CAmpo harmonico X escala

    Autor Mensagem
    Ninja I Am
    Veterano
    # mai/04


    Ola pessoal do forum, eu ja participo dele mas com outro nick e como meu topico de hj jah era e eu tinha mais uma duvida criei outro.Bom mas minha duvida é o seguinte eu tirei uma base de uma musica, Used to love her do gnr, e quero improvizar um solo em cima dela, são os seguintes acordes: D,A,G,A, alguem me corija se eu tiver errado. Mas como eu descubro qual escala devo usar, para essa base ?? qual é seu campo harmonico ?? como eu descubro isso ??

    gustavo macaco
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    sola em D, oia o campo harmonico:

    D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7(5b)

    Ninja I Am
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    gustavo macaco
    Tah e como eu faco pra saber issoD7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7(5b) é o campo harmonico

    gustavo macaco
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    putz cara dá uma lida em campo harmonico que vc vai entender melhor, mas pra simplificar vc pega a escala maior e monta os acordes segiundo isso aqui:

    IM7+ IIm7 IIIm7 IVM7+ VM7 VIm7 VIIm7(5b)

    sendo os algarismos romanos os graus da escala.

    ah, no caso vc pode solar em D ou em Bm, que é sua relativa ok?

    thifm
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ninja I Am
    www.bendseligados.hpg.com.br

    tem um material bacana sobre campo harmonico

    _Wander_
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    gustavo macaco
    tá mandando bem em garoto...
    tá estudando!? = ]

    gustavo macaco
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    _Wander_

    eheheh de leve

    _Wander_
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: _Wander_
    · votar


    gustavo macaco
    ah, no caso vc pode solar em D ou em Bm, que é sua relativa ok?

    exatamente, mais pra ficar legal também, voce pode solar na "relativa segunda", que é o III grau do campo harmonico.
    Como o campo harmonico que voces estão citando é de D, a relativa segunda será F#m

    Relativa segunda = Modo Lídio

    Relativa Segunda de D = D Lídio

    =]

    maggie
    Veterana
    # mai/04
    · votar


    thifm
    www.bendseligados.hpg.com.br


    Boa dica, vou acrescentar no Site List.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    Você pode usar pentatônica de Bm e F#m, além da penta de D para o acorde D. Veja no tópico "glossário de acordes" que D, Bm e F#m exerce uma função de tônica. Então essas 3 escalas soam bem em D.

    Para o acorde A, uma penta maior do acorde é ótima, e se for uma penta b7 melhor ainda. A penta de F#m também soa bem.

    E para o acorde G pentatônica de Em, que é relativo de Sol maior.

    Pra todos acordes os arpejos também são boas ferramentas.

    Divirta-se!

    Tenente Villa
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    veja só. vou dar minha opinião. faço assim e sempre dá certo. primeiro descubra o tom da música. No caso desta música do gun's, o tom é D. Consequentemente você pode pegar a escala de ré ou então de sua relativa, ou seja, o Bm, e, quanto ao improviso, aí é só se divertir. Espero que tenha entendido sua pergunta.

    Tenente Villa
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    por outro lado, se pegar, por exemplo, Knockin on a heaven's door do Gun's, o tom é G. Sendo assim, utilize-se das escalas de G e de Em que é sua relativa. fui.

    Richard Guitar
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    primeiro c testa algumas pasagens q c vai fazer, é bom "ensaiar" o improviso antes.. se é q vc me entende

    claretimus
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    claro q isso tudo q a galera falou ta mais ou menos correto...
    é legal vc ter uma "escala q vc sabe q da pra usar" etc...
    mas o importante é vc saber q não existe algo do tipo:

    "Olha, é isso q vc usa, e é assim q vc faz"...

    o legal é vc usar a escala como uma referencia para nao sair da tonalidade...mas vc deve explorar a sonoridade de cada nota e o intervalo criado pela mesma em cima de cada acorde, entende?

    experimenta solar em cima de uma harmonia um poko diferente tipo, acordes com 7ªMaior ou 5ªdiminuta...vc vai ver, isso é bom pra treinar... :)

    valeu

    Marisco
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Algo que também pode ser feito é encarar essa harmonia modalmente. Nesse caso usando a escala de Re Maior se consegue a intenção jônio, já que o D é o centro tonal da progressão.

    Procura ressaltar o intervalo característico (nesse caso a sétima maior - C#) e veja a alegria que transpira do solo...

    Digao
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    claretimus

    assino em baixo...

    Ninja I Am

    mas voltando ao assunto... mete uma classica penta de am q vai no ponto...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CAmpo harmonico X escala