para LeandroPanucci

Autor Mensagem
DeFoDoN
Veterano
# jul/04 · Editado por: DeFoDoN
· votar


LeandroPanucci
um dm(ré menor)??????

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

O acorde que vem depois pode ser qualquer um. O acorde que fizer depois é que vai conduzir a outro. Por enquanto, este Dó não leva a um lugar específico. Ele ainda é livre pra fazer o que a sua intuição mandar. Se não, sempre depois de um C viria um Dm.

Agora se você fizesse um C e depois um D7. Que acorde você sugere depois?

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
bom...eu pelo menos axu q descobri sozinhu q depois de dó vem ré menor...pq combina mais...i eu tenhu umas musicas q começa cum esses dois acordes

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
vixi...num sei...sei lah...c colocar um sol..fika bom?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

bom...eu pelo menos axu q descobri sozinhu q depois de dó vem ré menor...

Isso dentro do campo harmônico, mas se fosse tudo assim seria muito monótono.

Faça este C e depois o D7 e escreva aqui o acorde que parece completar esta cadência. É livre, não tem regras.

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


eu colocaria um sol pra fika bunitinhu...hehehe

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


vixi...num sei...sei lah...c colocar um sol..fika bom?

Tá vendo como o acorde conduziu a sua imaginação! É isso mesmo.

Veja que, enquanto o Dó estava só, não tinha nehuma rota a seguir. Depois que o D7 entrou, a coisa mudou.

Tem outros acordes além do G, mas esta é uma cadência perfeita.

Agora, lendo novamente sobre as funções de cada um que coloquei na outra página, transportando pro tom de G, veja que o que aconteceu aqui foi uma típica progressão IV - V7 - I (C - D7 - G)

O D7 é o acorde Dominante
O C é o Subdominante
e o G é a Tônica

Agora esta progressão:

C - C7 - ?

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


ou um D#
ou um B
foi o maximo q eu tentei imaginar

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Os dois acordes entrariam numa boa, mas já é um assunto mais avançado. O Eb7 (= D#) é um substituto do C7 em algumas situações. E para o B, o acorde C7 serve como substituto do dominante (SubV7). Mas é melhor não penetrar neste assunto agora.

Eu não disse que os dominantes são os acordes maiores com sétima menor. O C7 é um acorde maior com sétima menor?

Eu não disse que os dominantes eram o V e o VII grau?

Então se C7 é o Vº grau, ele é Vº grau de quem? Qual escala tem o Dó como 5ª nota?

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


fá??

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


DeFoDoN

Exatamente.

Percebe que um dominante da movimento aos acordes. Por isso é que se chama "dominante"

Veja o que acontece se você estender uma toalha de dominantes:

C7 - F7 - Bb7 - Eb7 - Ab7 - C#7 - F#7 - B7 - E7 - A7 - D7 - G7 - C7

É um levando o outro até o fim.

Daí é que surgem as fantásticas progressões de blues, jazz, rock, mp3

C7 - C7 B7 Bb7 - A7 - D7 - Ab7 - G7 - C7

Tente fazer essas coisas no instrumento. São princípios da harmonia prática. Desenvolve o lado harmônico... o melódico acaba sendo uma deliciosa conseqüência.

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
vlwww cara...brigadaum msmo

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
vc pode junta mais algumas informações pra eu estuda??ou colocar tbm algumas coisas q vc axa importante tbm...???
vlw...
to indo tira um ronco

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci

eu ia perguntar justamente sobre essas músicas feitas pricipalmentes com acordes da 7 da dominante, por exemplo, uma progressão do primeiro exemplo da video aula mais antiga do kiko loureiro, q é da seguinte forma:

E7 -G#7- A7 - E7 - G#7 - A7 - G#7 - C#m7 - B7 - A7- G#7 - A7 - A#7 - B7 - E7

Como eu analiso essa "toalha de dominantes" num determinado C.H.? Como saber em quais acordes eu posso colocar esses acordes dominantes? Por exemplo, esse exemplo q coloquei, tah no tom de Mi maior. Eu notei que as acordes q correspondem aos modos gregos maiores (jônio -E; lídio -A; mixolídio -B) estão como dominantes! O kiko mesmo fala q construiu a base dando a intenção mixolídio. Eu posso usar então essas 7ª menores nesses acordes? Ah, e o G#7... qdo aparece ele, eu penso em G#m7 devido ao C.H.... ele tem função de passagem na música, tipo um acorde diminuto? Isso tb se encaixa ao A#7? Hehehe, q complicação a minha, mas vc é o mestre da harmonia po, tenho q perguntar, pq o melhor de tudo, q vc, além de manjar, compartilha as informações com leigos como eu com a maior paciência e detalhamento! Vlw cara, tá de parabéns tanto como músico e tb como pessoa!

Fabão
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
nossa! eu viajo legal nessas porras! hahahahahaha!

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


LuizFB

Obrigado cara, gosto mesmo. A música sempre foi, e ainda é, uma cesta fechada onde poucos podem penetrar. Mas hoje em dia o que entraram nessa cesta parecem não ter muita coisa interessante pra mostrar. Espero que muitos que lêem isso, me dem em troca um som novo e empolgante... enquanto isso eu vivo no passado, que parece ser mais divertido.

Neste caso o campo harmônico não deve ser o seu referencial, pois ele não existe, então cada acorde deve ser visto individualmente. Na verdade você pensa nos modos mixolídios. Existem variações do modo mixolídio que sempre cabe sobre um X7 qualquer. Você pode colocar b9, #9, #11, b5, b13... enfim, liberdade pra usar qualquer tensão dessas sobre cada acorde. Aí entra o experimentalismo.

Fabão
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
bom.... pelo que vi ali em cima vc nao manja nada de teoria hein?!?!?! o loko! hehehe, to zuando, se manja pra caraio, mas acho que vc nao deve saber os nomes das cordas, mas veja bem, se a gente canta um Fa sustenido coloca um re com setima com distorção na oitava, talvez mudaria o campo harmonico de FA com distorção na 7 nao na oitava, entendeu? eh complicado isso! aprendi com o Kiko Loureiro hehehehe

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci

Hmmm... olçha só, eu comprei o livro q vc me indicou, e nele eu fui ler sobre modos mixolídios. Lá dá exemplo da música "procissão" - Gilberto Gil, onde se pensa em Dó mixolídio ( C Bb C Bb C F C...). Eu entendi o pq do mixolídio neste caso, na qual ele considera a T como Dó, mas usa o C.H. de Fá maior (ex: Bb). Aonde isso se aplica no exemplo E7 A7 E7 A7 E7? É isso q queria entender!

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


Fabão

Hehehe, po véi, zua não! Hehehehehe!

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


Fabão
huahuahuhuahu

Drinho
Veterano
# jul/04
· votar


aproveitando o topico do cara pq eu tbm num sei muito.... todos esses intervalos, terça, quinta, etcc....tds eles sao em relaçao a tonica?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Fabão

Mas o Fá# é uma inversão de Ré mesmo. Tanto do D7M como do D7. Só poderia dar um bom resultado. Não sei se é sobre isso que o Kiko Loureiro quis dizer.

LuizFB

É o outro passo de estudar sobre os modos. O primeiro é conhecer a característica de cada acorde. Depois pensar em Dó Dórico, Dó Frígio, Dó Lídio, etc. Aí você abranje diversas tonalidades. E não pensar apenas como nos exemplos que Dórico é Ré menor e ponto final. É onde começa ficar mais divertido estudar harmonia.

Drinho

Sim, são em relação a tônica do acorde ou modo. Se eu estiver falando do Ré menor dórico, a minha tônica será o Ré, e tudo será em relação a ele.

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


LuizFB

Se a progressão é: A7 e E7, então entendemos que os dois acordes são o modo mixolídio.

O A7 Mixolídio é a mesma escala de Ré maior, pois o A7 é o Vº grau de Ré.

O E7 acompanha o mesmo raciocínio. Se ele é mixolídio, podemos considerá-lo como Vº grau. E7 é Vº de quem? Lá maior!
´
Pense no mixolídio como: T, T, ST, T, T, ST, T, onde os semi-tons estão entre o II e o III, e entre o VI e o VII.

Daí é so ver qual tom pertence esta escala.

Se você faz um acorde C7, é natural que use uma escala que tem os mesmos acidentes da escala de Fá maior, pois o C7 é o Vº grau de Fá.

Spectrum
Veterano
# jul/04
· votar


qdo falamos de acordes tipo o menor eh formado por :Acorde Tonica, terca menor e quinta justa
a TERÇA MENOR = q?
nota menor = maior diminuida meio tom?
me expliquem ae plz

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Spectrum

É a distância entre a primeira nota e a terceira nota da escala que é menor.

De uma tônica (1ª) até a terça maior temos un intervalo de 2 tons, enquanto que a distância pra uma terça menor é 1 tom e meio. Logo esta distancia mais curta é a menor.

Ex:

C --> E = 2 tons = 3ª maior
C --> Eb = 1,5 tons = 3ª menor

Spectrum
Veterano
# jul/04
· votar


a blz,,,agora entendi certinho vlw!

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
ae cara, valeu pelas explicações desse topico, to aprendendo mto!

tipo, naum entendi uma coisa:


Se a progressão é: A7 e E7, então entendemos que os dois acordes são o modo mixolídio.

O A7 Mixolídio é a mesma escala de Ré maior, pois o A7 é o Vº grau de Ré.


pq esses acordes são considerados mixolideos? tem a ver com a harmonização da escala?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


inthelight

Todo acorde maior com sétima menor (os dominantes) tem como formação o modo mixolídio. Qual modo do campo harmônico que representa este tipo de acorde? Não é o mixolídio?!

A primeira vista não temos outra escala. O jônio e o lídio tem sétimas maiores, só resta ele.

É a mesma coisa com os menores. Quantos modos representa o acorde menor? Temos o dórico, frígio, eólio. O contexto harmônico que vai dizer qual é o melhor modo.

Neste caso de acorde X7 é o mixolídio mesmo.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


ah, entendi. Mas qdo for um acorde menor, quais seriam as caracteristicas q iam dizer se cai melhor dorico, frigio ou eolio?

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


inthelight

A função do acorde e a sua intenção.

Se tiver apenas um acorde menor estático (sem outro acorde depois - só aquele) aí você coloca a menor que quiser, pois não existe um contexto harmônico.

E observar se as tensões não vão se chocar com a melodia.

Compare os modos menores com o eólio, que é referência para os ouros acordes menores.


Lá menor Eólio:

A, B, C, D, E, F, G, A (T, 9, b3, 4, 5, b6, 7, 8)


Lá menor Dórico:

A, B, C, D, E, F#, G, A (T, 9, b3, 4, 5, 6, 7, 8)


Lá menor Frígio:

A, Bb, C, D, E, F, G, A (T, b9, b3, 4, 5, b6, 7, 8)


Agora é só descobrir qual armadura de clave pra cada escala, e quando pintar o acorde neste tom, você aplica a escala.

Por exemplo, o Lá menor Dórico é o IIº de Sol maior, porque tem a nota F#

E o Lá menor Frígio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a para LeandroPanucci