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Freiheit Veterano |
# jul/04 · Editado por: Freiheit
Uma música sendo
1a Parte
Em - Em - C - C
Am - Bm
Em - Em - C - C
Bm - Bm - C - C
2a Parte
G - F - Em - C e D (3x)
Bm - D B/D#
eu poderia considerar a 1ª parte como sendo Em Frígio... mas e a segunda parte?
se não tivesse esse D maior dava pra dizer que isso era F lídio...
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Essa primeira parte tou improvisando por acordes mesmo, e na parte do Am e do Bm tou considerando como Em jônio.
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Homem Cueca Veterano
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# jul/04
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na 1ª parte num dah pra ser E frigio por causa do Bm q tem o F# e no E frigio eh F...caberia perfeitamente G jonio(E Eólio)...isso dah pra levar na musica inteira ateh entrar o D e B/D# usa B domdim q fica legal...
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Freiheit Veterano |
# jul/04 · Editado por: Freiheit
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Edit: Opa, Em Frigio da sim, Em frigio = C maior.
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É pra usar Em ou na C na primeira parte. Usando C, qdo vem Bm interpretar como passagem pra Em até chegar a segunda parte
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Homem Cueca Veterano
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# jul/04
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putz..num vi o F
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Homem Cueca Veterano
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# jul/04
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no G F Em C D dah pra mandar Dm harm Dm melodica ateh o C ai jah dah pra usar Dm eolio e no D dah pra brincar com Am melodica e Gm harm variando a escala nas 3 vezes q repete...
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Homem Cueca Veterano
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# jul/04
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na verdade tmb num vi o Em entaum não encaixa Dm harm...
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LuizFB Veterano |
# jul/04
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k-ra, na verdade a 1ª parte está em G jônio, logo Em eólio. Mas vc pode pensar sim em Em frígio, pois tb é um modo menor. Na parte G F Em C D, eu pensaria no F como AEM (acorde de empréstimo modal). Mas não sei mto bem, confundo mto isso! Acho q o panucci diria que vc poderia entender que houve uma modulação na sequência F Em p/ Dó jônio, e no C e D voltaria para G jônio! Ajuda ae Panucci, hehehe!
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hugoms Veterano |
# jul/04
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Freiheit
"Essa primeira parte tou improvisando por acordes mesmo, e na parte do Am e do Bm tou considerando como Em jônio."
Em jonio nao existe... o jonio eh um modo maior ehehe.
quanto a segunda parte, aparentemente nao se encaixa em nenhum campo harmonico... improvisa sobre cada acorde mesmo q eh u melhor q ce faiz ehehe
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LeandroP Moderador |
# jul/04
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LuizFB
É isso mesmo. O Fá é um acorde de empréstimo modal (AEM). Este Fá poderia ser um Lídio, ou um Gsus.
Esta progressão tem várias aberturas modais. Até agora tá indo tudo bem.
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Freiheit Veterano |
# jul/04
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Eh, de fato eu sei que jônio eh maior...
acho que deu pra entender o que eu quis dizer com Em jônio
hehehe
Andei testando umas coisas e pelo fato do D soar rapidamente da pra usar de fato F lidio no caso, e qdo vier o D eu caio em G.
mas qto a Bm - D B/D# , eu nao faço a minima ideia.
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LeandroP Moderador |
# jul/04
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Freiheit
O B/D# é uma modulação. Eu não sei que acorde vem depois, se este for o último acorde, qualquer escala maior serve. É bom acostumar-se com a diferença sonora dos modos Jônio, Lídio e Mixolídio.
Um acorde maior com 7M pode se aplicar o jônio e o lídio. A diferença entre as duas escalas esttão na tensão de 4ª. O jônio tem 4ª justa (4), enquanto o lídio tem 4ª aumentada(#4). O modo lídio é eleito pela maioria como um modo mais plano, mais suave que o jônio.
Já o modo mixolídio é o responsável pelos acordes maiores com 7 menor. É um acorde de função dominante, e a sétima menor com uma terça maior gera uma tensão ou uma preparação. Muito utilizado no blues. Esta escala soa tensa e quente ao mesmo tempo.
Perceba estas diferenças entre os modos e escolha o que acha mais apropriado pra cada situação.
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