas isso é essencial. Nao basta decorar posições de acordes e digitações de escalas, por isso acho legal ir começando a ver isso logo de inicio, para depois partir para a formação de escalas e acordes. Va tocando cada notas e falando o nome dela alto. Lembre-se de, depois de alguma pratica, nao apenas falar a nota, e sim "canta-la", exatamente no tom dela. Isso chama-se "solfejo" e é uma tecnica muito usada por guitarristas iniciantes, mesmo aqueles que nao sao vocalistas.
4o - Depois de ja ter alguma tecnica apurada na palhetada, comece a construir pequenos "licks", mesmo que estes nao sigam em nada a teoria musical. Podem ser lentos, mas contando que a palhetada seja sempre alternada. Subindo e descendo. Isso pode ser desconfortavel no inicio, mas com o tempo voce verá que isso é essencial para chegar na velocidade que a maioria almeja. Tente usar quanto mais cordas possiveis nesses licks. Depois de ja ter bem fixo os intervalos na cabeça, comece o estudo das escalas. Estude a formação delas (os intervalos de tom e semitom), e as suas digitações. Comece os treinamentos das digitações, subindo e descendo as escalas, MAS SEMPRE CIENTE DE QUAIS NOTAS VOCE ESTA TOCANDO. Se possivel va falando primeiro em voz alta as notas que voce toca, e depois voce vai tocando e falando quais intervalos elas representam (Tocando e falando Tonica, 2a maior, 3a maior e etc). Lembre-se de estudar a escala maior e a menor. nao é tao dificil assim.
5o - Quando ja tiver as digitações bem treinadas e suas respectivas notas (nao se eskeca de continuar ir decorando as notas no braço, do jeito que voce preferir), sua palhetada com certeza ja tera melhorado bastante. Comece o estudo dos acordes. Sabendo bem as escalas, voce verá que a formação de acordes nada mais é do que pegar algumas notas da escala, de acordo com a sonoridade. Va tentando fazer o mesmo acorde em varias posições do braço, tente ficar o menor preso possivel aos acordes cheios, aqueles de violao. Va explorando o braço, e treine bem a transição dos acordes. Selecione alguns 5 acordes por exemplo que voce acabou de "criar" e comece a toca-los, cada um num compasso, sempre com o metronomo ligado. Comece tocando subindo e descendo obedeca a tonica (nuncatoque a 6a corda por exemplo, se a nota nao participar do acorde), e depois crie voce mesmo alguns ritmos diferentes. Isso é bem interessante para voce desenvolvera tecnica da mao direita.
6o - A partir dai, voce ja tera uma palhetada bem definida, tanto para melodia quanto para harmonia, conhecerá as notas do braço, saberá as digitações da escala maior e menor, e a formação dos acordes originarios delas. Isso ja é o bastante para voce dizer pra alguem que sabe tocar guitarra :). Agora estude as escalas pentatonicas, (que nada mais sao do que as escalas maiores e menores, sem duas notas), e voce sabera ao certo quando usar a penta ou a escala natural. isso porque agora voce sabera se o acorde usado na harmonia da musica conetem ou nao uma das duas notas a mais da escala natural. Em caso negativo, geralmente usa-se ocultar essas notas da escala (originando a pentatonica), mas logico que voce pode experimentar algo com elas, caso a sonoridade esteja ok.
7o - Paralelamente, quem achar o estudo da partitura interessante o faço. Eu nao explicarei aki por ser muioto extenso e por ter material vasto sobre isso na net.
8o - Sabendo todas essas coisas, agora podes começar o estudo dos campos harmonicos, que sao mais complexos e ficam para uma proxima hora.
É isso aí galera. Ficou um pouco extenso, mas acho que valeu a pena. Lembrando que esse nao é o metodo ideal pra todo mundo, foi o metyodo que eu achei mais interessante pra quem ta começando. Logico que o que ta escrito parece bem mais facil do que realmente é, mas ninguem vira bom guitarrista sem disciplina. A nao ser que voce espere quair um raio na tua cabeça e voce aprender da noite para o dia.
Qualquer duvida, tamos ae.
|